Dica de Especialista!

10 de agosto de 2013 9 comentários
Olá,

Hoje é o meu dia do Dicas das Mamães, e venho com dicas práticas, simples referente aos cuidados com os pequenos.



Marinah não come muito desde sempre, costumo dizer que come para viver e não vive para comer, como a mamãe gordinha aqui!

Sempre procurei razões para isso, e me perguntava se o problema era minha comida, algum distúrbio ou algum outro problema.

Ontem fomos pela primeira vez ao Otorrinolaringologista, o simpático Dr Gilberto Neto, e o que descobrimos? Muitas coisas...

1 - A sinusite que eu contei aqui que Marinah teve, não foi uma sinusite. Segundo o especialista, na idade dela, entre 2 e 3 anos, os ceios da face ainda não estão prontos, dessa forma não é possível ter sinusite, o que ela teve foi uma rinite infecciosa, que é uma inflamação da mucosa que reveste as fossas nasais, os sintomas são bem parecidos.

2 - 100% das crianças nascem com adenoide, que é a hipertrofia de um tecido que fica um pouco atrás da cavidade nasal e que é conhecido como tonsilas faríngeas.

imagem daqui
Essa informação é importante para que não se tome nenhuma decisão de procedimento cirúrgico sem necessidade. 
 
3. Marinah tem amídaglas Nível 4
 
imagem daqui

De acordo com a imagem e com o que o especialista disse, as amígdalas nível 4 são muito juntas, quase grudadas. E então chegamos ao fim do mistério... Crianças nessa situação tem menos paladar, por isso comem menos, não sentem o sabor da comida de forma ideal. E mais, não comem direito porque fica difícil a passagem do alimento. E também descubro que não sou péssima mãe, e mau cozinheira (rsrsrss).
 
O que recomendo às mamães é que observe o sono de seu filho, se é muito agitado, se ronca, qual a posição que ele dorme. Observe se come pouco e como come. Essa observação pode ajudá-las na prevenção e/ou diagnóstico de alguns desse problemas respiratórios.
 
E sempre procure um especialista. O pediatra pode ser o melhor e mais caro da cidade, mas somente o especialista tem como dizer exatamente o que seu filho tem e como melhor trata-lo.
 
Qualquer dúvida, deixo nos comentários ou mande um email!
 
Ah, mais uma coisinha...
 
Amanhã é Dia dos Pais, e seu rebento gosta de brincar com tintas, adora fazer de conta que é um artista... Olha a dica de um quadro que você pode fazer junto com o filhote para o papai!
 
...de avental esperando a "atividade" ....

rolinho de papel higiênico...

tinta...

folha de sulfite e faça como carimbos...

um quadro de carimbo de coração...

lindo, carinhoso, delícia de fazer com os pequenos!
P.S.: o papai da casa já ganhou e adorou!
 
Grande Abraço,
 
 


 
 




9 comentários:

  • Unknown disse...

    Nossa, Deborah!
    Segunda feira mesmo eu vou procurar um especialista para a minha. Ela come mal, ronca e tem sono agitado! Muuuuuito obrigada pelas dicas!
    E... amei o carimbo de coração. A Mari vai adorar e o papai também!
    beijinhos

    www.aprendendoasermaehoje.com

  • Brenda disse...

    Que legal sua postagem, Deborah!
    Super interessante mesmo, eu nem sabia de todas essas coisas.
    Sei que quando a criança (ou adulto mesmo) ronca, tem que procurar o médico e tal.; mas não sabia que dependendo do caso, afetava até no paladar da criança.

    Obrigada pelas dicas!

    Beijo!

  • Unknown disse...

    Bacana mesmo.
    Eu estou num dilema terrível. Meu filho mais novo (Thales) tem só 1 ano e 9 meses e foi diagnosticado como tendo apenas 20% da respiração via nasal, isso em função de uma adenóide enorme. Fomos orientados a operar e assim acabar de vez com os problemas respiratórios na hora de dormir. Porém, eu e o pai não estamos certos de que seja o melhor momento para operarmos o nosso pequeno. Alguém já passou pela mesma situação ?
    blog. http://poaxadrez.blogspot.com.br/
    Bjks

  • Unknown disse...

    Eu adorei o desenho. E assim como a Marinah tenho adenoide, só que nível 3, sou ruim de comer também, e como mais devagar, mas o que importa é se nutrir bem né?!

    Beijos
    http://irmacorujando.blogspot.com.br/

  • Genislene Borges disse...

    Oi minha linda, por isso não devemos ficar comparando uma criança com a outra, tipo uma come, outra não e blablabla, pode ser sim, algum probleminha de saúde agregado à falta de apetite.
    Muito bom vc ter tocado nesse assunto.
    E adorei a arte da Mah, minha princesa linda!
    Bjs da tia Genis

  • Cris disse...

    Nossa, essa eu não sabia. Gente... quer dizer q por conta das amígdalas a criança não come, ronca...
    Ótimo saber!!
    Precisamos ficar atentos aos sinais, ótimas dicas adorei!

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design