Tempo de Férias: O que fazer com as crianças?

1 de julho de 2013 12 comentários

Férias de Julho! E agora? O que fazer com as crianças para que elas possam ocupar o tempo livre? Não se preocupe...existem diversas formas divertidas e interessantes para entreter a garotada.

Os pais devem ter em mente que, a grande função deste período é o descanso escolar. Afinal, é um momento de curtir cada minuto...brincando e se divertindo, sem sair muito da rotina.

Segundo a terapeuta de família Suzy Camacho “nas férias, os horários ficam mais maleáveis, mas algumas regrinhas, como a hora de dormir e a de comer, precisam ser respeitadas o máximo possível para não atrapalhar o funcionamento normal do metabolismo da criança. Até os 6 anos de idade, os pequenos podem dormir e comer no máximo até uma hora depois do que estão acostumados. Fugir completamente da rotina pode deixá-los cansados e dificultar a volta às aulas”.


Confira algumas dicas para você se organizar e se divertir com os pequenos:
  • Fazer com que as crianças mantenham o contato com seus amigos e colegas de escola, sempre é muito saudável para fortalecer os laços de amizade;
  • Participar de oficinas infantis de leitura, fazer cursos de artes, passear em parques e praças;
  • Levar os pequenos para a cozinha e deixá-los preparar uma receita, fazer um piquenique ou acampamento, assistir peças teatrais e desenhos no cinema;
  • Fazer atividades lúdicas com jogos e brincadeiras antigas, proporcionar o contato com animais, fazer trilhas e caminhadas, empinar pipa,…ou até mesmo participar de uma Colônia de Férias são excelentes opções;
  • O importante é mudar a rotina, desbravar outra realidade, fazer das férias um momento diferente e feliz!  E se os pais conseguirem um tempinho, uma folga extra, é importante aproveitar em companhia deles. 

A intenção desse texto é motivar pais, familiares e responsáveis a pensar nestas ou em milhares de outras opções que podem garantir que esses poucos dias sejam alegres e divertidos para as crianças.

Muitas vezes estamos tão entretidos em dar conforto e bens materiais que nos esquecemos de que o que torna alguém especial são o cuidado, o carinho e o tempo gastos com ele.  

Boas Férias... 

Patricia S. Elias – psicopedagoga / assessora pedagógica

12 comentários:

  • Mãe bacana disse...

    Patricia, você com ótimas dicas sempre! As férias são momentos especiais onde a criança pode descansar, relaxar e aprender. O que as crianças querem são coisas simples, muito simples. Um dia de culinária pode ser mais significativo que uma ida ao restaurante. Beijos, Gisa Hangai - Blog Mãe bacana

  • maricriando disse...

    Férias é sinonimo de diversão!!!
    Quero montar uma brinquedoteca aqui em casa com ajuda das crianças, usando os caixotes de madeira... vamos ver no que dá!!!
    bjs
    Mari
    http://maricriando.blogspot.com.br/2013/07/bibioteca-uma-biblioteca-pode-fazer_1.html

  • Cristina Chabes disse...

    Olá meninas do mamães em Rede, bom dia
    Adorei as dicas aqui
    Também estou programando uma série de dicas para as férias
    Assim dia 10 volto a divulgar esse post de vocês no meu blog direcionando os leitores para o Mamães em Rede
    Beijocas
    Boas férias

  • Claudia Rezende disse...

    É a primeira vez que visito o blog e amei as dicas e tudo mais, pois tenho um blog para mães que trabalham em casa e este é o meu universo. Como as crianças estão de férias e eu sou uma mãe que trabalha em casa estou sempre a procura de novas ideias e atividades para serem desenvolvidas tanto pelas crianças como por toda a família.
    Escrevi um artigo no me blog sobre atividades para serem realizadas em casa nas férias e gostaria de compartilhar com vocês! Beijos!

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design