Dicas para alimentação do bebê no primeiro ano de vida

7 de janeiro de 2014 4 comentários

O primeiro ano de vida é caracterizado por crescimento e desenvolvimento rápidos (seu peso aumenta aproximadamente três vezes) e, portanto precisa de disponibilidade de energia e nutrientes proporcionalmente a esse “super” desenvolvimento.

A deficiência de nutrientes nessa fase é mais crítica para o organismo do que para o adulto. Tem importantes consequências, imediatas, sobre o crescimento e o desenvolvimento corporal e também afeta os processos fisiológicos a longo prazo.

E é também nessa fase que os pais têm a maior dificuldade em estabelecer a alimentação do bebê, seja por falta de tempo ou experiência e principalmente por falta de orientação: nem sempre repassada aos pais de forma correta e prática.

A seguir um quadro de esquema alimentar para o bebê, desde o início da alimentação complementar (preferencialmente aos seis meses) até completar um ano, em aleitamento materno:




Os horários acima são um modelo e servem de parâmetro para se iniciar uma rotina alimentar, que facilita bastante a rotina familiar e a criação de hábitos mas, inicialmente, podem ser flexíveis de acordo com o ritmo do bebê.

De acordo com o esquema, o bebê deve fazer, no mínimo, seis refeições/lanches diárias. Essa quantidade também pode depender do ritmo do bebê, podendo aumentar para alguns bebês.

A quantidade de alimento não é determinada. Uma forma de observar se a quantidade dada está de acordo é se o bebê chega na próxima refeição com pouca fome ou se chora de fome antes do horário da próxima alimentação. Em poucos dias isso pode ser determinado se a mãe não oferece pequenas porções (beliscar) entre as refeições e tenta seguir uma rotina de horários.

Ao inciar a alimentação complementar deve-se inciar também o oferecimento de água. Sempre aos pouquinho durante o dia todo.

Semana que vem falaremos da qualidade e textura da alimentação para o bebê no seu primeiro ano de vida.





4 comentários:

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design