Olhos, pra que te quero?

13 de dezembro de 2012 15 comentários


Visão é daquele sentido que vai além de enxergar as coisas. Ver é para quem não tem medo do novo e tampouco se intimida com os obstáculos à sua frente. Ir ao Himalaia, viajar para as praias brasileiras, conhecer museus e sempre ter uma novidade para contar, faz parte de um mundo onde tudo é possível: o universo da imaginação. O lema desse universo é para todos quantos observam o mundo como ele é. Hoje é o Dia Nacional do Deficiente Visual. Triste por isso? Que nada! Mais penosa e limitada é a vida dos desprovidos dos olhos do coração. Os deficientes visuais, por vezes, sem lamentar ou reclamar da sua condição, são exemplos contagiantes de como encarar o mundo de outra forma. Histórias lindas de muitos lugares nos mostram que com criatividade tudo é possível. É preciso conhecer a aventura de se divertir mais com os olhos da emoção. Para ir a lugares diferentes e divertidos não importa, necessariamente, a condição física do olho. Importa a naturalidade e a poesia que mostra um mundo de possibilidades a quem, com otimismo, sabe que pode muito. Para além da terra dos cegos há um porto de águas profundas. Não sejamos cegos para notar e corrigir deficiências de uma visão encravada numa ilhota estreita. Enxergar é uma vantagem que inclui, também, o esforço pela generosidade. Compreender as dificuldades do deficiente visual é entender as oportunidades de se exercer a generosidade. Que os programas de educação envolvam, primeiramente, a família e a comunidade. Fundamental mesmo é ter bom senso. Cegueira não é o fim do mundo. Todavia, é preciso reabilitação para superar as dificuldades e reagir bem a cada vento que traz mudanças. Que os olhos possam ser bússolas morais de valores para sustentar a vida. A data de 13 de dezembro é, portanto, uma ótima oportunidade para refletirmos sobre isto.



Deficiências - Mário Quintana

"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

"Louco" é quem não procura ser feliz".

"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria.

"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão.

"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

"Diabético" é quem não consegue ser doce.

"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.

E "Miserável" somos todos que não conseguimos falar com Deus.

15 comentários:

  • Juliana Reis disse...

    Lindo, lindo... perfeito!
    Que profundo isso: "...é preciso reabilitação para superar as dificuldades e reagir bem a cada vento que traz mudanças." Isso não é fácil amiga, mas é possível.
    Beijo,
    Ju

  • Fernanda Reis disse...

    Parabéns pelo texto e pelo assunto! As deficiências de todas as ordens são mais comuns do que a gente imagina. Por isso, é preciso ensinar as crianças os valores inclusivos de tolerância e igualdade. Assim, certamente, construiremos um mundo mais inclusivo para as pessoas com deficiência.

  • Mamãe Nádia disse...

    De vez em quando é bom tirarmos os olhos do nosso próprio umbigo e pensarmos um pouquinho mais no próximo e nos problemas que eles tem a enfrentar.
    Muito bom o post!
    Beijo!

    www.mamaenadia.com
    www.asosmamaenadia.com

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design