Educação Cidadã em busca de um Brasil melhor

15 de novembro de 2012 21 comentários
Para começar, um pouco da história... 
O movimento Proclamação da República consiste quando o Brasil deixa de ser imperial e passa a ser República Federativa. O seu dia foi 15 de novembro de 1889, feita por Marechal Deodoro da Fonseca, na cidade do Rio de janeiro. Após o último abalo contra a Monarquia que foi o fim da escravidão o império perde o auxílio dos escravocratas que aderem à República. Assim civis militares e os republicanos históricos partem para cima do império. Nesta data, o Marechal demitiu todos os membros do Conselho de Ministro e o presidente, com o apoio dos republicanos, e assinou o documento de governo provisório.




Esta data é marcante na história do Brasil. A república é um avanço ao nosso país, tão importante e necessária ao progresso. Entretanto, aprendemos na escola a história do Brasil, que está presente nos livros, como uma situação bem distante de nós, mas a história também é construída no presente, a nossa realidade de hoje é a história do Brasil do futuro. 

Vemos hoje a avanço e retrocesso andando juntos. Pois, democracia sem educação cidadã é mera ilusão, a população e a sociedade necessitam da conscientização sobre a democracia, a cidadania e o exercício do voto. Principalmente as crianças, que são os eleitores do futuro. 

Nossos filhos são os eleitores de amanhã. Por isso, precisamos plantar a sementinha do real sentido de cidadania, que temos direitos e deveres na sociedade a qual fazemos parte. A democracia implica no poder de escolha nas mãos da população, mas, sem consciência política, este poder pode ser usado de forma errada e o avanço acaba virando retrocesso, e infelizmente vemos muitos casos neste sentido atualmente. 

Cabe aos pais orientar o caminho do exercício da cidadania, conversando sobre o assunto e, principalmente, através do exemplo. Elas precisam entender seu papel na sociedade, e, além de conhecer a história do Brasil, ter o interesse em fazer a sua parte enquanto cidadão. Seria muito bom se a própria escola auxiliasse neste processo de conscientização. É o que propõe o método “Educação Cidadã”: que todos tenham acesso a um ensino de qualidade é o princípio da educação para a cidadania. O princípio da educação cidadã para a formação de cidadãos é de que todos tenham acesso a ela. Esta é a proposta de Genoíno Bourdignon e trabalhado por Paulo Freire. A proposta é de um movimento que contribua para a formação de uma nova cidadania, com eixos como gestão democrática e princípios de convivência. Isso implica que a educação seja do acesso de todos e, mais importante, tenha qualidade e respeite as diferenças culturais e regionais. Fórum Mundial de Educação 2004

Segundo seus defensores, a escola não tem a função de ensinar apenas as matérias básicas, tais como, português, matemática, história, geografia, física, ou matérias técnicas como mecânica, eletricidade, computação, administração, etc, mas sim, a escola deve introduzir no ensino paradigmas sobre direitos humanos, movimentos sociais, relações trabalhistas, meios de produção, dentre outros. A educação cidadã visa chegar a uma escola progressista. 



Portanto, as crianças, que são o futuro do nosso país, precisam ter acesso a uma educação cidadã. Através do aprendizado, conhecimento e exemplo elas chegam à prática da cidadania com a capacidade de fazer suas próprias escolhas e ser responsável por elas.

Gosto de ser gente porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir mais além dele." Paulo Freire


21 comentários:

  • Anônimo disse...

    Ju! Essa é a esperança dos pais que desejam um futuro melhor para os filhos conviverem em sociedade. Gosto muito do historiador José Murilo de Carvalho que diz que a cidadania no Brasil é um longo caminho. Isto é, não está pronta. Mas, conforme o post diz, pode ser construída através do nosso exemplo para os nossos filhos. Que saibamos conscientizá-los a serem diligentes no exercício da cidadania. Pois esse Estado Republicano ainda não é o dos nossos sonhos. Parabéns pelo post, Ju! Beijos!

  • Anônimo disse...

    Nossa, mas demorou pra ter aula de política nas escolas.
    A gente ouve muito: "Não gosto de política, odeio!" e mal sabem como é importante estarmos por dentro de tudo porque diz respeito a nossa vida e a vida de nossos filhos. Confesso que eu não entendo muito, sabe? Mas procuro me informar para informar o Miguel quando for a hora e plantando a sementinha para um futuro melhor.

    Beijos e bom feriado!

  • Cida Kuntze disse...

    Jú, você escreveu super bem.
    Muito apropriado pra esse dia, pra pensarmos sobre isso, pois nossos filhos estão crescendo e precisamos dar bons exemplos e ensiná-los a serem bons cidadãos.
    Precisam crescer exercendo a cidadania.
    Beijos querida e um abençoado feriadão.

  • Vinter Zamprogno disse...

    Toda mãe quer um futuro melhor pro filho, cabe a nós ensinar e orientar os nossos filhos para que futuramente possam ser melhores eleitores do que os que tem hoje, melhor cidadãos!

    As escolas deveriam ter educação política para que no futuro nossos filhos tambem saibam analisar as coisas de melhor maneira, acho que muito dos probleminhas que existem hoje são a falta de educação política, espero que os meus ensinamentos façam efeito!

  • Genislene Borges disse...

    Ju, as escolas não estão preocupadas em formarem cidadãos... o que é uma pena... lembro de conceitos importantes que aprendi nas aulas de Moral de Cívica...
    Sabe que esse ano, nas eleições, eu expliquei algumas coisas para JM e ele foi votar com a gente! A educação cidadã começa em casa.
    ADORO TUDO O QUE VC ESCREVE! SOU SUA FÃ AMIGAAAAAAA!

    Bjus, Genis
    mamaegenis.blogspot.com.br

  • Unknown disse...

    Que post Ju!

    Tem uma música que diz que "quando nasce uma criança o mundo inteiro sorri, porque brilha a esperança de algo bom que estar por vir".

    Você tem toda razão, nós pais devemos "ensinar" a cidadania e a melhor maneira é através do exemplo.

    Beijo!


Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design