Purê de Batata com Abobrinha

12 de dezembro de 2012 13 comentários
Olá,
 
A receita de hoje faz parte das manobras que a vezes temos que fazer para que nossos rebentos comam determinados alimentos.
 
Com certeza, o ideal é que coloquemos no prato e eles comam, mas na prática, na vida real não é a assim que funciona...
 
E eu prefiro que coma "sem saber", do que não coma, e não aproveite o nutriente...
 
Vamos a receita?
 
 
Purê de Abobrinha
Ingredientes:
 
3 batatas médias ou duas grandes;
1/2 abobrinha;
1 colher de requeijão;
Leite;
Queijo Ralado;
Tempero a gosto
Modo de Preparo:
- Cozinhe bem as batatas;
- Amasse-as e coloque sal, leite e o requeijão;
- Misture tudo bem e reserve;
- Refogue bem a abobrinha* (que pode ser ralada ou cortada bem pequeninha) com pouquinho de azeite e temperos;
- Na mesma panela da abobrinha refogada misture o purê de batata (é importante misturar bem, para que a abobrinha fique bem disfarçada);
- Coloque em um refratário, adicione queijo ralado e leve ao forno para gratinar (essa parte é opcional, é que eu adoro pratos gratinados).
*: A abobrinha pode ser com ou sem casca.
Essa quantidade serve 2 ou 3 porções.
 
Curiosidades do prato de hoje:
 
 
 
Abobrinha: Originária das Américas (do sul dos Estados Unidos ao Peru). É rica em niacina e fonte de vitaminas do complexo B e vitamina A. Potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio  também são encontrados em sua composição. Por ser uma excelente fonte de fibras e por conter grandes quantidades de água em sua composição (cerca de 90%) a abobrinha é um alimento de fácil digestão e muito utilizado pra regular o funcionamento do intestino. Também é um ótimo alimento para controlar enjoos e tem ação vermífuga.
 
 
 
Batata: A batata é um tubérculo rico em carboidratos. Possui baixa quantidade de gordura. Contém vitaminas do complexo B e vitamina C. Ao natural, 100 gramas de batata possui, em média, 65 calorias. Porém, quando frita este número cresce bastante. É muito utilizada na culinária em saladas, acompanhamento de carnes (frango, peixe e boi), purês e frita. A batata possui fósforo (em boa quantidade), ferro, potássio e cálcio. A China é o maior produtor de batatas do mundo. A batata é uma fonte importante de amido.
 
Leite, queijo, requeijão: Ricos em Proteínas. Contém vitaminas hidrossolúveis (riboflavina) e lipossolúveis (vita­minas A e D). Os minerais presentes são cálcio, magnésio, potássio e sódio.
 
Deu para ver que mesmo simples, essa receita é bem nutritiva para nossas crianças e para a família toda, não é mesmo?
 
Teste essa receita e nos conte como foi!!
 
Grande Abraço,
 
 
 
 
 

13 comentários:

  • Divagações da Mamãe Tê disse...

    Falou que é requeijão (queijo em geral), verduras e legumes. ADORO! Gosto muito da mistura com verduras em folha..
    Fica um sabor muito bom...

    Aqui em casa até pizza comemos com folhas...rs... Acostumamos!

    E sou como você.. amo um gratinado.. aqueles bem douradinhos..
    Vou tentar fazer aqui..

    Beijocas..

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