Cárie na infância

13 de fevereiro de 2014 12 comentários

Apesar de muitos pais não se preocuparem com a escovação dos dentes dos bebês ainda pequenos, é muito importante manter as higienizações dos dentinhos desde sempre, o que muitos pais não sabem é que os bebês também podem ter cáries na infância, que é mais conhecida como cárie de mamadeira. 
Não sou nenhuma especialista em dentes, mas sendo mãe de um menininho que nasceu dentes muito cedo, essa sempre foi uma das minhas grandes preocupações, pois Lucas sempre tomou o último leite já sonolento e quase sempre foi impossível fazer a escovação após essa última refeição. Mas então o que é essa cárie de mamadeira? Preciso realmente me preocupar? Mas os dentinhos são de leite, vai nascer outro! Como prevenir então? Muitas são as interrogações e exclamações que escuto a respeito desse assunto e que eu mesma fiz e refiz inúmeras vezes com a pediatra e até com a dentista, hoje vou repassar um pouco do que sei e do que li. A principal vilã da cárie de mamadeira é ela mesma, a bendita mamadeira, o que acontece é que muitos pais (estou me incluindo nessa lista), permitem a criança fazer sua última refeição já na cama ou no berço e muitas vezes a criança acaba adormecendo ainda tomando o leite, é justamente esse processo que pode causar a cárie no bebê. 
O melhor a fazer é oferecer a última refeição com a criança ainda acordada e disposta a fazer a higiene dos dentes, mesmo que ela tenha apenas 1 dente, a higiene se faz necessário ( vale lembrar que se deve cuidar também dos futuros dentes do bebê). 
Os principais efeitos da temível cárie de mamadeira é a perda dos dentes,  problemas de fala, dentes permanentes tortos e dor forte. 
Para evitar esse problema, evite a qualquer custo deixar a criança dormir com a mamadeira, seja com leite, suco ou qualquer outro líquido que contenha açúcar. Se a criança só dorme com a sucção da mamadeira, ofereça água.
Para a higienização correta, use gel dental próprio para a idade da criança e escova macia e do tamanho adequado, para os maiorezinhos, ensine o uso do fio dental e do enxaguante bocal. Crianças também precisam e devem ir visitar o dentista, peça ajuda a pediatra para indicar um especialista para os pequenos.







12 comentários:

  • Unknown disse...

    Muito bom e esclarecedor seu post. Em casa o que tem me ajudado muito é o programa dentário da escola. Essa semana mesmo João chegou em casa dizendo que não pode comer açúcar senão a bactéria come os dentes dele rsrsr. Daí quando vem aquela manha de que não quero escovar os dentes lembro-o das bactérias e ele corre rapidinho pro banheiro. Já Ana Júlia está na fase do gosto de tudo eheheh, é só ver a escova dela na pia que ela já aponta e ela mesma pede pra escovar os dentinhos, mas ainda acaba passando uma mamadeira na sonolência... Bjs, Lu
    www.soumaededoisanjinhos.blogspot.com.br

  • Maternar para sempre disse...

    Adorei o post. Acho que devemos sempre ter o cuidado. Aqui sempre faço a escovação,mas sempre morri de medo da carie, porque muitas vezes dormia tomando a mamadeira.
    Mas ja levei para conferir os dentes, e Graças a Deus estão ótimos.
    Bjs
    Vivi e Isaac

  • Unknown disse...

    Perfeito ... ótimo post bem esclarecedor pra mim em alguns pontos .. obrigada ... com certeza vai ajudar muitas outras mães .. bjs

    Roberta Aquino & Luma
    http://princesaluma.blogspot.com.br/

  • Espaço das Mamães disse...

    Adorei o post .. o Gui já teve carie de mamadeira, mas logo foi tratada e fora isso os dentes dele estão ótimos .. e vamos ao dentista a cada 6 meses para acompanhar (mesmo que não tenha nada)

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design