Saúde dos dentinhos - Vale a pena todo esforço

13 de junho de 2013 6 comentários

Esta quarta-feira foi dia de revisão para Maria no odontopediatra. Dentinhos caindo, outros nascendo, outros molinhos. Uma bagunça em sua boca. Processo natural que passa toda criança.

imagem daqui
Mas nossa preocupação mesmo, é saber como está a saúde dos seus dentes. Todo semestre pensamos se estamos controlando bem a escovação, se o excesso de açúcar que evitamos em sua alimentação está sendo satisfatório, se não tem nenhuma cárie apontando por aí. Pelo menos nada grande.

E graças a Deus esse esforço tem dado certo. Dentes sadios, limpinhos, sem nenhuma cárie até hoje. Tudo dentro dos conformes. Papai e mamãe ficam orgulhosos e Maria ganha elogios também por estar se saindo bem com as escovações e a aceitação em não abusar de certas coisas que não fariam bem pros seus dentes e saúde.

Tudo é esforço e consciência. E essa, tentamos ter a cada dia com nossa pequena. Acho que já falei isso aqui algumas vezes e vou falar muitas vezes ainda: gostamos de guloseimas, não somos paranoicos, mas temos muito bom senso sobre como e quando usufruírmos delas. 

Infelizmente a sociedade as vezes não nos deixa fazer mais. E vez ou outra Maria ganha um pirulito em uma loja de calçados infantis ou brinquedos (não concordo) ou vem com bala fora de hora da escola para casa.                                
                                                                                                                    imagem daqui
Minha surpresa esses dias foi ver minha pequena com chiclete na boca. Primeiro o risco de engasgar porque nunca chupou chiclete - e mesmo que tenha costume há esse risco - segundo pelo açúcar que fica a vida toda nos dentes, e terceiro porque em 6 anos, é algo que nunca demos pra ela e nunca iríamos oferecer. Foi chato, confesso. Esses dias chegou de novo com o maldito chiclete. Aconselhamos, conversamos e não deixamos chupar. Ela abriu, viu tudo melado e ficou com nojo e jogou fora.

Não vejo benefício nenhum nessa guloseima, principalmente para crianças. Acho que não deveria estar na mochila delas para distribuir na escola, e essa não deveria permitir. Os pais deixarem levar, também é impressionante. Bom, deixa pra lá, isso é outra história.

Cresci chupando balas, pirulitos, chicletes, biscoitos recheados e outras fontes exageradas de açúcar. Meus pais me aconselhavam a escovar os dentes, mas não me lembro dessa persistência e diálogo que hoje aplicamos na educação da Senhorinha. Tinha preguiça de escovar os dentes. Recordo-me uma vez minha doce mãezinha levando um copo com água para que eu pudesse escovar os dentes na cama. 

Resultado disso tudo foi indas e vindas ao dentista. Dentes tratados todo mês. E é assim até hoje. Hoje a consciência é outra, claro, mas os dentes já não são os mesmos e não posso mais reverter essa situação.

Tenho medo de ir ao dentista. Protelo o máximo que posso pra ir e quando vou é com muita amarra interna. Tudo por ter passado minha infância e adolescência sofrendo em consultórios dentários. 

A educação e consciência que passamos à Maria é outra com toda certeza. Ela vai ao dentista com alegria por incentivarmos os dias de visitas. Hoje ela recebe muito mais informação de todos os lados sobre como ficar de bem com seus dentinhos. E nós, conscientes de uma alimentação melhor, conseguimos fazer com que Maria consiga driblar qualquer anormalidade em seus dentes. 

Alegria foi ouvir da odontopediatra que se continuar assim, provavelmente será uma adulta sem cáries. Tomara!

Tudo na vida é esforço e todo esforço tem seu retorno. Ficamos felizes com esse que estamos tendo em relação à saúde bucal de D.Maricotinha, felizes por sermos chatos com sua escovação e alimentação e mais felizes ainda por saber que muitos nos enxergam como ETs (costumo falar assim) por não acharmos natural chupar um chiclete porque "toda" criança chupa.

Somos ETs felizes e tranquilos por ver resultados positivos e saber que estamos fazendo o melhor por nossa pequena extraterrestre... VALE A PENA! (com letras maiúsculas)


Maria sempre a exibir com alegria suas janelinhas 


Blog: Bolhinhas de Sabão para Maria



6 comentários:

  • Desirée Tapajós disse...

    Teresinha, eu sou uma formiga em forma humana, mas também evito os doces para minhas meninas. Parabéns pelos cuidados com a linda Maria.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

  • Unknown disse...

    Nós gostamos de uns agrados adocicados também Desirée, por isso tanto equilíbrio.
    Vamos nos esforçando pra dar certo..

    Beijos querida... obrigada pelas doces visitas!

  • Genislene Borges disse...

    Te, é assim mesmo, onde vamos as pessoas oferecem doces para as crianças.
    Que máximo saber que Maria, com 6 anos, não chupa chicletes. JM ainda não experimentou e qdo ofereceram, estava perto pra dizer NÃO, OBRIGADA.
    Conheço crianças de 3 e 4 anos que já tem cáries...
    Hábito de escovação tem que começar cedo mesmo e sem preguiça dos pais!!
    Bj grande, Genis

  • Carol Meoli disse...

    Pois é amiga, cuidados com os dentes é complicado aqui em casa. Porque ela não deixa escovar da maneira correta e do jeito que tem que ser. Mas a coisa tem mudado, graças a muita paciência e conversa com ela.
    Os doces ela come, infelizmente. Mas pra minha alegria ela não é muuuito fã. Come mais nada demais.

    Beijinhos

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design