Brinquedos de banho são mesmo seguros?

25 de janeiro de 2014 12 comentários

Bom dia!

Qual mãe nunca deu para o bebê aqueles brinquedinhos de banho? São fofos, despertam a curiosidade dos pequenos e eles se distraem para que possamos banhá-los não é mesmo? Aqui apesar de meu menino usar mais os livros de banhos, ele tinha sim um barquinho que adorava brincar na banheira.

Há alguns meses escrevi sobre isso no Mãe Para Sempre, após ver uma imagem que circulava nas redes, essa especial agradeço a Shirley, autora do blog Macetes de Mãe, por disponibilizá-la para essa postagem. Essa imagem foi enviada para a Shirley por uma leitora e confesso que fiquei angustiada por ter oferecido o barquinho e deixado tantas vezes ele brincar e morder.


Você já deve ter visto um furinho que a maioria dos brinquedos de banho e alguns mordedores possui no fundo, não é mesmo? É esse furinho que passa despercebido e nem imaginamos que ele possa ser o responsável por esse "nojeira" da foto aí em cima, mas ele é sim o grande vilão da história. 
Meu menino ganhou essa baleia junto com um livrinho, mas como ele já é grandinho não usa mais no banho e confesso que adorou o livro, mas nem ligou para a baleinha.


Calma, não pense que será o fim dos brinquedos de banho! Meu conselho é: jogue todos no lixo, compre novos e antes de entregar ao bebê, tampe os furinhos com cola quente e certifique-se que o "remendo" é seguro e não se soltará na água ou quando o bebê estiver brincando.

Caso você não consiga o '"remendo" seguro, o ideal é realizar a limpeza sempre após o uso do brinquedo, pois com esse furinho a água entra dentro do brinquedinho virando essa gosma e fungos. Quando o brinquedinho já está contaminado e você não faz nem ideia disso, essa sujeira acaba contaminando a água do banho e muitas vezes ao morder, o bebê pode entrar em contato com essa sujeira toda.

Por fora é fácil de limpar, não é? Basta uma esponja ou escovinha e sabão, mas por dentro você sabe como limpar? Pesquisando na internet, achei duas formas de lavar  os brinquedinhos por dentro e essa é minha dica de hoje!

A primeira é a lavagem com vinagre: misture 1/2 xícara de vinagre branco em um galão de água de aproximadamente 5 litros, nessa mistura deixe todos os brinquedinhos de banho de molho por uma hora. Passando esse tempo, repita várias vezes o processo de sugar a água com o brinquedinho e depois espirrá-la. Deixe secar com o furinho para baixo para escorrer todo a água.

A segunda lavagem é com água sanitária: Misture um galão de água, aproximadamente 5 litros com 3/4  xícara de água sanitária e deixe os brinquedinhos de molho por uma hora. Deixe secar com os furinhos para baixo.

Todo cuidado é pouco com a saúde dos pequenos!


12 comentários:

  • Xelly Dantas disse...

    e eles que parecem ser inofensivos...olha aíi
    aqui não costumo das brinquedos pro Rafa durante o banho, mas é mto bom compartilhar esse tipo de coisa pra alertar outras mamães...bjs
    http://www.historiasdeumamaeapaixonada.com

  • Espaço das Mamães disse...

    Nossa fiquei com nojo rsrs, qndo o Gui era pequeno ele tinha alguns brinquedos desses para o banho, mas preferia dá uma caneca de plastico, uma bola (sem furinhos), aquele livrinhos que são mais fáceis de limpar, mas a maioria das vezes o principal brinquedo era a tampa da saboneteira ...

    beijos Mi Gobbato

  • Cibele Lima disse...

    Meu filho só leva carrinhos para o banho, esses brinquedos que entram água ficam cheio de lodo o que junta fungos! bjo
    Meninas, bom dia! venham conferir hoje no blog a resenha dos batons Beauty Color Make Up! Cores lindas! Sigo de volta quem seguir!
    http://vivaverdevivabem.blogspot.com.br/2014/01/maquiagem-resenha-batom-hidratante.html

  • Unknown disse...

    Nossa menina! O Davi tem vários desse! Nunca nem imaginei esse tipo de problema nesses brinquedos!
    Um ótimo alerta! Obrigado e vou repassar!!!

    Beijos
    Diariodematernidade.blogspot.com

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design