Desperte na criança, o interesse pela leitura

27 de setembro de 2013 8 comentários


É papel do adulto despertar na criança o interesse pela leitura, mas a grande dúvida, principalmente dos pais, é em que momento fazer isso.

Aqui em casa, começamos desde que JM estava no meu ventre. Além de imaginar sua carinha ouvindo minhas histórias, algo mágico e sobrenatural, sempre tive o entendimento que o bebê aprende desde que é concebido. Eu sempre lia histórias de livros e contava as minhas próprias histórias, aquelas que toda mãe inventa imaginando seu bebê nascido e crescido...

Depois que JM nasceu, as cantigas tomaram maior espaço no nosso dia a dia. Muitas delas faziam JM se acalmar, dormir e a medida que foi crescendo um pouquinho mais, fui retomando a prática da leitura.

Hoje em dia, com JM prestes a completar 4 aninhos, a nossa leitura diária se faz à noite, antes da oração e do soninho. Nos finais de semana, com um tempo maior, lemos algum livro em outros momentos e JM está sempre sentadinho ou deitado no seu cantinho da leitura mergulhado em algum conto.

Se você ainda não começou a incentivar a leitura de seus filhos, faça isso agora mesmo. Não pense que isso é responsabilidade apenas da escola. Os pais são os primeiros e os maiores incentivadores dessa prática.

Não sabe como fazer? Compre um livro com uma história bacana e bem ilustrado. Mostre para seu filho e é só começar! Tenho certeza de que aos poucos ele irá chamar você para lhe contar uma história.

Uma outra sugestão é levar seu filho pra conhecer uma biblioteca. Levei há alguns meses JM pra conhecer a biblioteca de uma das escolas que trabalho, pois a biblioteca municipal está fechada há tempos, para reforma. JM ficou encantado com a quantidade de livros que encontrou por lá e aproveitei para incentivar ainda mais a leitura aqui em casa.










Recepcionista da biblioteca.


Organize um espaço pra leitura em sua casa, visite uma biblioteca e faça da leitura, um hábito diário!

Abraços,

8 comentários:

  • Unknown disse...

    parabéns Genis
    com certeza temos que incentiva nossos pequenos
    isso não é papel só da escola
    leva-los a biblioteca
    criar um cantinho de leitura
    parabéns mamãe
    linda manhã bjs
    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

  • Jamilly LIma disse...

    Genis, Lucas é apaixonado por livros.
    Quando ele tinha 4 meses, compramos o primeiro livrinho de banho e como percebemos o interesse dele sempre que víamos coisas diferentes comprávamos para ele.
    Lemos para ele, lemos com ele e deixamos ele inventar as próprias historias.

    beijos

  • Cris disse...

    Amiga, assim como é seu pensamento tb é o meu!
    Precisamos incentivar sempre e desde de cedo
    Aqui tb adotamos um cantinho pra leitura... Joseph ama!
    Adorei ver a carinha do JM todo feliz na Biblioteca, bjss

  • Carol Meoli disse...

    Amiga, eu nem preciso dizer que aqui em casa, somos viaciadas em livro. Digo eu e a Babi, porque o papai não é adepto a leitura.
    Acho que começa sim na infância o amor a leitura. Minha mãe desde que eu era pequenininha me mostrou como é divertido e emocionante o prazer da leitura.
    Não deu certo com todos meus irmãos, mas comigo deu e agradeço a minha mãe por isso.
    Por esse motivo já mostro a Babi como é bom.
    E está dando super certo, ela ama livros e tem váááááários, de todos os tipos e temas.

    Beijos

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design