Alergia a ovo?!

29 de agosto de 2013 21 comentários
Bom dia mamães!

Alergia à OvoHá cerca de 1 ano, durante o jantar, meu menino sentou-se à mesa comigo e com meu marido e provou um pouco do macarrão que comíamos, era daqueles do tipo instantâneo, que o marido tinha feito com ovo mexido.

Nunca gostei de oferecer essas coisas para o pequeno, mas ele acabou pegando e provando, foi apenas uma prova mesmo, pois ele não gostou do sabor e cuspiu. Alguns minutinhos depois, percebi ele se coçando demais, tirei a blusa achando que podia ser calor e notei toda a parte do pescoço, peito e barriga avermelhadas.

Larguei tudo e corri para o chuveiro com ele, meu marido ofereceu água a ele, mas não conseguiu engolir. Nesse ponto, eu já estava em pânico, corremos para a emergência e lá descobrimos que o pequeno tem alergia a ovo. Cheguei a minha casa bem triste e marquei uma consulta com a pediatra, lá fui informada que essa alergia é bastante comum em crianças até 3 anos e que por consequência ele poderá se "curar" com o tempo.

A alergia do Lucas é somente ao ovo puro, ele não tem alergia a biscoitos e bolos. Passando todo esse tempo em vigilância, principalmente na escola, já que ele almoça por lá, acabamos por descobrir que a alergia dele não passou com a idade quando Lucas quebrou um ovo com a mão, bastou apenas um toque com o a clara do ovo para ele passar pelo processo alérgico novamente.

Para as mamães cujos filhos possuem a alergia ao ovo é importante saber que a mamãe que amamenta também deve deixar de comer o ovo, mas o que para mim foi o alerta mais importante da pediatra do Lucas foi sempre, sempre perguntar no posto se a vacina oferecida é produzida a partir da clara do ovo, vacina essa como a da gripe e da febre amarela.

A alergia a ovo pode ser percebida pela pele e respiração e a causadora da alergia é a clara, mas especificamente a albumina. Então deve-se ficar alerta, se seu filho comer ovo e ficar com manchas avermelhadas, inchaço na pele, ataques semelhantes a de asma, diarreia e náuseas, procure a emergência rapidamente, pois alergia é coisa séria.

Aqui ainda não descartamos a possibilidade de o pequeno "curar" a alergia com os anos, mas faremos um teste em laboratório quando ele completar 5 anos, onde segundo a pediatra, ele fará o teste cutâneo.  A alergia a ovo não tem tratamento, apenas a criança deve deixar de consumir e os papais e responsáveis pela alimentação devem ficar atentos aos alimentos oferecidos.

Até mais, acompanhe-me também no Mãe Para Sempre



21 comentários:

  • Gleysa Lopes disse...

    Menina alergia e um caso serio, Heitor teve uma urticaria quando tinha uma no e pouco, nosso fiquei desesperada com aquelas manchas vermelhas por todo o corpo e coça tb e quente, o pediatra disse que graças a Deus não trancou a garganta, pois só fomos perceber na manha seguinte, enfim post super importante! Devemos ficar sempre atentas!!

    Bjs
    Gleysa
    www.demamaeursa.com
    www.mamaesemrede.com

  • Unknown disse...

    menina que alerta em eu nem sabia
    da substância de ovos nas vacinas
    obrigada amiga por compartilhar

    lindo dia bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

  • Paty disse...

    Alergia é coisa seria, já ouvi falar muito sobre crianças pequenas terem alergia a ovos, por isso nunca dei para os meus filhos quando eram pequenos, tinha medo, hoje eles já estão grandes e comem normalmente.
    É sempre bom ficar alerta, seu post é um excelente alerta ;) amei!
    Beijos!

  • Carol Meoli disse...

    É cada alergia que a gente nem imagina, né?
    A Babi nunca teve alergia a alimentos, eu vira e mexe tenho, mas do mesmo jeito que elas aparecem, somem!
    ótimo post para alertar outras mães!!!

    Beijos

  • Thayna Ranage disse...

    Gente como a carol disse é cada alergia, mas temos que ficar atentar, apesar de ser um alimento,rico em nutrientes....
    alycia adora ovo cozido, e nos aqui também
    adorei sua postagem
    bjos e nada de ovos pro meu afilhadinho

  • Unknown disse...

    é com alergia não se brinca , meu filho tem alergia a picada de inseto, na terça a noite uma formiga o mordeu ele empolou da cabeça aos pés e claro tuve que levar ao hospital, nos temos que ficar atentas mesmo , com isso não se brinca
    beijos
    onossonude.blogspot.com.br

  • Luciana Winck disse...

    A minha filha tem alergia à proteína do leite, mas quando fizemos os primeiros testes descobrimos que ela era alérgica também ao ovo, apesar de nunca ter tido nenhum sintoma. Retiramos a clara do ovo da alimentação dela por algum tempo e, recentemente, refizemos o teste e deu negativo. Hoje ela está com 2 anos e 3 meses, consume ovo normalmente, apenas o leite que fica fora da dieta dela.
    Luciana
    www.lumaedamalu.blogspot.com.br

  • Maternar para sempre disse...

    Nossa amiga que coisa, que bom que foi descoberto. Espero que o tempo melhore mesmo, aqui so melhorou da alergia a perfume com tratamento. Muito chato quando descobrimos alguma coisa com eles. Bjs
    Vivi e isaac

  • Anônimo disse...

    Menina, alergia é horrível...eu tiva umas 4 crises alérgicas cutânes na adolescencia, mas nunca descobriram o porque delas...achávamos que era por causa do presunto, mas nunca conseguimos confirmar! Continua cuidando desse pequeno!! Esquenta não que é muito provável que essa alergia suma com o tempo, a minha sumiu!! beijos

  • Anônimo disse...

    Alergia é mesmo caso sério, me fez lembrar meu irmão mais novo quando pequeno teve uma reação alérgica dessas e ficou internado dois dias.
    Informação e prevenção são fundamentais!!

    Carlah Ventura
    Blog:Intensa Vida

  • Beatriz Bragança disse...

    Bom dia,Jamilly
    Muito importante é este seu texto! As alergias podem dar para o torto e o tempo está a contar. São como uma bomba de relógio.Parabéns por ter partilhado um assunto tão importante e que alerta para muitas mães.Obrigada.
    Beijinhos da
    Beatriz
    BLOG - VIDA E PENSAMENTOS
    http://pegadasdeanjo.blogspot.com

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design