Escolhendo o livro certo para crianças

24 de outubro de 2014 17 comentários

Dicas de como escolher o livro infantil


Dicas de como escolher livros infantis

Tenho em casa um pequeno leitor, meu menino adora livros desde seu primeiro contato aos 4 meses com um livrinho de banho, ele já trocou brinquedos por livros e isso me enche de orgulho, com certeza uma herança minha e do marido que sempre lemos para e com ele.
Hoje minha postagem é para ajudar você a presentear suas crianças ou um aniversariante com um livro certo, com certeza será um presente maravilhoso.
Quando entramos em uma livraria ou em uma feira de livros encontramos tantas opções de livros infantis que ficamos na eterna dúvida de qual levar, de qual a criança vai realmente gostar ou se compramos com mais figuras do que história ou vice e versa, não é verdade? Vamos alguns passos que irão te ajudar da próxima vez que escolher um livro.

  1. Sempre que tiver oportunidade folhei livros infantis, seja na espera no consultório médico, na biblioteca, no livro que seu filho pegou emprestado na escola ou até mesmo leia resumos na internet. Aqui no blog temos uma coluna bem legal Era Uma Vez com dicas de livros para as crianças.
  2. Verifique a indicação de idade da editora, mas também vá pela sua intuição e conhecimento sobre a criança. *Bebês- opine por livos de banho ou tecido * 1 a 2 anos- prefira livros com texturas diferentes (macio/áspero), conformem crescem as crianças passam a adora livros de cartonagem, com quebra-cabeças, pop-ups e dobraduras. *Crianças acima de 4 anos procure por livros com ilustrações bem coloridas, textos fácies. Na alfabetização prefira livros com letras em bastão ou letra de forma.
  3. Preste atenção no que seu filho ou a criança mais gosta e procure por histórias nesses temas: animais, conto de fadas, princesas, carros, mágicos e por aí vai.
  4. Converse com outros pais e troquem dicas de livros infantis, o boca a boca é uma ótima dica para saber o que a criançada está gostando de ler.
  5. Ofereça a criança variedade: contos, poesias, gibis entre outros. Com certeza um desses vai fazer a criança apaixonar-se pela leitura.
  6. Divirta-se na leitura: faça sons na história, mude sua voz com cada personagem, assim a criança aprenderá a diverti-se com livros.
  7. Deixe a criança escolher seu livro e claro deixe-a ler e reler várias vezes a mesma história.
Deixo algumas dicas e aproveite-as para presentear uma criança na próxima ocasião.





17 comentários:

  • Mãe Vaidosa disse...

    Muito legal a indicação de como escolher os livros para as crianças.
    Eu confesso que tenho extrema dificuldade em escolher livros pro Samuca, sempre peço ajuda.
    Bjks
    www.maevaidosa.com

  • Blog Ariane Baldassin disse...

    Aqui em casa adotamos o habito de uma boa leitura desde cedo, pois achamos fundamental para o desenvolvimento da Larinha. Ela ama!!! E melhor do que apenas ler, é escolher um bom título!

    Beijos
    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

  • Anônimo disse...

    Ler é bom em qualquer idade mesmo.
    É super importante comprar os livrinhos certos para cada faixa etária para manter o gosto pela leitura sempre em destaque.

  • dedicacaomae disse...

    Nossa, a melhor coisa foi quando a Lara escolheu um livro em vez de brinquedo! Realmente esse incentivo deve ser feito desde muito pequenos!
    Em casa os livros são os amigos e sempre que passamos perto de uma livraria ou biblioteca, temos que entrar, mesmo que seja apenas para ver e folhear os livros!
    Beijos

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design