Brotoejas

27 de dezembro de 2012 19 comentários
Todos já repararam que a pele dos bebês é bastante diferente da pele dos adultos?!
 
Ela é muito mais sensível, apresenta metade da espessura da pele adulta, possui menor quantidade de pelos, as glândulas sudoríparas (produtoras de suor) ainda são imaturas, entre várias outras diferenças.
 
O calor e a luz do sol são verdadeiros “vilões” para os pequenos!!! Quem nunca viu uma criança cheia de “bolinhas rosadas” espalhadas pelo corpinho?! É provável que seja a tal da Brotoeja! Toda mãe, um dia, será apresentada a essa desagradável. Infelizmente...
 
Imagem retirada daqui.
 
Na verdade, a aparência é mais alarmante do que o quadro em si. Fica feio, preocupa, incomoda o bebê... mas não é nada grave. É super comum no primeiro ano de vida, mas pode aparecer em crianças mais velhas também.
 
Vamos conversar um pouquinho sobre este assunto?! Afinal, acabamos de entrar no verão e as temperaturas estão altíssimas!!!
 
O que é?
 
Brotoejas (ou Miliária) são erupções cutâneas (= bolinhas na pele) que aparecem quando há o entupimento dos poros responsáveis em expelir o suor. É super comum em bebês, pois ainda apresentam este “sistema” imaturo.
 
O que causa?
 
Calor!
 
O mais comum é aparecer por transpiração excessiva, decorrente do excesso de roupas. O sol e a febre também podem levar ao quadro.
 
Quais as áreas mais comuns?
 
Regiões do corpo que tenham muito contato com a roupa, como o peito, a barriga, o pescoço, a virilha e o bumbum. Pode aparecer também no rosto, testa e couro cabeludo.
 
“Os bebês são mais rechonchudos”, diz o pediatra Francisco Frederico Neto, do Ambulatório de Pediatria Social do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. E as dobras facilitam o acúmulo de suor, o que favorece a ocorrência das brotoejas. Elas atacam principalmente até o sexto mês de vida, mas não são raras em todo o primeiro ano, fase em que a pele ainda é muito sensível.
 
Existe algum sintoma?
 
Pode causar um desconforto, uma coceira.
 
E riscos?
 
Por mais que as brotoejas em si não sejam perigosas, elas indicam que o bebê esta “sofrendo” com o calor. Existe risco de insolação e desidratação.
 
Além disso, as feridas decorrentes da coceira, deixam a pele exposta a outras afecções.
 
Como evitar e tratar?
 
“É importante que a mãe se mantenha atenta para que a temperatura do bebê esteja afinada com a do ambiente”, aconselha Ana Maria Escobar, pediatra do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo.
 
* Um banho fresquinho é sempre a melhor alternativa!
 
* Mantenha os ambientes arejados;
 
* Prefira roupas de fibras naturais (algodão), leves e larginhas;
 
* Evite a exposição excessiva ao sol, ambientes fechados e abafados;
 
* Refresque a criança no calor e não exagere no agasalho no inverno.
 
Importante: Não use cremes sem a orientação do pediatra. A pele do bebê absorve mais substâncias do que a pele do adulto. Além disso, cuidado com o uso de talco. As partículas do talco são muito pequenas e podem ser inaladas pelo bebê.
 
 
 

19 comentários:

  • Cris disse...

    Olá Paula, ótimo post, quem não passa por essas brotoejas?
    Eita... meu bb sempre foi rechonchudo então colocava pasta d'água nas dobrinhas e ele maiorzinho faço uso do talco tb até hj.
    Bjs http://cphilene.wordpress.com/

  • Mamãe Nádia disse...

    Adorei as dicas, Paula. Meus meninos sempre sofreram muito com isso no verão, e se não tratar vira uma alegria mais séria.
    Muito bom vc tocar nesse assunto.
    Beijos!

    www.mamaenadia.com
    www.asosmamaenadia.com

  • Unknown disse...

    Amei o post...
    dá uma dozinha...
    Felizmente, aqui o meu garotão chegou no inverno e a princesa deve chegar no fim do verão... espero que ela pegue um tempo mais fresquinho...
    Parabéns pelo post!
    Um beijo!!!

  • Mamãe Roberta Soares disse...

    Estamos passando por isso. O Matheus se coçou de arranhar, e isso que o banho aqui é 2 a 3 vezes ao dia. Deixo qs sempre só de bermidinha ou fralda.
    Ele tem muito nas costas e braços. Dá uma dó.
    Amei o post.

    Bjs Roberta e Matheus

    http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

  • Bolhinhas de Sabão para Maria disse...

    Como você falou: qual mãe não passou por isso com seu filhote?
    Maria não teve como as da foto, mas com certeza (me lembro de liga para a pediatra) teve algumas bolinhas...

    Imagino esse calor em que nos encontramos..
    É hidratar mesmo, deixar o ambiente arejado e roupas fresquinhas e apropriadas...

    Parabéns pelo artigo. Ótimas dicas..

    Beijos Paula..

  • Unknown disse...

    Eita saudade desse cantinho..
    Menina essas brotoejas são terríveis né?
    A Talitha era muito gordinha quando era bebê, mas muito gordinha mesmo, daqueles bebês que ficam cheios de dobrinhas nas perninhas.. rssr e na época do calor ela as vezes ficava cheia. Oh dozinha menina..

    Adorei o post..

    Beijinhos viu?

  • Anônimo disse...

    Adorei o post! Nem me fale em brotoejas! Meu filho tá todo pintadinho pq aqui na minha cidade tá uma loucura de calor! Macaé/RJ! bjs Camila

  • luiza Lorhana disse...

    è sempre bom saber mais e ficar bem informada,porisso digo q essa pagina me ajudou muito , eu não tenho mas bebês em casa mas tenho crianças, uma menina de 11 e um menino de 5 anos o meu filho de 5 anos levou muito sol na piscina e ficou com o rosto e a parte de ombro e pescoço cheio de brotoejas, nossa fiquei muito preocupada pq achava q isso só acontecia com Bebês mas não é, tudo provocado por excersso de sol, então meninas fica ai a dica para as crianças maiores tbm..... Nada de muito sol criançada!!!!!!!

  • Unknown disse...

    Amei o Post!!! A minha caçula de 1 ano está com brotoejas... nas dobrinhas do braço, pernas, pescoço e bumbum... tadinha!!! Na hora que vi levei um susto, pois a minha filha mais velha de 3 anos nunca teve... depois eu lembrei que fui na rua com ela e estava quente, mesmo sem mt sol. Tem feito mt calor aqui no RJ, está insuportável, e cas crianças com certeza são as que + sentem. Bjs a todas!!!

  • Danielle Piccoli disse...

    Ola mamães minha filha tem 3 anos e apareceu umas feridas no couro cabeludo dela como não uso nem shampoo nem condicionador somente sabonete neutro desconfiou que seja brojoejas pois é muito parecido porem ela coça demais e sai feridas o que devo fazer

  • Danielle Piccoli disse...

    Ola mamães minha filha tem 3 anos e apareceu umas feridas no couro cabeludo dela como não uso nem shampoo nem condicionador somente sabonete neutro desconfiou que seja brojoejas pois é muito parecido porem ela coça demais e sai feridas o que devo fazer

  • Danielle Piccoli disse...

    Ola mamães minha filha tem 3 anos e apareceu umas feridas no couro cabeludo dela como não uso nem shampoo nem condicionador somente sabonete neutro desconfiou que seja brojoejas pois é muito parecido porem ela coça demais e sai feridas o que devo fazer

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design