Dicas para ajudar a escovar os dentes das crianças

4 de maio de 2013 13 comentários


Não tive problemas para iniciar a escovação de JM e logo que ele fez 2 anos, começou a se interessar por escovar os dentes sozinho. Toda vez que eu ia escovar os pequenos dentinhos dele, ele puxava a escova da minha mão. A partir dessa iniciativa dele, pensei numa maneira de não contrariá-lo, mas mantendo uma boa higiene, pois percebia que sua escovação não era eficaz. Então, todas as vezes que ele terminava de fazer a escovação, eu dizia "Deixa a mamãe ver se saíram todos os bichinhos?" E aproveitava o bocão aberto, para fazer a escovação mais detalhada.
Mas, nem todas as mamães vivem esse momento tranquilamente. Algumas crianças choram ao escovar os dentes, outras fecham a boquinha e tem aquelas que até se escondem!
Pensando nisso, selecionei algumas dicas que possam ajudar nesse momento:

Exemplo dos pais:
Os pais são um espelho para os filhos em quase 100% dos casos, então, dê exemplo. Escove seus dentes regularmente e deixe que seu filho veja.
Invertendo os papeis:
Que tal pedir para seu filho escovar os seus dentes? Sim! Escovar os dentes da mamãe e do papai pode ser muito divertido!
Adaptação do banheiro:
Aqui em casa não temos aquelas escadinhas (que acho lindas) para que  JM alcance a pia. Usamos mesmo um banquinho e quando ele era menor, o ajudávamos a subir, mas agora ele sobe e desce sozinho.
A escolha da escova:
Quando fazemos a troca da escova de JM, peço para que ele escolha a de sua preferência. Sempre dou a ele umas 4 opções e ele faz a sua escolha e fica todo animado para usar logo a escova nova.
Histórias sobre os cuidados com os dentes:
Hoje, temos nas livrarias muitos livrinhos com historinhas sobre a higiene bucal que ajudam muito os pais a explicarem a importância da higiene bucal. Por aqui, temos o livrinho "Vamos escovar os dentes!". Um livrinho cheio de rimas e com muito colorido! 



E por aí, a escovação tem sido tranquila?
Compartilhe sua experiência.

Abraços, 




13 comentários:

  • Bolhinhas de Sabão para Maria disse...

    Dica maravilhosa e super útil. Completo seu post com as ilustrações, livros e dicas para uma boa escovação. Parabéns amiga.

    Que bom que JM teve esse interesse cedo. Assim fica bem mais fácil para os pais e para ele mesmo. E como você disse, quase 100% é exemplo. Eles veem os pais escovando, também querem escovar..

    Aqui, não foi tão cedo. Por nós mesmos. Maria escova sozinha desde os 4 anos mais ou menos. O que considero cedo tb.
    Gosta de me ver escovando pra escovar juntos.

    A noite fazemos a escovação maior. Mas durante o dia é ela quem faz. De vez em quando tem que dar umas broncas, pois faz hora com a escova na boca, canta, dança e morde a escova.
    Minha pequena tem muito a amadurecer...

    Mas está indo num bom caminho.

    Adorei! Beijos

  • camillapenno disse...

    Oie Genis, amei as dicas, por aqui iniciamos a escovação desde os 6 meses, temos que dar exemplo sempre...ahhh mudamos de endereço passe lá para conferir...bjsss
    www.reinomae.com

  • Gleysa Lopes disse...

    Legal as dicas!
    Por aqui tem sido bem tranquilo, como Heitor com 1 ano ja tinha todos os dentes na boca, a escovaçao com a escova começou super cedo, hj em dia escovamos sem problemas, e no final ele sempre fica com a escova para "terminar" rs. Agora esta aprendendo a cuspir, rs, eu fico boba!


    Bjs
    Gleysa
    www.demamaeursa.com

  • Unknown disse...

    Oi Te, JM tb morde a escova e sempre temos que trocar e a maior bagunça acontece mesmo qdo ele escova dente tomando banho, ou seja, todos os dias! hahaha
    Bjs querida.
    Genis

  • Deborah Gebran disse...

    Genis, adorei as dicas para escovação.
    Marinah gostava muito de escovar os dentes, mas sempre sem o creme dental!
    Ultimamente tem dado um pouco de trabalho, mas pego nem que seja na marra... Até que tem dado certo...
    Beijo

  • Cibele Lima disse...

    Adorei as dicas, até que o Pedro é supe tranquilo e deixa escovar os dentes...quando era menor não gostava muito, mas agora acho que ele já entende e quando fala que é para escovar os dentes ele até vem já! rs
    Beijos

  • Unknown disse...

    Oi querida, essa de inverter os papeis é super legal. JM adora, mas agora eu faço no banho, pq olha...rsrs faz um pouco de bagunça...
    Bjus!!
    Genis

  • Jamilly LIma disse...

    ótimas dicas Genis.

    Aqui filhote já passou por todas as fases da escovação. Agora ele que escovar sozinho, eu faço como você deixo ele livre para escovar e depois termino a escovação. Inverter os papeis é super legal papai sempre faz isso, mas também já fizemos com um boneco rsrs

    Beijos

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design