Limpeza do umbigo

19 de novembro de 2012 20 comentários

Uma das coisas que me deixou bastante nervosa foi a limpeza do umbiguinho do meu filhote. Eu já tinha visto bebês com umbigos ainda por cair, mas nunca tinha visto o umbigo assim que nasceram. É muito diferente e assusta um pouco, dá medo de pegar e machucar. Mas vamos lá não é, ser mãe é isso aí, é ter coragem e o pequeno precisa de cuidados.



Então como começar a limpeza?  Fiz um passo a passo baseado na minha experiência, lá vai.

 Lista de material que será usado na limpeza:


- Gaze

- Cotonetes

- Álcool hospitalar a 70% (não pode ser usado álcool comum)

- Algodão

Limpeza do umbigo:

Na hora do banho quando for retirada toda a roupa do bebê, retire também a gaze que foi colocada ainda no hospital, não tenha medo, o umbigo não doi. 
De o banho no seu bebê e lave também o umbigo dele com água e sabonete neutro. Na hora de secar a criança seque também o umbigo, com muito cuidado e sem esfregar ou puxar. Agora com o umbiguinho lavado e seco, umedeça 1 ou 2 gazes com algumas gotinhas de álcool hospitalar e envolva o umbigo com a gaze. Na hora de colocar a fralda no bebê deixe o umbigo fora da fralda para que ele não seja contaminado com urina e fezes. Lembre que o umbigo deve estar sempre sequinho.  A troca do curativo deverá ser feita de 3 a 4 vezes ao dia.


Troca  do curativo:

Retire a gaze que você colocou anteriormente e limpe o coto umbilical com um cotonete umedecido em álcool. Após fazer a limpeza refaça o curativo com gaze.


Queda do umbigo:

O umbigo deve cair de 7 a 15 dias.
O umbigo do meu filho caiu com 9 dias.
Após a queda do umbigo ficará uma saliência , como uma bolinha no umbigo. Ficará assim até que o umbigo cicatrize e no lugar da bolinha teremos o buraquinho do umbigo. Muito importante, após a queda do umbiguinho pare de fazer a limpeza com álcool senão não ocorrerá a cicatrização. Lave normalmente com água e sabonete e seque normalmente. 
Caso o umbigo apresente vermelhidão ou mau cheiro procure imediatamente  seu pediatra.



20 comentários:

  • Genislene Borges disse...

    Amigaaaaaaaaaaaa, o umbigo de JM caiu com 21 dias, acredita!? Mas a pedi disse que até 25 dias é normal... ufa...
    Super legal as suas dicas, aqui quem cuidou disso foi a vovó...rsrs
    Bjus e ótima semana, Genis

  • Unknown disse...

    Que post Salua!

    O umbigo do Álvaro demorou 17 dias pra cair!!! Mas fui eu mesma quem cuidei. No início tava fazendo errado, não seca direito. Mas quando a pediatra me ensinou aí foi moleza. Meu marido tinha pavor, achava que doía, rs.

    Beijo!

  • Unknown disse...

    Amei o post!!
    Do meu filho recomendaram não tirar o clip e nem colocar gaze. Foi ruim, pq o clip machucava, e não conseguia limpar direito. Aí, ao invés do umbigo 'cair' direitinho, fez tipo uma herniazinha... espero que esse não tenhamos problema com umbigo! Beijos!

  • salua disse...

    Obrigada Ju, nossa super rápido hein, eu segui a orientação da enfermeira no hospital, ela me ensinou errado, me disse que o a fralda deveria cobrir o umbigo, isso fez com que ele ficasse úmido. Resolvi deixar para fora e ele ficou sequinho.

    Resumindo, fui bem melhor sozinha.

    Beijos

  • salua disse...

    Genis, acredito sim, pois a queda varia muito de bebê para bebê.

    Mas a queda, sem dúvida e uma marco, que não esquecemos.

    Guardei o do Jan Albert, num porta jóia...

    Beijos

  • salua disse...

    Oi Reflexões,

    Nossa amiga, não sei porque ensinam errado ... muito triste isso.

    Mas tenho certeza que o próximo você vai tirar de letra, agora sabe como fazer.

    Obrigada pela presença linda.

    beijos

  • Anônimo disse...

    Salua! Ótimo post. O umbigo da Laura caiu com 7 sete dias e nos primeiros dias eu tive muito receio de mexer e fazer algo errado. Depois fui ganhando segurança e deu tudo certo. Beijos!

  • ELAINE disse...

    Parabéns pelas dicas e informações úteis! Agradecendo sempre o carinho e comentário gentil! Também me desculpando por muitas vezes demorar para aparecer..... Está cada vez mais difícil visitar a “todos” como gostaria.... Tenho tentado alternar e demora.... Mas eu volto!....
    Aproveitando pra desejar um Natal iluminado pelo brilho da Estrela de Belém! Que o amor do Cristo se faça sentir em todos os corações, abençoando todos os dias do ano vindouro!
    Um início de semana de muita paz e alegria!
    Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

  • Gleysa Lopes disse...

    Otimo post Salua! E muito importante tb, no começo fiquei com medo de mexer no umbigo depois que fui ganhado confiança, mas como eu tinha feito um curso de gestante, aprendi que era muito importante deixa-lo seco, o do Heitor caiu com 8 dias!
    Esse post vai dar segurança para as mamães de primeira viagem!

    Bjs

    Gleysa

  • salua disse...

    Olá Elaine,

    Querida muito obrigada pela presença!

    Não há o que se desculpar, todas nós somos mães e sabemos como é corrida a vida, mil ideias, mil coisas a fazer e o tempo sempre curto.

    Beijos

  • salua disse...

    Obrigada Gleysa!

    Menina a insegurança é gigante, eu na hora fiquei sem saber o que fazer, mas respirei fundo e fiz e ai que medinho de machucar o pequeno, mas graças a Deus fiz tudo certinho.

    beijos

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design