Banho no bebê

14 de setembro de 2013 14 comentários

A maioria das mamães quando recebe alta e vai para casa, já entra em pânico só de pensar que precisará dar banho em seu bebezinho recém nascido. Uma preocupação normal, pois é uma experiência totalmente nova e o que é novo pode causar muitas dúvidas, insegurança e medo.

Minha experiência com o primeiro banho foi boa, pois minha mãe ficou o tempo todo do meu lado, orientando com muita paciência e eu já tinha visto ele dar banho em JM várias vezes. Mas, se você não tiver sua mamãe por perto, não se desespere. Com calma e cuidado, seguindo algumas dicas, você conseguirá também dar banhos em seu bebê, com segurança .

Confira alguma dicas para este momento:

  • Prepare tudo com antecedência, pois você não pode deixá-lo sozinho durante o banho. Então, organize tudo antes e deixe tudo por perto.
  • Coloque a água na banheira antes de colocar o bebê e mesmo que você use um chuveirinho pra auxiliar no banho, verifique a temperatura da água antes. A temperatura da água dever ser morna. 
  • Nunca estimule seu bebezinho a ficar em pé na banheira, mas sempre sentado. Isso é mais seguro.
  • Sente o bebê na banheira, passe o braço por trás dele, colocando a mão por baixo de uma das axilas. Levantando ele um pouquinho, lave as áreas genitais.
  • A limpeza do cordão umbilical é bastante importante, pois ele é porta de entrada para infecções e por isso deve ser mantido bem limpo e seco até que caia.
  • A cabeça do bebê deve ser lavada todos os dias até um ano de idade mesmo que ele seja carequinha. Uma boa higiene na cabeça evita doenças e contaminações. O cabelo não precisa de xampu especial, porque produz pouca oleosidade. 
  • Use pequenas quantidades de sabonetes (e xampus). Prefira produtos criados especialmente para bebês. Esteja atenta aos rótulos.
  • É importante acariciar e conversar com o bebê durante o banho para tornar a atividade mais prazerosa e agradável. Ao ouvir a voz suave da mãe o bebê vai se acalmando e se sentindo mais confortável. Vínculos entre mamãe e filho são criados em todos os momentos.
  • Par que seu bebê não sinta frio, mantenha o ambiente aquecido, enrole o bebê numa toalha e seque-o e vista-o rapidamente.
  • Seque todas as dobrinhas com uma fralda de pano ou toalha fralda. A toalha apenas pode ser áspera, mesmo que só um pouco e, acabar machucando ou irritando a pele do bebê.

Não deixe nunca seu bebezinho no banho sozinho. O que pra você pode ser apenas uns segudinhos, pra ele pode ser fatal. Fique atenta! Deixe o telefone e a campanhia tocarem e só após concluir toda a troca de roupa e o bebê estiver no seu colo, com segurança, atenda a porta ou o telefone.


Abraços,




14 comentários:

  • Bolhinhas de Sabão para Maria disse...

    Bom dia Genis. Concordo. Todo o cuidado é pouco e a atenção deve estar voltada totalmente para aquele momento, pra se tornar prazeroso como você falou e pra segurança do bebê.

    Excelente dicas para quem está começando. Como eu não tinha ninguém por perto, o primeiro banho foi meu com o papai por perto para segurança, e graças a Deus deu tudo certinho.

    Uma dica legal também é comprar um apoio que se coloca dentro da banheira, emborrachada. Assim quem tem medo fica mais seguro pois o bebê não escorrega. Me ajudou muito.

    Caso alguém queira ver nesse link mostra direitinho o apoio de segurança.
    http://maesamigas.com.br/como-dar-os-primeiros-banhos-no-bebe/

    Beijos e bom fim de semana..

  • Thayna Ranage disse...

    he amiga lembro na primeira vez da alycia, eu toda desajeitada, mas eu so fui banhar a alycia quando completou 1 meses, pois estava de cama no resguardo,
    ja no da bella não com 15 dias banhei ela, a gente fica mesmo com medo de segurar o bebe e de ate entrar agua no ouvido né?

    bjos

  • Anônimo disse...

    Eu nunca tive esse medo, nem na primeira gestação... tinha tanta segurança que dei o primeiro banho ainda na maternidade, tanto na Giovana quanto no Phelipe sem ajuda das enfermeiras. Mas a maioria tem medo.

    Carlah Ventura
    Blog:Intensa Vida

  • Jamilly LIma disse...

    Confesso, não dei banho no Lucas nos primeiros dias, pedia socorro para minha mãe. Tinha muito medo de deixar água cair no ouvido. Banho dado por mim, só quando ele tinha 7 dias e o coto do cordão caiu.

    beijos

  • Gleysa Lopes disse...

    Desde o primeiro dia eu que dei banho no Heitor!!! Adorei a experiência!! Ótimas dicas! Mamaes de primeira viagem deve pesquisar bem antes de realizar o banho! Com cuidado e amor todas conseguimos!!!

    Beijos
    Gleysa

  • Unknown disse...

    não sabia que tinha que lavar a cabeça do baby
    todo dia eu lavo mais não sabia e que podia
    ter contaminação

    post muito interessante

    linda noite bjs
    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

  • Cibele Lima disse...

    Adorei as dicas, importante isso, porque depois que ele cresce continua gostando de banho! meu filho adora! beijos
    http://vivaverdevivabem.blogspot.com.br/2013/09/maquiagem-pinceis-ecotools-de-cara-nova.html

  • Unknown disse...

    Legal as dicas mesmo, isso me lembrou em um quase acidente que tive com meu bb, quase que ele se afogou durante um dos banhos, virei ele de costas e inclinei ele demais, notei pois ele começou a se mexer muito, nossa foi um susto enorme pra mim, mais graças a Deus não aconteceu nada demais...
    Bjinhos

    http://mamaenathan.blogspot.com.br/

  • Taciane disse...

    Eu trabalhei em uma creche antes de ser mãe, treinei muito antes. Mas agora minhas filhas estão grandinhas, nem a Bibi me deixa mais dar banho quer se lavar sozinha kkk Vou lembrar destas dicas quando meu bebê nascer, até lá vou estar destreinada kkk
    Beijos
    http://diariodasprincesasdamamae.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design