Primeiro dente mole - Cuidados

24 de fevereiro de 2013 9 comentários

Por Ana Paula 

Nessa semana o primeiro dentinho do Biel ficou mole, e não dá para descrever a alegria que ele ficou quando percebeu, agora ele diz que já é um "rapaz", e se chamo-o de baby fica bravo!




Me lembro que quando eu era criança, escondia do meu pai que estava com dente mole, com medo dele amarrar linha e puxá-lo. Não pretendo arrancar assim o dente do Biel. Então pesquisei bastante sobre o assunto, e tem algumas dicas bacanas para as mamães que estão passando por essa fase gostosa com os filhos.

Os dentes de leite começam a cair entre 5 e 7 anos, ele fica mole porque os dentes permanentes absorvem o cálcio existente nas raízes do dente de leite, assim o dentinho perde a raiz, fica mole e cai.


O melhor é deixar o dente cair sozinho, mas ficar de olho. Se não cair sozinho, é bom dar uma mãozinha mandando a criança mexer o dentinho. Ou a mãe pode pagar um pedaço de algodão e mexer o dente, caso esteja bem solto, da uma puxadinha de leve para soltar. Caso não caia mesmo assim, ou a criança reclamar de dor e incômodo é importante procurar um dentista para fazer a remoção correta. Se o dente ficar mais tempo que o necessário pode atrapalhar o crescimento do dente permanente e causar problemas ortodônticos, além de alguma inflamação.

Se sair sangue na hora que o dente cair, pode usar um algodão ou gaze para estancar o sangue.


Bom, na teoria já estou preparada. Agora é ficar de olho.



Fonte:http://guiadobebe.uol.com.br/


Ana Paula é autora do blog Estilo de Mãe.

9 comentários:

  • Anônimo disse...

    Bom dia, Ana Paula! Meus parabéns pela sua participação. As dicas são muito importantes para quem tem filhotes "rapazes" e mocinhas, bem como para aquelas que se previnem para enfrentar as tantas fases dos filhos que crescem tão rápido! Beijo e ótimo domingo para você e Biel!

  • Genislene Borges disse...

    Oi querida, eu me lembro da emoção que era quando meus dentes caíam...rsrs e a parte ruim é que dois não nasceram. É um problema genético que aconteceu comigo e com meu irmão.
    Já estou preparada na teoria tb...rsrs vamos ver qdo chegar a hora de JM!
    Bjus.

  • Bolhinhas de Sabão para Maria disse...

    Me dá até nervo de pensar nesses dentinhos moles... Minha Maria - 6 anos - amoleceu tem uma semana mais ou menos, e não vê a hora dele cair. Era a ansiedade das janelinhas, já que muitas coleguinhas já tem ha muito tempo.

    E o dentinho mexe pra lá e pra cá. Depois veja o texto que fiz no Bolhinhas sobre os dentinhos moles dela. Coincidiu.

    Todos os dias olhamos na hora de escovar os dentinhos se ele não foi ralo abaixo..rs... Ela quer guardar e fazer um anelzinho, cordão ou guardar mesmo em uma caixinha e está também ansiosa por isso.. Quanta ansiedade pra tudo!!!
    E assim vamos levando, mas sabemos que pode demorar dias.

    Os meus me lembro, jogava em cima do telhado, rs... dizem dar sorte...rs

    Obrigada Ana por sua participação no MR. Seja sempre bem-vinda e obrigada pelas dicas.

    Beijos

    Teresinha Nolasco /MR e Bolhinhas de Sabão para Maria

  • Danilo disse...

    Oi, sou Danilo pai do Guilherme de cinco anos hoje o dente dele começou a ficar mole e já esta para cair e são seis horas da manhã ainda e ele não me deixa dormir, na verdade estou meio preocupado e não posso nem pensar em demonstrar isso a ele....mais acho que esta na hora certa de cair os dentes, ele dem cinco anos e cinco meses.....?

  • Danilo disse...

    Oi, sou Danilo pai do Guilherme de cinco anos hoje o dente dele começou a ficar mole e já esta para cair e são seis horas da manhã ainda e ele não me deixa dormir, na verdade estou meio preocupado e não posso nem pensar em demonstrar isso a ele....mais acho que esta na hora certa de cair os dentes, ele dem cinco anos e cinco meses.....?

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design