Tempo agendado

7 de julho de 2013 11 comentários

Por Lwsinha

Como mães com diferentes afazeres, entre corridas daqui e dali diariamente, muitas de nós acabamos por negligenciar as nossas necessidades, os nossos Hobbies, os nossos sonhos. Por vezes, conformamo-nos ou aceitamos e outras vezes reclamamos ou ressentimos.

Obviamente que certos sonhos e Hobbies não são tão viáveis para o quotidiano de uma mãe, mas na sua maioria, há coisas nossas, de mães, que não precisam ser negligenciadas a favor dos filhos. Pelo contrário, se soubermos demonstrar um equilíbrio e limites aos nossos pequeninos cuidando de nós mesmas, eles aprenderão a cuidar de si próprios e a valorizar o tempo das outras pessoas. Por isso, mamitas, vamos agendar um tempinho para fazermos coisinhas por nós mesmas, e quem sabe até escolhermos atividades/Hobbies que possamos compartilhar com os nossos pequenos e família.

Eu sou apologista que ainda que façamos coisas coletivas, cada uma de nós tem de ter um tempinho para si mesma; a partir de 15 minutinhos até um par de horas, desde que a família não saia prejudicada.

Por exemplo, dizemos muitas vezes que como mães não temos tempo para exercitar. Quando os meus eram menores, eu acordava cedinho, muito antes deles, e fazia meia hora à uma hora de exercícios, por vezes mesmo dentro de casa sem equipamento (mas isso é outro post por completo). Hoje, eles são mais grandinhos e acordam cedo e eu exercito no fim do dia, assim que chego à casa ou quando eles já estão na cama. Na maioria das vezes não uso equipamento a não ser, minha corda para saltar. Como isso, podemos fazer outras coisas, como artesanato ou artes.

Da mesma forma como usamos esse tempinho para nós, sozinhas, também é de igual importância investirmos em tempo com os nossos parceiros. Com a chegada dos filhos, certas coisas deixam de ser tão espontâneas e importantes no princípio, por isso o investimento de tempo agendado, pois os parceiros e outros contatos sociais continuam a fazer parte das nossas vidas. Não nos esqueçamos que antes deles, pequeninos, estarem nas nossas vidas, nós éramos as Marias, Sônias e Lwsinhas com uma agenda, uma vida, que apesar de mudada, não tem de deixar de existir por completo. O importante é moderarmos e organizarmo-nos.


Lwsinha é autora do blog O outro lado da Lwlw.


* E você que acompanha essa coluna do MR, participe. Envie sua postagem para mamaesemrede@gmail.com e veja o seu relato influenciando as mamães em rede.



11 comentários:

  • Gleysa Lopes disse...

    Vc tem razão preciso mesmo nos organizar!!!
    No inicio quando me tornei mãe fiquei muito confusa com a nova rotina, e acabei esquecendo de mim e cuidando somente do pequeno!!! Hj esta bem melhor, mas muito ainda para melhorar!

    Adorei sua participação por aqui!!!

    Bjs
    Gleysa

  • Unknown disse...

    Olá querida, obg por sua participação aqui no blog.
    Organizar um tempo para nós e para a família é essencial para ter um relacionamento saudável com ambos e conosco mesmo.
    Grande abraço, Equipe MR

  • Lwlw disse...

    Meriene, no meu trabalho eu digo sempre aos pais que usem a analogia da mascara de oxigénio no avião, para transmitir a ideia de que nós adultos temos de nos ajudar primeiro para certificar-nos de que estaremos forte e presentes para ajudar os nossos pequenos.

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design