Os desafios da adaptação escolar

8 de fevereiro de 2014 8 comentários

A adaptação escolar é uma realidade que muitas vezes doí antes mesmo de acontecer e por incrível que pareça as vezes doí mais em nós mamães do que em nossos pequenos. O que acontece de fato é que estamos tão a costumadas a ter os pequenos conosco que quando chega o momento deles conhecerem novas coisas nos enchemos de medos e insegurança.
O primeiro dia de aula é sempre muito difícil e muitas vezes marcado por choros, lágrimas e o coração partido da mamãe e do papai. A adaptação escolar serve justamente para dá o tempo que os pais e a criança necessitam para entrar no clima da escola e a nova rotina, geralmente nesse período que dura aproximadamente uma semana, a criança sai mais cedo e aumenta o horário aos poucos. Sentir a segurança na escolha da escola é fundamental no processo de adaptação, assim você passará ao seu filho confiança e ele ficará mais tranquilo, se você chora imagina só o que ele vai pensar? O ideal é alguns dias antes preparar a criança, explicando que logo ela estará na companhia de muitos novos amigos e terá uma professora que ensinará muitas coisas. 
Lembre-se de que a família é o fator fundamental para a melhor adaptação, procure ir as reuniões antes de iniciar o ano letivo e tirar todas as dúvidas que tenham ficado no momento da matrícula, conheça a professora e se apresente. Conversar muito em casa é a peça chave para poupar muitas lágrimas, ninguém gosta de ser colocado em um lugar estranho e ser separado de quem se ama, muito menos sem saber o motivo e quanto tempo ficará lá, imagine uma criança. 
A professora por sua vez, deve ser muito sensível a separação dos pais com as crianças, deve compreender e acolher a criança com muito carinho e atenção e nunca, jamais tirar a criança do colo dos pais forçando uma separação. O ideal é que você tenha tempo disponível de pelo menos dois dias para está acompanhando a criança integralmente, ficando na escola para caso precisem de você. 
Nosso processo de adaptação foi muito difícil e dolorido, meu menino chorou bastante e eu fiquei na escola por uma semana, mas o processo foi ainda mais demorado, ele chorou muito nos primeiros meses e foi diminuindo gradativamente o choro. Durante um pouco mais de 2 meses, fazia várias ligações ao dia para saber como ele estava e quase sempre ele estava chorando, minha vontade era de pegar o carro e busca-lo, abraça-lo e tudo mais, fiz isso várias vezes e fui bem recebida na escola, me levavam para a porta onde tinha uma janela e eu via que o choro dele era de dengo, pois estava aprendendo a dividir brinquedos, aprendendo a ficar sentado nos momentos certos, aprendendo que existe tempo certo para cada coisa. Foi um começo bastante difícil e completamente superado com a chegada de um novo ano e de uma nova professora hiper carinhosa, atenciosa e experiente. 
O processo de adaptação ocorre em diferentes graus e tempo, pode ser que sua criança já te dê tchau no primeiro dia, mas pode ser que seja como o  meu menino. 
Um bom começo para vocês!



8 comentários:

  • Ludmila Bordignon disse...

    Por enquanto minha Laninha ainda é um bebe de quase 09 meses e eu ainda estou em casa, cuidando dela, mas quando ficar maiorzinha não terá alternativa rsrsrs, vai para escolinha hehehe
    espero que eu e ela nos adapte bem quando chegar a hora, ótimo post...
    E boa sorte para quem já vai iniciar esse processo.
    Beijos
    http://socorromaterno.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design