Por que o Bolo Falso?

4 de junho de 2013 22 comentários
No primeiro ano do meu filho eu escolhi a decoração e só um bom tempo depois que notei que não havia nenhum bolo na mesa do parabéns. Perguntei pra moça do Buffet onde seriam colocadas as velas do parabéns, e ela me disse que seriam colocadas em cima da tendinha de circo que ia na decoração da mesa. Mas pra mim aquilo não fazia sentido, afinal, um parabéns sem um bolo era inaceitável, e era o primeiro aniversário do Davi.

Então perguntei se eu poderia mandar fazer um bolo e ela me respondeu que sim, mas que não serviria aquele bolo na festa, que eu deveria levá-lo embora depois ou que fizesse um bolo falso. Então ela me explicou que a maioria dos Buffet serviam apenas o bolo de corte (depois do parabéns) e estavam optando pelo bolo falso ou colocar as velinhas do parabéns em alguma parte da decoração, mas não exibir o bolo comestível por que o bolo fica exposto durante toda a festa, podendo pousar algum inseto, alguém pôr a mão ou coisa assim e que o Buffet não poderia assumir o risco de alguém passar mal, então que seria mais higiênico não deixar o bolo tanto tempo exposto e sim colocar um falso.

Eu achava que os bolos falsos existiam apenas por praticidade, afinal ninguém enfia o dedo nele, não estraga e você pode usar depois, sem falar que é muito mais fácil do que fazer um bolo comestível todo decorado. Nunca havia pensado na questão de higiene, e no fim é verdade, é preferível colocar os docinhos embalados na mesa, cobrir os docinhos da mesa de guloseimas que não tem embalagem com aquelas rendinhas como as de padaria, por que serão de 4 a 5 horas de exposição, é como deixar uma panela destampada em cima do fogão. E a partir daí resolvi que os bolos da decoração do Davi seriam todos falsos.

Existem várias profissionais no mercado que fazem bolos de biscuit, EVA, e também estão usando muito os de tecido, também dá para as mamães se arriscarem a fazer. Ficam lindos, super decorativos, você pode usar ou vender depois e não corre o risco dele estragar ou algo/alguém estragá-lo na festa.

*** Quero deixar claro que adoro os bolos comestíveis lindíssimos que muitas Cake designs fazem, conheço algumas que fazem bolos magníficos e deliciosos, mas nesses casos o ideal seria apresentar o bolo ( colocá-lo na mesa á exposição) apenas na hora do parabéns, pois uma desvantagem do bolo falso é tirar o momento de cortar o primeiro pedaço de bolo. Já vi também algumas dessas designs fazerem apenas o último andar do bolo comestível e o restante falso, apenas para que o aniversariante possa cortá-lo.

 Seguem abaixo os bolos que já fiz para o Davi.


Primeiro ano tema Circo, foi meu primeiro bolo, o Bolo foi feito em EVA e encomendei o Topo e os bichinhos em biscuit.

1º Ano - Tema Circo

Segundo Ano: Piratas! O Bolo Também foi feito em EVA e foi a primeira vez que decorei pessoalmente uma festa.

2º ano - Piratas

Esse será o bolo do Terceiro Ano, tema Meios de Transporte, reutilizei e adicionei itens a base do segundo ano e fiz as demais. A festa será no dia 22 desse mês, mas ele faz 3 anos dia 25/06.

3 º ano - Meios de Transporte.


Espero ter ajudado com essa dica, pois acho essencial ter o "bolo" na hora do parabéns e não colocar em cima de uma parte da decoração, e o bolo falso além de mais prático e higiênico, fica extremamente decorativo.



22 comentários:

  • Trícia Ferreira. disse...

    Fui para um casamento em Curitiba e lá é comum fazerem o bolo falso. O verdadeiro foi para a casa dos noivos.

    Eu concordo com a ideia, uma pena que aqui em Belém isso ainda não tenha muitos adeptos, ai as pessoas que fazem bolo falso querem cobrar preços absurdos.

    PS: Adorei os 3 bolos! :)

  • Unknown disse...

    Sabe que eu nunca tinha pensado na questão da higiene? realmente, faz sentido!
    Parabéns, você é uma verdadeira artista com seus bolos!
    um beijo

    www.aprendendoasermaehoje.com

  • Bolhinhas de Sabão para Maria disse...

    Sinceramente AMEI a dica. Sou muito mais a favor da higiene do que tudo. Ótima dica mesmo para não ter o perigo de derrubar o bolo. Acho que maior que a decepção de não cortá-lo é vê-lo ao chão.

    E fica muito mais prático para escolher a decoração que quiser....
    Ficam lindíssimos, criativos e muito divertidos.

    Higiene acima de tudo. Ou como você falou, colocar uma hora antes.

    Mas ainda assim gostei da ideia. de ter os bolos cortadinhos separados. Super funcional.

    Vivendo e aprendendo.

    Beijos Jackie. Parabéns! Nada como uma profissional pra dar as dicas :o)

  • Jamilly LIma disse...

    Que otimo, eu nuna tinha pensado na questão da exposição do bolo, realmente pe verdade!
    Ano que vem vai ser o primeiro bolo falso das festas do Lucas, achei um lindo e resolvi enocmendar e já deixar guardado.

    beijos

  • Lu (mãe da Bia) disse...

    Oioi!!!
    Adorei a postagem!!!
    No niver de 2 anos da Bia tb optei pelo bolo falso. No de 1 ano sobrou taaaaaaaaaaanto bolo que traumatizei!!! rsrs...
    Sem contar que são maravilhosos... E a pasta americana, o que enfeita o bolo verdadeiro, é ruim pacas!!!
    Lindos demais seus bolos!
    Beijos!!!

  • Unknown disse...

    Realmente uma pena que em Belém não tenha tanto costume assim, aí é muito quente e o calor estraga mais facilmente os alimentos. Quanto a valor, por aqui é bem caro também, por isso que aprendi a fazer, inicialmente aprendi pra fazer só pro meu filho, aos poucos que comecei a fazer por encomendas.

    Beijosssssssss e obrigada!

  • Unknown disse...

    Dani eu também não pensava nessa parte até a moça do Buffet me explicar, por que realmente nós nos preocupamos mais com a parte estética na hora de decorar.

    E muito obrigada pelo elogio,eu amo trabalhar com festas.

    Beijos

  • Unknown disse...

    Obrigada Tê, o legal de tudo é que realmente te dá muitas opções em decoração também, e em reciclagem já que pode ser reutilizado depois.

    Bjusssssssssss

  • Unknown disse...

    Pois é nos costumamos nos preocupar mais com estética quando decoramos uma festa, e o fato do bolo comestível parecer bem resistente nos faz esquecer do contato que pode ter em sua superfície, como insetos, dedinhos de crianças, e até mesmo estragar devido ao calor ou algo assim.

    Outra vantagem do bolo falso é exatamente o que você fez, poder encomendar e guardá-lo com bastante antecedência.


    Obrigada pelo comentário.

    Beijos.

  • Unknown disse...

    Obrigada Lu, realmente muitas pessoas reclamam e jogam fora a pasta americana. Com a opção do bolo falso, o bolo de corte pode ser inteiro gostoso né.

    Beijossssssss

  • Cris disse...

    Não imagina q o bolo falso tinha tanta serventia assim... achava que era pura decisão dos pais.
    Ano passado utilizei tb mas por comodidade, bom saber dos riscos e tals, bjss
    Seus bolos estão lindos!!

  • Unknown disse...

    Obrigada Cristiane, eu mesma não pensei nisso até que a moça do Buffet me explicou, normalmente nós pensamos apenas na parte visual né.

    bjussssssssssssss

  • Anônimo disse...

    Já fiz o bolo falso do aniversario do meu neto, ficou lindo, tenho uma duvida, a vela coloco no bolo? tem perigo de pegar fogo?

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design