Um pouco sobre Hemangiomas

14 de outubro de 2014 0 comentários


Heitor nasceu com um Hemangioma na cabeça, lembro que como não sabia o que era me assustei muito com medo de algo acontecer, por isso é importante a gente se informar de tudo, nunca se sabe o que iremos precisar, hoje ele tem 3 anos e o hemangioma  e apenas uma mancha na cabeça, e como está com o cabelo grande nem dá pra ver. 

cabeça
Heitor com 5 meses

Vamos saber o que é?



Hemangiomas, o que são?


Os hemangiomas são lesões congénitas que, em 80 por cento dos casos, aparecem poucos dias depois do nascimento. Embora às vezes inicialmente não sejam de todo visíveis (podem aparecer como uma mancha branquinha ou como pequenas “aranhinhas”), durante os primeiros seis meses da sua aparição crescem rapidamente, até adquirirem a aparência de uma mancha com relevo, como uma almofadinha, de cor vermelho intenso. Depois, tem lugar uma fase estacionária – dura entre 6 meses e um ano – onde não crescem, e logo começam a reduzir. Esta redução costuma ser muito lenta: em 60 por cento das crianças desaparece aos 5 anos, em 70 por cento aos 7, e em 90 por cento, aos 9 anos. Durante a redução, a aparência do hemangioma vai mudando: à medida que os vasos sanguíneos se fecham, a mancha aclara-se ou adquire um tom acinzentado, e depois começa a perder relevo.
Onde se localizam
Os hemangiomas são mais frequentes em crianças prematuras, de baixo peso ao nascer, e em gémeos, e são mais comuns nas mulheres que nos homens. Geralmente, aparece somente um, e salvo que seja de grande tamanho (com mais de 2 ou 3 centímetros) ou que comprometa alguma zona vital, não se costuma tomar nenhuma medida. De todas as formas, durante o primeiro ano, fazem-se controlos bimensais. Habitualmente localizam-se na parte superior, do pescoço para cima, mas também podem aparecer nos braços, nas costas, na barriguinha, ou noutras partes do corpo. Uma zona frequentemente afectada costuma ser a genital. Nas meninas, podem localizar-se nos grandes lábios nos glúteos, e estes costuma ser os de pior evolução, dado que a humidade e a maceração que a fralda provoca pode produzir ulcerações.

O que fazer?


Habitualmente, os hemangiomas não requerem mais nenhuma medida, que não seja a observação a olho nu, excepto se existir mais de um (2 ou 3). Neste caso, é necessário realizar uma ecografia para certificar-se de que não existem lesões internas noutros órgãos, como os intestinos, o fígado e o cérebro. Do mesmo modo, se se encontram na linha média do corpo (externo, coluna vertebral ou crânio), também deverão ser estudados segundo ressonância magnética. Outra possibilidade é que – devido à sua grande magnitude e localização – afecte a respiração, a vista ou a boca. Neste caso, requererá um tratamento com corticóides para reduzir o seu tamanho. Quando os hemangiomas se ulceram, são extremamente dolorosos e além disso, podem infectar. Por isso, é necessário estar muito atento, e perante a aparição de sangue ou crostas, consultar imediatamente o médico, para que indique um tratamento antibiótico adequado, por não menos de 10 dias. Ainda assim, quando se apresentam na zona da fralda, é necessário utilizar um bom creme isolante, para preservá-los da humidade e da maceração. Quando as lesões são muito grandes, se bem que com o tempo a coloração desapareça, é possível que a bolsinha permaneça. Nesse caso, de acordo com a localização e as características do hemangioma, é possível recorrer à cirurgia plástica.
Os angiomas planos
Diferentes dos hemangiomas, que têm três etapas – crescem, repousam e regridem -, os angiomas planos podem não desaparecer. Habitualmente costumam apresentar-se na nuca, na zona do entre as sobrancelhas (picada de cegonha), no dorso do nariz, e na parte superior do lábio, que não se revestem de importância podendo desaparecer ao longo dos anos. Existem outros chamados manchas de vinho do Porto, umas malformações vasculares que afectam os capilares, completamente planas e de cor púrpura ou vermelho escuro, que aparecem na cara ou nas extremidades.


São perigosos?


Quando se apresentam na zona média do rosto e seguem o percurso do nervo trigémeo (raiz do maxilar superior, inferior e oftálmico), devem observar-se durante o primeiro ano de vida, mediante ressonância magnética, para descartar possíveis complicações neurológicas ou oftalmológicas. Nesta localização, os angiomas planos – ao contrário dos hemangiomas – podem ser perigosos, já que costumam estar associados ao compromisso do sistema nervoso central. Quando as malformações vasculares afectam os membros (um braço ou uma perna), à medida que a criança cresce e embora o tamanho da mancha não se modifique, pode chegar a produzir-se um aumento dos tecidos musculares e ósseos debaixo dela. Assim, o membro afectado adquirirá um tamanho maior que o outro. Mas, não desespere! Além de ser pouco frequente, pode solucionar-se mediante tratamentos específicos. Não obstante, salvo que surjam complicações ou se localizem em algum sítio perigoso, os angiomas planos não requerem tratamento excepto por razões de estética, em cujos casos se utiliza o laser, que fecha os vasos sanguíneos e “apaga” a mancha.

Esses famosos desejos


Apesar do que muitas mamães possam crer, os angiomas não estão relacionados com os famosos “desejos” não satisfeitos durante a gravidez. O que a mãe coma ou os medicamentos que tenha de tomar durante a gestação, não têm nenhuma influência sobre este tipo de lesões. Assim, não se sinta culpada! Se o seu bebé nasce com alguma manchinha, nada tem a ver com aquelas frutinhas que não pôde comer. E se o seu bebé tem um hemangioma, o melhor é ter uma boa dose de paciência, já que só desaparecerá com o tempo.
Para recordar

Os hemangiomas só requerem tratamento quando sangram, quando se infectam ou ulceram, se comprometem estruturas vitais, ou quando obstruem orifícios naturais, como o nariz, os olhos ou a laringe.    Em nenhum caso o tratamento é cirúrgico, e raramente se requer uma biopsia.     Se o hemangioma é magoado e sangra, só se deve comprimir com uma gaze esterilizada durante cinco minutos. Se for necessário, pode limpar-se previamente com algum desinfectante ou com água oxigenada.


Abraços,

0 comentários:

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design