Outubro Rosa

13 de outubro de 2012 26 comentários

O Dicas das Mamães de hoje vem abordar um tema muito importante voltado a todas as mulheres, independente de serem mamães ou não: a prevenção ao Câncer de Mama.

Durante o mês de Outubro são realizadas algumas ações que têm o objetivo de chamar a atenção para prevenção e diagnóstico precoce, através da realização dos exames periódicos. Este movimento popular é conhecido como Outubro Rosa.

Imagem: showseventosdeteresina.com.br


O que é o Outubro Rosa?

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). 

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org). 

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente. 

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo. 

Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial "Outubro Rosa", que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. 

O importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais. 

Fonte: http://www.outubrorosa.org.br/

Fica a dica do Mamães em Rede: aproveitando a campanha "Outubro Rosa", esta é uma ótima oportunidade para fazer os exames de rotina, mas, o cuidado deve se fazer presente durante todo o ano, através da realização do auto-exame e mamografia periodicamente.


Imagem: www.facebook/chadepalavras

* Em apoio à causa, colocamos um filtro rosa nas nossas fotos, que ficará durante todo o mês de Outubro. Esta é a contribuição do Mamães em Rede ao Outubro Rosa.








26 comentários:

  • Coisas da Lara disse...

    Pensa num assunto mega importante.... Pensa num assunto 'temido'... Pensa num assunto que MR tinha que abordar.... TÁ AQUI! Parabéns, Ju. BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br

  • Caroline Carvalho disse...

    Queridas, adorei o post, importantíssimo lembrar esta causa que todos estamos apoiando.
    Puxa, queri ter participado da BC, mas meus gêmeos adoeceram, somente hoje consegui entrar na net. Será que ainda posso participar...
    Beijos
    www.varaldospassarinhos.blogspot.com.br

  • Anne Lieri disse...

    Oi Juliana!Ficou super legal essa dica!O cancer de mama tem cura se for descoberto logo e a própria mulher pode estar sempre atenta!Adorei o filtro rosa nas fotos!Já postei o selinho de vcs no meu blog!Bjs e bom sabado!

  • Paula Martinelli, a Mãe da Catarina. disse...

    Arrumar um tempinho durante o dia para cuidar da gente é tão importante. Mesmo com a rotina, com a correria... é um minutinho para fazer o auto exame. E o melhor... é de graça!
    Prevenção é tudo!!! E quando diagnosticado o probleminha precocemente, a chance de cura é gigantesca!
    Beijos
    Paula Martinelli
    minhamaternidade.blogspot.com

  • Patricia Charleaux disse...

    Como tenho um histórico de câncer na família , minha tia materna, tenho que fazer exames tod ano também por ter vários nódulos os quais tenho que ficar de olho!Recomendo a prevenção sim, ainda mais porque somos mães e nossos filhos precisam das suas mães com saúde!!BJs

  • Cristina Chabes disse...

    Oi Juliana taí um ótimo tema para uma blogagem coletiva.
    Eu apoio essa iniciativa.
    Já tive cancer de mama e fui salva por fazer exames períodicos.
    Tive que tirar as mamas e colocar uma protese, mas quer saber......eu amo meus peitos
    Falar sobre o assunto sempre incentivou muitas amigas a ir ao médico
    Beijocas a todas
    Cris Chabes

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design