O Papel da Escola

12 de fevereiro de 2013 10 comentários

O carnaval tá chegando ao fim, espero que tenham aproveitado bastante, pois a fantasia, confetes e serpentinas agora dão lugar ao material escolar, afinal o ano letivo acaba de começar. Por isso, hoje vamos falar sobre o papel da escola na vida das crianças. 



O papel essencial da escola é preparar profissionalmente seus alunos. Ela cuida da convivência grupal e social da criança. A educação escolar, portanto, é complementar à educação familiar. 

A formação do caráter, da auto-estima e da personalidade da criança é responsabilidade dos pais, portanto, a escola sozinha não é responsável pela formação da personalidade, mas tem papel complementar ao da família. A criança passa a pertencer a uma coletividade, que é sua turma, sua classe, sua escola. É um crescimento em relação ao “eu” de casa, onde ela praticamente é o centro.1

A família deve enxergar a escola como parceira na educação do filho e não delegar a educação do filho exclusivamente para a escola. Quando algo dá errado muitos pais acreditam que a escola é única culpada. 

Se a parceria entre família e escola se formar desde os primeiros passos da criança, a criança só tem a ganhar, pois vê a escola como mais uma aliada e interessada em seu bem-estar. Juntos, pais e escola podem usar o coração e a razão e implantar a educação a seis mãos2, levando-se em conta as duas mãos dos três personagens mais importantes na educação da criança: a mãe, o pai e a escola. 

Adaptação 

A adaptação dos pequenos à escola deve ser feita com muito diálogo. A tranqüilidade e segurança dos pais favorecem a separação transitória. É importante conversar com os pequenos sobre o que eles irão vivenciar no novo ambiente e pedir a eles que contem as novidades que aprendeu. Assim eles terão mais confiança e em pouco tempo estarão adaptados à rotina escolar. 

Após o período de adaptação, passamos a vivenciar deliciosos momentos de descoberta com o nosso filho. O processo de aprendizagem vai sendo construído aos poucos, mas a socialização é algo que pode ser logo percebido. Não há palavras para descrever a alegria de vê-lo integrado à turma, fazendo descobertas e construindo amizades. 

É isso... nós temos um papel essencial na adaptação, integração e vida escolar dos nossos filhos. Devemos estar sempre atentas para auxiliar e estimular, e principalmente sermos participativas e enxergar a escola como parceira no processo da educação.

Referências:
1- Quem Ama, Educa! - Formando Cidadãos Éticos - Içami Tiba
2 - Ensinar Aprendendo: Novos paradigmas na Educação - Içami Tiba




10 comentários:

  • Divagações da Mamãe Tê disse...

    Sempre falei isso.. Educação vem do berço. Escola é complemento e esse complemento é importantíssimo na formação das crianças.

    É triste que muitos pais jogam a responsabilidade total nos professores e diretores. E se a escola "não dá conta" de alguns comportamentos da criança, ela é culpada. Muitos esquecem que o papel principal e primeiro na educação, é único e exclusivo dos pais. De mais ninguém.

    É preciso mesmo uma interação, uma participação amigável em todo esse processo de aprendizagem. Quando gostamos da escola e reconhecemos seu valor e papel na vida dos filhos, tudo flui melhor e a educação se faz satisfatória.

    Se todos pensassem assim seria tudo mais fácil e o peso dos professores e escola seria muito menor

    Beijos Ju...

  • Larissa Andrade disse...

    Olá Juliana!
    De fato, acredito que agora que o ano letivo começa mesmo! rsrs
    Realmente tem que haver parceria e sintonia entre pais e escola, caso contrário, poderão haver "culpados", pois as responsabilidades poderão não estar bem alinhadas.
    Quanto ao autor citado, Içami Tiba, gosto muito da abordagem que utiliza em suas obras, muito bom mesmo!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    http://maternidadeecotidiano.blogspot.com.br/

  • Renata Diniz disse...

    Ei Ju! A escola bem compreendida como parceira, e não como autora da educação moral, funciona de maneira muito bacana. Gosto muito do autor que você citou. Suas obras são riquezas para nós, os pais. Beijo!

  • Anne Lieri disse...

    Ju,é agora que o ano vai tomar pique na verdade!É um periodo de maior adaptação e se houver cooperação entre escola e familia as crianças só tem a ganhar!Muito bom texto!bjs,

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design