Vermes

17 de julho de 2013 8 comentários
Acredito que essa seja uma dúvida de várias mamães por aí: "Quando dar o vermifugo para seu filho?"

Bom, os pediatras realmente não passam. Sempre achei estranho, porque lembro que na minha época tomava direto junto com meu irmão. E os pediatras pedem exame de fezes e se nada acusar, não dão o vermifugo.

A Babi está com 2 anos e 3 meses e demos o vermífugo, já que ela tem muito contato com animais (mesmo meus bichinhos estando com as vacinas em dia). Já escutei falar tanta história de criança que "pois bicha" rs, que tá medo... Acredito que todas aí já escutaram histórias daquelas bem assustadoras. Mas sempre do povo do passado, mas uns dias atrás escutei uma história tipo dessas que assustam e que ocorreu nos tempos de agora. 

Bom, vou contar a história mesmo sendo assustadora, mas é para alertar todas as mães!!! Caso você não queira ler esse fato, pule essa parte!

Uma amiga da minha mãe tem uma sobrinha de 2 aninhos de idade. Um dia desses aí, a mãe observava sua filha dormindo. Quando ela olha e vê um bicho saindo do nariz dela. Desesperada a mãe puxou o bicho, que era uma "bicha" que estava no nariz da coitadinha da menininha. 

A mãe se desesperou, guardou a "bicha" e saiu correndo ao médico, para ter informações do que era aquilo e o que tinha acontecido com a pequena dela. O médico disse que a mãe salvou a vida da filha dela. Porque quando o verme já está assim, como no caso da filha dela, saindo pelo nariz, é fácil de ir para o cérebro e a criança morre!!!

Gente, do céu, imagina isso?! 

Por isso mesmo que a pediatra da minha filha nunca tenha dado vermífugo para a Babi, decidimos dar. Mesmo que nunca tenha acusado nos exames de fezes, que me me lembro foram feitos duas vezes apenas.

Não custa nada ficar de olho e cuidar disso, porque nunca se sabe, mas prevenir é a melhor coisa a se fazer.

Como nossas mães falam, as vezes a criança vê alguma coisa e fica com vontade e nem fala pra ninguém, e isso pode causar vermes. Vai saber se é mesmo verdade?!

Converse com o pediatra e tire suas dúvidas. Fiquem de olho!!!

Lombriga: É o verme mais comum em crianças que chega a medir 40cm no intestino. Esse parasita se alimenta de nutrientes da criança, podendo provocar um retardo no crescimento, obstrução intestinal, alterações no comportamento. A contaminação acontece através de ingestão dos ovos.   

E que mal isso tudo pode causar a criança? Pode ter cólicas, falta de apetite, vontade de apenas doces, diarreia, em outras crianças prisão de ventre, ânsia, perde peso e fica sem ânimo para fazer o que gostava antes. A criança se contamina por colocar as mãos sujas na boca, ou colocando objetos na boca.

Amarelão: Ele se alimenta do sangue do intestino, deixando a criança sem ferro, proteínas e vitaminas, assim, deixando a criança anêmica. Podendo ter problemas cardíacos, pulmonares e claro, também prejudicando o desenvolvendo da criança. As larvas desse verme entram em contato com a pele, pelos pés descalços. Fraqueza, pele amarelada são  os alguns sintomas da criança que está com amarelão.


Oxiurus:  É outro tipo comum de parasita, que mede 1cm e se instala no intestino, que se alimenta dos nutrientes da criança. E pode-se ver a olho nu, nas fezes da criança. Os sintomas mais comuns são as coceira na região anal, porque a fêmea coloca os ovos nessa região, na vagina. Causam, corrimento, enjoos, tonturas, vômitos, cólicas e sono agitado.

Solitária, tricuríase, giárdia, amebíase e esquistossomose a maioria se aloja no intestino causando perda de nutrientes.




Para saber qual tipo de verme está habitando o intestino e estão prejudicando a criança, o pediatra deve pedir um exame de fezes para poder medicar adequadamente.

Os exames podem dar negativos, por isso os médicos nem pedem o exame. Já que se houver apenas parasitas machos, ou talvez a amostra recolhida para a realização do exame.


Tem casos que só pelos sintomas o profissional sabe qual o tipo de verme se trata. Para o tratamento, o médico indicará um medicamento anti parasitário para toda a família tomar.

Em casa todos tomamos!


Beijinhos,




8 comentários:

  • Unknown disse...

    Oi Carol!!

    Olha, JM colocava muitas coisas na boca qdo pequenino, daí comentei com a pediatra dele sobre o tal remédio de verme e ela disse que tem como prática só passar depois dos 2 aninhos, e assim ela o fez.
    Qdo JM fez 2 aninhos, tomou o remédio, mas graças a Deus não teve nada.
    Tb estamos de olho!
    Gostei muito do post.
    Bjus, Genis

  • Gleysa Lopes disse...

    Carol! Tb fico preocupada ja pedi exames de vezes e como vc disse da negativo!!! E o pediatra nao passa remédio!!! Tb quando eu era crianca sempre tomava!!!
    To pensando em trocar de pediatra!!!

    Bjs
    Gleysa
    www.demamaeursa.com
    www.mamaesemrede.com

  • Unknown disse...

    Que horror.... a "nossa" pediatra passa remédio todo ano, mas só depois dos dois anos... a Mari tomou, e todos nós em casa também, conforme o conselho da médica... o Biel ainda não tomou, pela idade ainda não pode. Tomamos aqui uma vez ao ano. realmente é muito importante... fiquei assustada com a sua história!!!! que horror!!!!!

    www.aprendendoasermaehoje.com

  • Unknown disse...

    Ai que horror menina, o pediatra do Davi passou ano passado por que eu pedi , esse ano ele não quis dar, mas vou dar mesmo assim, que medo!!!!

    Bjusssssssssssss e parabéns pelo post.

  • Bolhinhas de Sabão para Maria disse...

    Credo Carol, que coisa medonha. Foi bom você ter dado esse toque, lembrei que tenho que levar Maria à pediatra para pedir um vermífugo. Passou da hora.

    Lembrei-me também que uma vez (se não quiser pula essa parte kkkkkkkk) expeli um verme desses pela boca...rs
    Estava passando mal do estomago e ela saiu...creda!!!!

    Deveria estar precisando de um vermífugo..rs

    Boa essa Carol...beijos em vc e Babi..fique ocm Deus...

  • Carol Alves disse...

    Verdade amiga,mina sobrinha quando tinha a idade da Myrella uns 2 anos vivia com vermes,e saia na fralda dela,nas fezes...a pediatra da My passa o vermífugo pra ela desde que ela fez 1 ano e meio mesmo sem saber o resultado dos exames...é sempre bom ficar atenta...adorei o post bjos

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design