Jogos de Raciocínio

10 de novembro de 2012 22 comentários
O quebra-cabeça, o jogo da memória e o jogo dos sete erros são jogos de raciocínio que exigem percepção. Nem sempre é fácil para uma criança de 3 anos, por exemplo, encontrar as sete diferenças entre uma cena e outra. Porém, não é preciso esperar os cinco ou seis anos da criança para estimular a criatividade que já anda, desde cedo, a mil. Note que a perícia, por vezes, está mais na brincadeira do que na lógica. Os jogos de raciocínio são atividades desenvolvidas para estimular as áreas cognitivas, o poder de observação e possuem níveis relativos de dificuldade. É possível encontrar desempenhos razoáveis em crianças a partir de três anos, observar as habilidades da criança para reconhecer imagens, e claro, estimular a criatividade e a diversão. Além do estímulo cognitivo e criativo, outro benefício importante dos jogos de raciocínio é o desenvolvimento psicomotor. Pode-se afirmar, então, que os jogos de raciocínio são uma das recreações que favorecem a auto-estima da criança por causa da afetividade que se estabelece entre pais e filhos durante a brincadeira; e a psicomotricidade, por causa do desenvolvimento corporal e mental. Ou seja, são atividades indispensáveis à formação da personalidade.

Esses jogos de inteligência e visão estão disponíveis também on-line ou, quem preferir, em CD, com diversos temas infantis. Os Clássicos e as Virtudes (Editora Vale das Letras) é um dos temas de nosso arquivo pessoal. Por isso as imagens não estão melhores, elas foram tiradas da tela do computador quando a minha filha brincava. Divirta-se!






22 comentários:

  • Cozinha de Mulher disse...

    Renata minha linda.. esses joguinhos são bom por demais..
    Vou te contar um segredo tá? srsr
    Até hoje eu gosto desses joguinhos... e brinco..
    Não espalha rsrs
    Eu e as formiguinhas adoramos montar quebra cabeças.. o último tinha 500 pecinhas... e foi uma festa..
    passamos uns 03 dias pra montar..
    Nosso próximo desafio é um bem maior...
    Momentos assim são únicos né amiga..

    Beijinhos viu?
    E um sábado mais que lindo pra você e a princesa Laura..

    Sheila

  • Renata Diniz disse...

    Sheila! Segredo nosso. Até porque eu adoro também essa e outras brincadeiras de criança! E eu tive infância, hein!! Beijos e maravilhoso fim de semana para você e formiguinhas!!!

  • Juliana Reis disse...

    Rê, minha linda, muito bom este post! Dudu tem 3 anos e já tem jogo da memória e quebra-cabeça, bem simples e com ajuda ele já tá aprendendo. É preciso estimular! Beijo, Ju

  • edumanes disse...

    Jogo de memória
    O quebra-cabeças
    Uma linda história
    Para crianças
    Os mais velhos
    avivarem a memória!

    Obrigado pela sua visita,
    bom fim de semana,
    um abraço
    Eduardo.

  • LUCONI disse...

    Muito boas dicas Renata, fico encantada vendo as facilidades que os dias de hoje têm, os meus meninos pequenos não tinha tantos jogos e nem se falava em estimulá-los através de jogos, neste ponto o mundo evoluiu de uma forma bastante positiva, beijos Luconi

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design