Amamentação e o “Chá da Mamãe”!

3 de novembro de 2012 35 comentários
Sábado é o dia de Dicas! Claro que eu não sou a dona da razão e, nem sempre, o que funcionou comigo será útil para você. Não sou especialista no assunto e muito menos ativista da amamentação. Gostaria apenas de compartilhar a minha experiência sobre este assunto e, quem sabe, ajudar alguém!
-----------------------------------------------------------------
 Imagem retirada daqui.
Sempre soube que amamentaria meus filhos, mas não tinha ideia de como isso poderia ser difícil. Estudei, questionei e me informei sobre esse assunto durante toda a gestação.
Meu leite desceu no dia seguinte ao nascimento da Catarina. Ainda estava no hospital e aproveitei ao máximo as instruções que recebi. Mesmo assim, o começo foi muito difícil. Com a descida do leite veio o incomodo, a dor. Muitos banhos, massagens e compressas de camomila foram essenciais nesse período.
Sai da maternidade sem problemas para amamentar. Tinha leite suficiente e tanto eu, como a Catarina, já sabíamos o que fazer. Nunca me prendi a horários para dar o peito. Amamentar de 3 em 3 horas?! Isso não funcionou aqui. Sempre estava disponível. Isso resultou em intervalos curtíssimos de descanso, mas não me arrependo.
Claro que nem tudo são flores...  
Quando a Catarina estava com 2 meses, eu passei por uma série de situações que me magoaram, me machucaram... resultado?! De um dia para o outro o leite diminuiu e muito. Quase acabou. Estresse, de qualquer natureza, não combina com amamentação. Graças a Deus eu consegui superar e não foi preciso entrar com nenhum tipo de complemento.
Com 4 meses descobrimos a APLV (Alergia a Proteína do Leite de Vaca)... foi um período horrível. Pretendo fazer um post especial sobre a APLV, por isso não vou entrar em detalhes agora.
Amamentei a Catarina até 1 ano de idade. Por várias vezes me desesperei... achei que não conseguiria, mas nunca desisti! Sempre soube a importância da amamentação. O vínculo que se forma, a troca de olhares, é um momento único na vida. É uma forma de dar amor, de dar saúde. Sinceramente... sinto muita saudade! Eu era tudo que a minha filha precisava!
Aprendi e chorei muito durante esse período, mas o mais importante foi nunca ter desistido.
Valeu a pena!

-----------------------------------------------------------------

“Se você quer um motivo para dar o peito, nós damos dez.
1. O leite materno é o melhor e mais completo alimento que existe para o bebê
2. Até os 6 primeiros meses de vida, o bebê não precisa de nenhum outro tipo de alimento, basta o leite materno
3. A criança que mama no peito cresce e se desenvolve melhor. Lembre-se: os 6 primeiros meses são os mais importantes para o desenvolvimento do bebê
4. A digestão do leite materno é mais fácil. Isso diminui as chances do bebê sofrer com enjôos e cólicas
5. O leite materno previne infecções, obesidade, colesterol alto e diabetes. O bebê cresce mais forte e sadio
6. Está comprovado que bebês alimentados somente com leite materno, nos 6 primeiros meses de vida, ficam menos sujeitos a alergias
7. O leite materno é de graça, está sempre pronto e na temperatura ideal
8. A amamentação previne hemorragias maternas no pós-parto
9. Amamentar reduz o risco de câncer de mama e de ovário
10. Além de tudo, amamentar é um ato de amor e carinho, tanto para a mãe quanto para o bebê. Observe como o seu filho fica mais tranquilo quando você o amamenta”

-----------------------------------------------------------------
Amamentar não é uma tarefa fácil. E detalhe, nós só descobrimos isso na hora “H”. Então, segue algumas dicas que tirei da minha experiência:
* É preciso superar os milhares de incômodos do começo, principalmente a descida do leite.
* Estar disponível em tempo integral é fundamental... não acredite que o seu bebê só vá mamar de 3 em 3 horas – não é bem assim...
* Quanto mais você der de mamar, mas leite você vai ter.
* Durma bem, descanse, esteja tranquila quando estiver dando o peito... o estresse atrapalha e muito!
* Cuide muito da alimentação! Não coma alimentos gordurosos nos 3 primeiros meses... sim, o chocolate entra nessa! Isso é importante para evitar as terríveis cólicas do recém-nascido.
* Todo mundo tem medo do leite secar. Eu tive e quase passei por isso. Tomei litros do milagroso “Chá da mamãe”.
Essa é a minha “Super Blaster Dica”!!! O “Chá da Mamãe” da marca alemã Weleda!!!
Imagem retirada daqui.
Segue descrição do todo poderoso:
* Apresentação: Composto de ervas que estimulam a produção de leite materno.
* Composição:
- Alcarávia (Carum carvi L.) Frutos
- Funcho (Foeniculum vulgare Mill.) Frutos
- Erva-doce (Pimpinella anisum L.) Folhas
- Rosa Silvestre (Rosa canina L.) Frutos
* Modo de Usar: Um saquinho para cada xícara de água fervente. Deixar de 3 a 5 minutos, até o sabor e o aroma ficarem ideais, e se preferir adoce. Tomar 1 ou 2 xícaras de chá,  3 vezes ao dia.
Juro, funcionou! E o melhor de tudo, é natural!!!
É possível encontrar em farmácias de manipulação, lojas de produtos naturais, ou pela internet.
Cada caixa contém 15 saches e o preço médio da embalagem é de R$12,00!
Essa foi a minha dica! Produto testado, aprovado e recomendado!

35 comentários:

  • Anne Lieri disse...

    Paula,quando amamentei a Leticia há 18 anos atrás não ouvi falar desse chá,mas procurava me alimentar bem sempre e não comer porcarias!...rss...linda sua história e acho que toda mulher passa por essas dores no inicio da amamentação,mas o importante é persistir pois vale muito a pena!bjs,

  • Anônimo disse...

    Paula! A amamentação realmente não é um período fácil. Tudo é muito novo para nós, mamães e para eles, filhos. Eu amamentei Laura durante 6 meses e me sinto muito feliz por termos tido, eu e ela, experiência tão especial como essa. O chá eu não conhecia. Mas, agora tenho uma ótima dica para repassar. Beijos!

  • Gleysa Lopes disse...

    Show de bola essa dica em Paula!
    Concordo com vc a amamentar e tudo de bom, que no final esquecemos as coisas ruim...eu ainda amamento heitor ja esta com 1 ano e 4 meses e pretendo ir ate os 2 anos!
    Parabens pelo post!
    Bjs

    Gleysa

  • Unknown disse...

    Paula,
    Pra mim, amamentar foi algo tranquilo... pra falar a verdade, acho que tive uma amamentação dos sonhos e um desmame perfeito. A parte mais difícil foi quando a médica disse que o leite não tava sendo suficiente... chorei muito, e troquei de médico!!
    Parabéns pelo sucesso na amamentação1!!

  • Cris disse...

    Olá!! Mt importante este post. Eu ainda amamento o meu bebê e acredito q por isso até hj ele é saudável.
    Tenho um selinho pra vcs lá no blog, bjss
    http://cphilene.wordpress.com/2012/11/03/meu-1o-selinho/

  • Chris Ferreira disse...

    Oi Paula!
    Que texto ótimo. Muitas mamães passam por muitas dificuldades pra amamentar, mas depois conseguem.
    Que bom que vc conseguiu e até 1 aninho amamentou.
    Eu amamentei a Flávia até os 9 meses, ela não quis mais mamar depois... ela se desmamou.
    Mas no início também foi difícil pra mim amamentar, só que perseverei e tudo deu certo.
    Gostei muito de todo o post, parabéns.
    Nós todas da Equipe Recanto gostaríamos de deixar um super beijo pra você e pra todas as Mamães em Rede.

  • Paula Martinelli, a Mãe da Catarina. disse...

    Todo esse período desde o início da gravidez, até o final da amamentação, é um “estresse” para o corpo da mulher. Querendo ou não, dividimos todos os nossos nutrientes com o pequeno. Acho fundamental ter bons hábitos alimentares, se cuidar um pouquinho.
    Obrigada pelo comentário, Anne!!!
    Beijos,
    Paula Martinelli
    www.minhamaternidade.com

  • Carol Meoli disse...

    Sou 100% amamentação. E sempre digo que adoraria ter amamentado mais minha filha. Mas amamentei o tempo necessário que os médicos indicam, até os 6 meses. Mas depois ela não quis mais pra minha frustração de tristeza. Até hoje eu tenho leite... rs
    Tomei bastante chás durante a amamentação, principalmente de camomila e erva doce.
    Adorei as dicas, e parabéns pelo post Paulinha!!!

    Beijos

  • Ateliê Fiorelli disse...

    Paula, eu também tomei o chá e ajudou e muito, mas obtive um resultado muito maior com uma receita que aprendi com a tia avó de meu marido... receita: 200ml de chá mate morno + 2 colheres de sopa de leite em pó, pode adoçar se quiser, bata bem, deve ser tomado antes de dormir e ao acordar, a diferença foi brutal, rs, após uma semana os seios aumentam e o leite acaba sobrando... se lembrar, o mate faz parte da dieta de vacas leiteiras, fazendo o sentido de tudo... beijão - saudade de você - Rafa

  • Anônimo disse...

    GOSTARIA DE SABER SE ESSE CHÁ MATE QUE A RAFA (ATELIÊ FIORELLI) DEU A RECEITA É O CHÁ MATE COMUM (TIPO MATE LEÃO) OU É AQUELE MATE DO RIO GRANDE DO SUL.
    BEIJOS!!! MAGNÓLIA, MÃE DO SAMUEL, 6 MESES

  • Nubia Kalenski disse...

    Oi Paula, adorei o post ja li de tudo e até agora não vi nada parecido com o meu passei por muito estresse depois do parto e amamentei durante 1 mes o leite de repente foi diminuindo e não era suficiente a minha filha mamava a toda hora e sempre que ela pedia eu dava nunca me recusei, so que o peito não enchia mesmo assim dava so o peito, chegou uma hora que desisti comecei dar a formula depois de uns 15 dias percebi que o leite não secou totalmente ainda pinga rsrsrs pinga mesmo estou tomando plasil mas ainda não vi resultado vou esperimentar o chá da mamãe, tenho uma filha de 8 anos e amamentei até 6 meses, será que o leite vai voltar? mesmo assim vou continuar.
    bj

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design