Volta às aulas e adaptação

3 de fevereiro de 2014 2 comentários

Hoje estamos voltando às aulas e algumas crianças irão pela primeira vez. Uns ainda bem pequenos, outros já com seus 4,5 anos, mas independente da idade, é muito importante ficarmos atentas ao período de adaptação. Esse momento deve ser respeitado e planejado pela escola. Imagine você, adulto, chegar num lugar desconhecido, com pessoas que você nunca viu na vida e ser colocado lá por um tempo indeterminado! Difícil, não é?

Se para um adulto é difícil, pensem numa criança. Algumas lidam melhor com isso, outras precisam de mais tempo para adaptar-se, mas mesmo aquelas que já vão bem no primeiro dia, precisam de atenção.
 

 Normalmente a adaptação deve durar de uma a duas semanas, a criança vai para escola, num horário determinado (para não ter várias adaptações ao mesmo tempo pois se uma chora, a turma inteira chora também), com a mãe ou outra pessoa da família por perto (mas afastada da sala de aula). A criança precisa confiar na professora e a mãe principalmente, ela entrega o filho nas mãos da professora, que vai saber direitinho como proceder. A criança pode até chorar um pouco, mas a mãe não pode demonstrar medo, tristeza ou insegurança... A criança percebe. Seja firme e sempre fale a verdade: -A mamãe está aqui na secretaria/sala/etc te esperando! Deixe a professora livre para conduzir e distrair a criança. Sei que é dolorido deixar o filho chorando, mas ele logo se acalma. Caso a criança não pare de chorar em alguns minutos (normalmente ela para sim), levamos a criança até mãe que conversa, brinca um pouquinho e depois a professora tenta novamente.
O tempo de permanência na escola nesses dias de adaptação deve ser respeitado, costumamos fazer duas horas por dia pois a criança não tem noção de tempo e mais horas podem parecer uma eternidade e corremos o risco dela não querer voltar no dia seguinte (é melhor deixar aquele gostinho de quero mais do que ela ficar saturada logo no primeiro dia).
Essas horinhas de adaptação devem ser recheadas de brincadeiras, de preferência num play, brinquedoteca ou algum lugar escolhido pela criança.
Já fiz adaptação de 1 semana e até de 1 mês, isso depende muito da criança e claro, do apoio da família.

Um grande erro dos pais é demonstrar insegurança e ao primeiro choro, correr para pegar a criança no colo, sei que muitos ficam preocupados, achando que a criança vai sentir-se abandonada ou vai ficar com raiva dela. Os pequenos até um ano ainda não entendem, então não adianta ficarmos explicando muita coisa. Os maiores devem ouvir que a mamãe vai embora, mas volta. E quando voltar para buscar lembrem-se de falar "Viu como a mamãe voltou?". Não é bom sair escondido porque aí sim a criança vai ficar com raiva e vai achar que a mãe largou ela ali. Saia de perto, mas avise, dê um beijo (mesmo com a criança chorando) e afaste-se demonstrando segurança.
Caso a criança tenha um objeto (ursinho, paninho,brinquedo) deixe-a levá-lo, este será o que costumamos chamar de objeto de transição e poderá ajudar nos momentos de choro. Combine com a criança um horário para buscá-la dentro da rotina escolar, por exemplo: -Venho buscar você depois do lanche! E cumpra com o que falou.

O que jamais pode acontecer é a criança chorar o tempo todo e a mãe não ser avisada. A escola tem que tentar agradar, distrair a criança, mas caso não consiga a mãe tem que aparecer e ajudar a voltar a calma.
Mesmo quando a adaptação transcorre com sucesso, pode acontecer alguma recaída e a família deve manter-se firme. No meu blog,contei o que aconteceu com a Bia e como fui firme em não ceder ao choro no período em que ela não queria mais ir para a creche:
http://perolasdabiaemaishistoriasdemae.blogspot.com.br/2014/01/a-primeira-vez-na-escolinha.html
 
Desejo sucesso para todas as mamães nessa volta às aulas

Melissa Machado


2 comentários:

  • Anne Lieri disse...

    Realmente a adaptação é o periodo mais dificil para a criança. Para a professora e a mãe tb é dolorido,mas a criança sofre mais. Adorei as suas orientações e pode ajudar muitas mamães! bjs,

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design