O brincar na escola

6 de agosto de 2013 7 comentários

Sempre defendi a ideia de que a escola tem que ser um espaço prazeroso para a criança, um lugar do qual ela goste e queira voltar todos os dias. Isso não só na Educação Infantil, mas nos primeiros anos do Ensino Fundamental também.

"Brincar é a linguagem que as crianças usam para se manifestar, descobrir o mundo e interagir com o outro. Quando ela é incentivada, a turma adquire novas habilidades e desenvolve a imaginação e a autonomia. É possível brincar sem ter nada em mãos. Como ocorre durante o pega-pega e a ciranda, por exemplo. Mas os brinquedos têm papel fundamental no desenvolvimento infantil. Para que eles cumpram bem essa função, não basta deixar o acervo da pré-escola ao alcance dos pequenos, imaginando que, por já brincarem sozinhos em casa, eles saberão o que fazer. É essencial oferecer objetos industrializados e artesanais, organizar momentos em que o grupo construa seus próprios brinquedos e ampliar as experiências da meninada. Tudo isso sempre equilibrando quantidade, qualidade e variedade, o que significa exemplares variados, seguros, resistentes e com um bom aspecto estético" (Revista Nova Escola).

Ao escolher a escola do seu filho, observe o espaço, valorize aquelas que acreditam no brincar e evite escolas que se preocupam demais com atividades em sala de aula, que exageram nas tarefas de casa e nos trabalhinhos de prontidão.

Na escola onde trabalho valorizamos muito este momento. As crianças têm um espaço delicioso (brinquedoteca) onde podem brincar de casinha, super-herói, usar fantasias e simplesmente inventar brincadeiras! É um lugar onde a brincadeira é livre, as intervenções feitas pelos adultos são quando realmente existe conflito ou quando percebemos a necessidade de orientação! Eles adoram! Claro que em todas as salas e em outros espaços da escola encontramos brinquedos de todos os tipos e finalidades, mas o lugar especial é a brinquedoteca!

Criança precisa viver a infância! Ela tem o direito de brincar!






Melissa Machado



7 comentários:

  • Unknown disse...

    É na escola que fazemos muitas descobertas e que sejam de maneira prazerosa, pra que no futuro, tudo seja lembrado com carinho.

    http://soumaedecinco.blogspot.com/

  • Unknown disse...

    Ótimas dicas! Confirmou minha segurança com relação à escola da Mari e do Biel. Lá o "brincar" é levado a serio! Gostei de saber que é realmente importante!

    beijos
    www.aprendendoasermaehoje.com

  • maricriando disse...

    Essa foi bem a minha escolha!!
    Fugi mesmo das escola q queriam q meu filho escrevesse aos 3 anos.
    Acredito q alfabetização é um processo e q brincar é coisa muito séria. É quando a crianca organiza o mundo a sua maneira.
    Bjs
    Mari
    http://maricriando.blogspot.com.br

  • Carol Meoli disse...

    Exatamente, acredito e sou dessas também.
    Cada criança tem seu tempo e modo de aprender. Não se pode forçar nada, senão prejudica na aprendizagem.
    Brincando elas realmente aprendem e muito... e tudo vira diversão!

    Bjs

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design