Idéias para quartos Montessorianos.

30 de novembro de 2013 20 comentários

O método Montessori ou pedagogia montessoriana foi criado por Maria Montessori, (1870-1952), médica e educadora italiana que defende que a individualidade e a liberdade da criança são de extrema importância para seu desenvolvimento e devem ser estimuladas desde cedo. Um dos aspectos deste método diz respeito a como deve ser o ambiente em que a criança vive: daí o termo “quarto montessoriano”.

Segundo o método Montessori, este quarto deve ser mais minimalista e adaptado ao ponto de vista da criança, dando a ela segurança e liberdade para descobrir e aprender a todo momento. O quarto da criança deve oferecer liberdade de ir e vir pois isso o berço não pode fazer parte deste tipo de quarto, as fotos e quadros devem ficar a altura dos olhos da criança, algumas peças de roupa e um espelho deve ficar acessíveis para estimular o auto-cuidado e ainda o quarto montessoriano deve conter um local reservado para a leitura.



Se você assim como eu está super empolgada com o quarto montessoriano aqui vai alguns modelos que eu reuni na internet, por aqui estamos fazendo as adaptações gradualmente e modificando o quarto para dar maior liberdade ao nosso reizinho.










20 comentários:

  • Lyanna Souza disse...

    É muito legal a proposta de um quarto motessoriano, mas, alguns deles eu não achei muito seguro para bebês. Mas acredito que á pra fazer algumas adaptações para torná-los mais seguros!!! Bjos!!!

  • Unknown disse...

    Cada um mais lindo que o outro ... amei!

    Beijos e Bom domingo pra vcs!

    Roberta e Luma
    http://princesaluma.blogspot.com.br/
    http://motivosparaestareserfeliz.blogspot.com.br/

  • Opi Matoaka disse...

    A minha pequena tem o cantinho montessoriano dela, para brincar, engatinhar, trocar de roupa. Acho super válido a disposição dos móveis e brinquedos à mão e a liberdade de explorar o ambiente.
    O berço fica separado, no meu quarto, sendo somente para a hora de dormir (à noite). Assim, fico mais segura enquanto eu durmo.

  • Beatriz Bragança disse...

    Olá,Camila
    Desconhecia esta educadora.O que eu aprendo no vosso blog!!!
    Acho as ideias interessantíssimas:Nunca tinha pensado no espelho...
    Muito obrigada por partilhar.
    Uma excelente semana.
    Beijinhos
    Beatriz

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design