Vozes do Circo

27 de março de 2013 25 comentários


Resgatar a cultura do circo é como ter à mão direita o Rosário de Contas da tradição e fé na arte. Magnífica, a arte circense provoca imensa curiosidade no público. Portentoso, o espetáculo diz da tradição e conserva qualidade por intermédio dos artistas. Em alguns lugares, o circo tem caído no esquecimento tornando-se menos conhecido pela criança de hoje. Imponente, o circo precisa permanecer no trono como um dos patrimônios mais importantes da humanidade. Pois, mais do que isso, o circo tem o poder de fazer e transformar um país. Através da preservação, memória, produção e educação para as artes, a cidadania vem e ocupa o lugar dela. Gente é tocada pelo cenário mágico e pelos personagens que dão vida ao circo. Com o objetivo de promover e valorizar as artes cênicas, o circo retrata a criatividade do ser humano. O circo é festivo, mas é também disciplinado. Com uma linguagem própria, a arte é uma escola que leva às mais diferentes experiências. Pelo dia vinte e sete de março, o Dia do Circo, um viva pela ousadia e singularidade!


25 comentários:

  • chica disse...

    Lindo! Sempre levei meus filhos aos circos e hoje ainda levo netos. Mas as coisas mudaram. Fico com pena dos trabalhadores , palhaços, trapezistas que nos intervalos se revezam em vender pipocas, algodão doce,etc. Se viram pra conseguir manter o espetáculo.

    Parabéns à eles pelo dia! beijos,chica

  • Bolhinhas de Sabão para Maria disse...

    Parabéns ao mundo circense hoje e sempre!

    Os aplausos são para todos os dias.. São artistas incomparáveis...Fazer a alegria das pessoas e agradar a todos não é tarefa tão fácil.

    Devemos aplaudi-los de pé.

    Hoje os circos são voltados mais para os espetáculos musicais e outros, sem os animais. Infelizmente nem todos ainda são assim, mas a conscientização anda chegando.

    Os pobres bichinhos não tem que ficar expostos daquela forma, sendo escravizados.. Eles não são felizes..

    Mas o circo, o formato com sua lona caída e um mastro avisando que o circo chegou, suas cores... toda essa harmonia fazem do circo algo mágico de se ver e sentir...

    E como disse você, um viva por toda essa ousadia única..

    Lindo texto Rê... Exaltou com elegância o dia do circo.

    Beijos..

  • Unknown disse...

    Lindo Rê, Davi ainda não foi ao circo, mas por que acho muito novinho. Na verdade hoje meu gosto por circo se tornou bem singular, eu sou simplesmente apaixonada pelo Cirque du Soleil, não só pela grandiosidade do espetáculo, mas por mostrar que o homem é a grande atração,homens e mulheres superando o impossível com graciosidade e arte, Simplesmente fantástico. Assim que o Davi estiver um pouco maior quero muito levá-lo a vários espetáculos.

    bjusssssssss

  • Deborah Gebran disse...

    Querida Renata, que linda homenagem ao circo. Realmente está caindo no esquecimento... Marinah nem conhece o circo, mas também morre de medo do Palhaço... Como poderia leva-la!
    Espero que esse medo passe, porque eu adoro circo, e queria curtir com ela!!
    Parabéns pelo post maravilhoso!
    Beijo

  • Roteirinho Alternativo disse...

    Confesso que o circo já tinha caído esquecimento em minha rotina. Levar a minha pequena Lara foi a volta ao mundo mágico. Registrei tudo em nosso blog. Foi d+.

    http://www.roteirinhoalternativo.com/2013/03/fugindo-do-assunto-o-circo-e-descoberta.html

    bjos

  • Cris disse...

    É verdade o que apontou o circo realmente caiu no esquecimento.
    Precisamos reavivar sim! Ir ao circo é cultural e imprescindível, amei ter nos lembrado disto, bjss
    http://cphilene.wordpress.com

  • Unknown disse...

    Teresinha! Muito obrigada pelo seu comentário. O espetáculo circense adquiriu novas roupagens através dos tempos e a situação dos animais, hoje mais fiscalizada, foi uma mudança para melhor. Viva o circo! Beijo!

  • Unknown disse...

    Jackie! Muito obrigada pelo seu comentário. Creio que Davi vai adorar se distrair no circo! O Circo du Soleil, certamente, será uma experiência inesquecível. Beijo!

  • Unknown disse...

    Deh! Muito obrigada pelo seu comentário. Penso que o circo pode vir a fazer parte da vida da Marinah, tão logo ela vença esse medo do palhaço através de incentivo, conversa, paciência e mais paciência. Beijo!

  • Unknown disse...

    Roteirinho. Muito obrigada pelo seu comentário. Os filhos resgatam o nosso lado criança. Isso é maravilhoso e faz muito bem à saúde, do corpo e da alma. Beijo!

  • Unknown disse...

    Oh minha linda.. que post maravilhoso..
    Com certeza a magia do circo deveria voltar com tudo..
    Aquela alegria inocente.. aqueles sorrisos lindos arrancados com tanta facilidade..
    Viva o dia 27 de março.. dia dos sorrisos..

    Um beijo mais que carinhoso e uma noite linda..

  • Genislene Borges disse...

    Olá Rê, que belo texto e retrata exatamente o que penso do circo, lugar alegre e disciplinado.
    Eu gosto muito de ir ao circo e sendo professora, sempre vamos com os alunos.
    Agora ainda mais que não tem a exploração de animais e só vemos alegria e criatividade.
    Grande beijo, Genis

  • Anne Lieri disse...

    Renata,vc disse tudo! O circo hoje infelizmente tem caido no esquecimento mas, quem se lembra como era antigamente,sabe que nossa cultura perde muito com essa desvalorização!Adorei te ler por aqui!bjs

  • Unknown disse...

    Anne! Muito obrigada pelo seu comentário. Pois é, uma pena esse esquecimento. Ao menos aqui a aventura do circo há de ser rememorada, inclusive, para incentivar o fortalecimento da arte e memória cultural. Beijo!

  • Cida Kuntze disse...

    Que legal essa postagem sobre o circo Renata.
    Quando eu era criança, me encantava ir ao circo. A medida que eu fui crescendo, menos circos visitavam a minha cidade.
    Gosto muito de ver os espetáculos, mas confesso que fazem muitos anos que não visito mais um circo.
    Beijos.

  • Gleysa Lopes disse...

    Reh, tb adoro ir ao circo e me sinto assim mesmo como retratou no seu texto, é um lugar onde a felicidade e completa, uma pena que nos dias de hj o circo esteja um tanto esquecido!

    Beijos
    Gleysa

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design