Vaidade infantil, até que ponto isso é saudável?

1 de outubro de 2012 26 comentários

Olá leitoras, 

Eu serei responsável pela coluna moda infantil e em meu post inicial vou fazer uma reflexão sobre certos exageros na hora de vestir nossas princesinhas, e na sequência mostrar alguns modelitos para o verão que já está chegando.
 
O tema é muito polêmico, muitas mães não veem problemas nos exageros. Não sou contra, tampouco a favor, porém acredito que cada coisa deve acontecer no seu tempo. 
A infância é o período mais curto de nossas vidas, então porque antecipar a vida de adulto? Ser criança é tão bom, quantos não dariam tudo para poder regressar a esta fase e poder, mais uma vez, brincar. 

É perfeitamente normal a criança querer imitar os gestos da mãe, porém tem que se saber o limite e não permitir a erotização da criança, como muito tenho visto. 

Sempre fico chocada quando vejo crianças vestidas com roupas de dançarinas de funk. Será que as mães não percebem o risco ao qual estão expondo as filhas, é claro que não, do contrário não comprariam as roupas....

O fato é que existe, no meu ponto de vista, idade e tempo certo para tudo. Bebês devem usar roupas de bebês, menininhas até 5 anos tem que usar roupas próprias para a idade, tem que brincar de boneca, e não dançar a música "tô ficando atoladinha". Esta me deixa de cabelo em pé, santo Deus.

Não tenho filha, ainda, mas desde já antecipo, não vai ter maquiagem nem roupas sensuais no guarda roupas dela. Não vai ouvir músicas que fazem apologia ao sexo, pelo  menos  não até ela ser adulta e já ter sua personalidade formada. Mesmo assim, ainda vou ficar de olho, pois sou mãe e não é porque já cresceu que meu trabalho acabou, ser mãe é para sempre. 

A inocência da criança deve ser preservada, a todo custo. 
Não estou aqui para julgar ninguém, cada um sabe o que faz e é responsável por seus atos. Entretanto, há que se ter bom senso e prestar atenção ao que se faz. Vivemos uma época sombria, em que monstros de verdade estão entre nós, prontos para por sua patas nojentas em nossos filhos. Por isso o alerta. Não exponha sua filha com roupas sensuais, a preserve. Todos os dias temos notícias tristes nos jornais.

Pois bem, dado o alerta, seguem alguns looks muito lindos para esse verão. 

Espero que gostem.





Imagens: Google 


Beijos a todas.

Salua Calixto


26 comentários:

  • Coisas da Lara disse...

    Concordo totalmente com você, Salua. A minha Lara têm 2 anos e é uma criança de 2 anos, em roupas, cabelo, música e brincadeiras.... Eu particularmente sou bem hiponga, rs, odeio maquiagem e moda e tals. Ela vai viver tudo isso, com certeza, mas ao tempo dela. E sem o meu exemplo... BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br

  • Juliana Reis disse...

    Salua, concordo com você. Criança tem que ser criança e aproveitar cada etapa desta fase inocente e deliciosa.
    Tudo tem seu tempo e uma boa educação facilita as escolhas do filho no futuro.
    Beijo,
    Ju

  • Unknown disse...

    Tenho a mesma opinião Saula. Acho que criança deve ser criança. Vivemos dias difíceis, não conhecemos o coração de ninguém, então cabe aos pais proteger seus filhos, guardar essa etapa que é tão importante: a infância.

    Beijo!

  • Unknown disse...

    Concordoooo..!
    a gente tem que se policiar e ficar atento...
    o mundo de hoje é crueeeel e nosso dever é cuidar e proteger...!
    adorei o post.
    bjão
    perolasdealanis.blogspot.com

  • Anne Lieri disse...

    Juliana,disse tudo!Essa moda de erotizar as crianças antes do tempo,em especial as meninas, de fato não traz nenhum beneficio á formação da personalidade da criança e até atrapalha!Cada coisa a seu tempo!Lindos os looks infantis que escolheu!bjs e boa semana!

  • Anônimo disse...

    Adorei o post, concordo em tudo, criança tem que ser criança, sinceramente não entendo a mente de certas mães, depois no futuro vão chorar por decisões dos filhos, mas não tiveram preocupação deste cedo na formação do caráter e personalidade deles.
    Sou fã do blog, acesso diariamente.
    Beijos a todas as mamãe que assim como eu, tem se preocupado em fazer o melhor pelos nossos pimpolhos, herança do Senhor e alegria no nosso lar.
    Beijos
    Quézia Silva

  • Deborah Gebran disse...

    Na Bíblia está escrito que há tempo para todas as coisas... E isso aplica em tudo na nossa vida, incluindo nossos filhos!!
    Não é saudável antecipar as coisas!
    Gostei muito do post!!
    Bjo

  • Anônimo disse...

    Salua. Você tem razão. Minha filha se encantou por esmaltes. Comprei o infantil que sai com água e sabonete e deixo ela brincar. Mas é brincadeira e não se portar de mocinha que ela não é porque só tem 3 anos. Valeu a dica. Beijos!

  • Carol Meoli disse...

    Sá... eu acho que criança tem que ser criança! Tudo bem que é fofo de se ver crianças com roupas mais "mocinhos". Mas acho que tudo tem seu tempo, acho que criança tem que ser criança e curtir essa fase que passa tão, tão rápida.

    Adorei as fotos...

    Beijos

  • Unknown disse...

    Quando fui criança, nunca tive isso de "Não canta essa música, ela não é legal", mas eu nunca gostei, e até hoje não gosto. E hoje aos 13 anos, com um irmão de 4, tento eu mesma não fazer com que o que ele escute, cante, ou faça seja contra os princípios naturais, claro que junto com minha mamãe e meu pai-postiço, que hoje são mais experientes.

    Beijos, seguindo o mamães em rede

  • Paula Martinelli, a Mãe da Catarina. disse...

    Perfeito o post, Salua!!!
    Outro hábito que eu não concordo é o uso de salto alto! Nossa, como tem menininhas usando. Aliás, a variedade de sapatos com salto é enorme! O mercado investe nesse setor.
    Na minha opinião, além de não ser próprio para uma criança, faz mal para a saúde, para o desenvolvimento postural.
    Beijos
    minhamaternidade.blogspot.com

  • salua disse...

    Carol, é fofo sim, mas acho ainda mais lindo criança com roupas adequadas, terno, gravata e calça jeans são coisa de adulto, eles vão ter a vida toda para se vestirem assim né, beijos linda

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design