Rotina para dormir

14 de julho de 2013 7 comentários

Por Ludmila


Vamos ao que interessa, rotina pra dormir. Eu sofria com as noites que o Vic passava acordado, parecia que eu vivia em uma realidade paralela onde os dias eram invertidos em relação às outras pessoas (Alô Doc. Emmet Brown!) 

Pois bem, que os bebês recém nascidos passam muito tempo dormindo de dia e acordados à noite, isso todo mundo sabe, o problema em não se criar uma rotina, é que isso pode persistir além do segundo mês, e isso sim é um transtorno pra você, mãe do rebento, e possivelmente para o pai, que tem que trabalhar cedo no dia seguinte...

É com uma imensa satisfação que venho contar pra vocês que o Vic dorme agora NO BERÇO (coisa que não fazia, só dormia comigo e grudado) e de sete a nove horas SEGUIDAS por noite!

Mas pera, Ludmila, comofoiquevocêconseguiuisso?

Não há motivo para pânico, minhas jovens! Repitam comigo: R-O-T-I-N-A

Sabe como é? Acordar de manhã, tomar café, ir trabalhar, chegar em casa cansado, tomar banho e dormir? Pois então, se funciona com a gente, também funciona com eles!

Eu decidi criar a minha própria rotina, respeitando as possibilidades e limites da minha casa, então ficou assim:

Vic acorda às seis da manhã, certo? Toma seu café (vulgo TT), dou um banhozinho às sete da manhã pra despertar, ele brinca até às dez da manhã, quando toma outro TT e aí tira um cochilinho. Acorda dentro de meia hora, e fica nessa o dia todo, de dormir e acordar, e tomando seu leitinho de três em três horas, conforme recomendou-me o pediatra dele.

É importante frisar que alguns especialistas recomendam que não seja alterada a rotina da casa em prol do sono do bebê, deixe a luz do dia entrar na casa, deixe os barulhos normais, tipo máquina de lavar, televisão, as vozes dos familiares, latidos... A criança tem que acostumar que o dia é assim, movimentado.

Quando dá sete horas da noite, ele acorda naturalmente e dou outro banhinho nele, brincamos, dançamos, cantamos, até às 10h, que é o momento que eu quero que ele comece a se preparar pra o sono mais prolongado. 

O que eu faço:  Digo pra ele em voz alta: "Vamos dar boa noite pro pessoal, pra irmos dormir no nosso quartinho" aí meus pais beijam ele, meu irmão também, e faço ele dar tchauzinho com a mão. Parece bobeira, mas fazendo isso igualzinho todos os dias, pode ser que ele memorize e associe.

Entramos no quarto, eu deito ele na minha cama, troco a fraldinha, e dou a ultima mamadeira do dia. Se ele dormir com fome ou com a fralda cheia, pode acordar mais rápido do que você consiga falar pro maridão "enfim, sós"

Coloco uma musiquinha no radio, beeem suave (no caso do Vic, é o CD "as quatro estações" de Vivaldi). Como já disse antes, rotina é imprescindível, então coloco o mesmo disco todo dia)

Nino ele um pouquinho, e em dez minutos ele já dorme. Coloco ele cuidadosamente no berço, e do lado coloco uma fraldinha que estava no meu ombro, pra ele sentir meu cheirinho e não acordar assustado.

E é isso! Às vezes ele acorda às 4h da manhã, mama outro TT meio dormindo, depois cai nos braços de Morfeu de novo.

(o tal do Morpheu)

O negócio são tentativas, isso não aconteceu do dia pra noite!

Tentem fazer e depois me contem!

Beijos e bons sonhos pra todas!

Ludmila é autora do blog As aventuras do Vic.



* E você que acompanha essa coluna do MR, participe. Envie sua postagem para mamaesemrede@gmail.com e veja o seu relato influenciando as mamães em rede.


7 comentários:

  • Genislene Borges disse...

    Oi querida, por aqui também acreditamos que rotina é a base de muitas coisas no desenvolvimento dos pequenos e acredite, JM rumo aos 4 anos, não nos dá trabalho no momento do sono. Seguimos uma rotina desde que ele era bebê.
    Beijos e obrigada pela linda participação.
    Genis

  • Gleysa Lopes disse...

    Rotina e tudo, no comeco da trabalho mas e recompensa!
    Estou precisando criar a nossa rotina aqui de novo, ando um tanto bagunçada..rs

    Adorei sua participação!!

    Bjs~
    Gleysa

  • Carol Meoli disse...

    Ludmila, em casa as noites sempre foram muito calmas.
    Mas, claro tem aquelas noite que o bicho pega... kkkk
    E a bichinha não quer dormir, ou fica acordando de meia em meia hora, acabando com todo mundo.

    Mas tem que ter rotina mesmo.
    Mas nem sempre dá certo...

    Bjs

  • Unknown disse...

    Excelente!! Aqui a rotina também domina. Eu li uma vez que bebês ficam menos estressados e inseguros se a seguimos, pois eles já conseguem saber o que vem depois! Sobre dormir, também li que é isso mesmo, se você faz todo dia do mesmo jeito, ele pensa na cabecinha dele: devo estar com sono, pois a mamãe está me fazendo dar tchau e ouvir Vivaldi rsrsrs ... parece brincadeira mas é sério... realmente funciona.
    Claro que tem as noites em que a coisa complica... uma dor, dente nascendo, gripe, nariz entupido... aí vai acordar mesmo, não tem jeito!
    um beijo!!
    www.aprendendoasermaehoje.com

  • Nathara Luciano disse...

    Agora e respondam uma coisinha antes que eu surte kkkk. Certo o Joca ele dormia a noite toda só acordava pra mama mais agora ele acorda pra conversar e isso começou desde de quando ele foi pra creche. Só que eu sempre tento criar uma rotina pro Joca dormi mais minha mãe sempre muda tudo ( ah claro não ela que fica com ele a noite toda) então acho que preciso de ajuda. O fato e que ele sempre mama antes de dormi mais parece que ele sente fome demais. ele já vai fazer 1 ano e ainda toma leite em pó milupa com mucilon será que se eu der mais alguma coisa ele ele dorme. A eu cheguei a comprar um cd instrumental dos Beatles pra vê se ele dorme mais não adianta :(

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design