Andadores usar ou não?

1 de outubro de 2013 20 comentários
Quando chegou essa fase na minha casa, tivemos essa duvida, e isso gerou uma certa polêmica porque eu e meu marido temos opiniões diferente sobre o assunto. Lembro que quando estava grávida li sobre esse tema e tudo que encontrei  não apoiava o uso do andador e também que esse processo de andar deve ser natural, igual o rolar, sentar e engatinhar.

Nesse artigo explica que o andador, de acordo com dados britânicos, é o equipamento infantil que causa mais acidentes e lesões, porque os andadores atingem uma velocidade que os reflexos da criança não conseguem acompanhar e a maior parte dos acidentes acontece quando o bebê tromba em alguma coisa, encontra um degrau, bate numa quina de mesa ou um obstáculo e o andador vira. Um simples sapato ou brinquedo no meio do chão já pode causar esse tipo de acidente. Em geral, a primeira parte do corpo do bebê a ser atingida em um acidente com andador é a cabeça, podendo haver traumatismos cranianos de diversas proporções, desde leves sem consequências, até bem mais graves e, em casos extremos, fatais.

Outro perigo é a falsa sensação de segurança que o andador transmite a quem está tomando conta da criança. Como ela está presa no andador, as pessoas tendem a deixá-la por mais tempo sozinha, quando na verdade deveria acontecer justamente o contrário! E o mais importante o andador não contribui em nada para a criança aprender a andar, mas se mesmo assim quiser colocar o bebe no andador é indicado após os 9 meses quando ele já sabe sentar e engatinhar.

Neste outro site há uma explicação bem detalhada e além disso fala sobre um recente estudo da UFMG que diz que o uso do andador não traz benefícios nem prejuízos para crianças. Foram chamadas 40 crianças, que se dividiram em dois grupos: metade usava o andador e a outra não usava. Os resultados dos testes mostram que não houve diferenças significativas no processo de aquisição da marcha dos dois grupos. “Todos os bebês apresentaram desenvolvimento normal, aprendendo os movimentos corretamente em um tempo adequado”, afirma Paula Chagas.

Minha opinião:

Imagem: http://www.rbvradios.inf.br/am1320/noticia.php?noticia=10226

Não usei o andador, Heitor andou com 1 ano e 1 mês, na época fui crítica, mas fiz o que meu coração mandou!


E você o que pensa sobre o assunto?

Um forte abraço de mamãe ursa!

20 comentários:

  • Brenda disse...

    Eu não usei e não me arrependo. Miguel só começou a engatinhar com ONZE meses e andou com 1 ano e 1 mês. Simples assim, no tempo dele.
    Conversei com pediatra e fisioterapeuta: ambos não recomendaram e colocaram essas mesmas questões.

    Ah, "e a maior parte dos acidentes acontece quando o bebê tromba em alguma coisa, encontra um degrau, bate numa quina de mesa ou um obstáculo e o andador vira." também vi num artigo que a maioria dos acidentes, os pais estavam perto e olhando a criança.

    Penso que não é um artigo necessário, já que a criança vai andar de um jeito ou de outro, então optei por não comprar.

    Beijo!

  • Unknown disse...

    amiga você estar certa quando Isa era bebê eu ganhei um
    usei por volta de um mês conversando com a pediatra
    el me pediu que eu parasse
    nem perguntei mais nada parei e pronto
    hpje nem em sonho quero um rs

    (¯`v´¯) Lindo dia
    `*.¸.*´ ?Minha amiga
    ¸.•´¸.•*¨) ¸.•*¨)?bjão
    (¸.•´ (¸.•´ .•´ ¸¸.•¨¯`•.(¯`v´¯)
    .`·.¸.·´ ?
    ¸.·´¸.·´¨) ¸.·*¨)
    (¸.·´ (¸.·´ .·´ ¸http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

  • Taciane disse...

    Eu usei o andador, mas bem pouco. Tinha medo de acidentes e que minha Bibi ficasse com algum problema nas perninhas. Usava mais quando ela estava enjoada dos outros lugares da casa e eu precisava lavar louça ou limpar alguma coisa e não podia pega-la. Fazia uma cerquinha com os sofás e colocava ela no meio. Vou usar o andador novamente com a mesma cautela.
    Beijos

    http://diariodasprincesasdamamae.blogspot.com.br

  • Thaís Petrone disse...

    Olá! Não tenho NADA contra quem usa andador, nada mesmo. Porém, não senti necessidade de usar no meu filho, achei que seria um dinheiro gasto sem nenhuma necessidade. Enfim, ele andou com 11 meses pra 1 ano, assim como muitas crianças que usam o andador rs
    Vai de cada mãe mesmo rs
    Beijocas

    aprendendoaserumamae.blogspot.com.br

  • Jamilly LIma disse...

    Eu usei andador, mas sempre fiquei de olho.
    Mas quando comprei me certifiquei da qualidade, da quantidade de peso que suportava.
    Não tive problemas com o andador e poderei usar sem problema outra vez

    beijos

  • Evanir disse...

    Hoje postei um texto meu queria
    muito ver seu comentário,
    pois de vez em quando
    rasgo aquilo,
    que esta dentro do meu coração gritando.
    A minha felicidade é saber a opinião
    de pessoas como você.
    Com longos anos com blog procurei levar paz e muito amor
    costumo também falar do amor de Deus por todos nós.
    Eu passei e paço por momentos graves mais nada
    nesse mundo tira minha alegria e vontade de viver.
    Foi fácil querer bem você sua simplicidade
    com seus comentários tão carinhosos
    acariciando meu coração.
    Tenho um lindo dia abraços , Evanir.
    Uma bela postagem p/ mamães , que usam andadores
    meu ultimo bebe usava muito andador nunca ninguém
    fez tão importante arleta

  • Unknown disse...

    Eu usei andador, o que na verdade por diversas vezes ajudou a evitar problemas como dedinhos na tomada e coisas do tipo, além disso o Davi se sentia todo independente com o andador pra lá e pra cá. Acho que o risco está em não tomar conta do seu filho durante o uso do produto, está em não analisar o local, se tem escada, se é adequado deixar a criança no andador naquele local. Quanto a ajudar a andar eu nunca pensei nisso, por que o Davi desde os 04 meses trocava passinhos, se segurássemos suas mãos, tenho até um video dele assim. Usamos mesmo para ele se distrair e ser mais independente pela casa e por aqui deu certo até os 9 meses, que foi quando ele aprendeu a fugir do andador pra explorar tudo sozinho, aí demos pra outra criança.

    bjussssssssssss

  • Unknown disse...

    eu usei da minha filha do meu filho eu até tinha , ams ele andou com 10 meses ]
    então nem precisou
    isso é complicado ,tem gente a favor te, gente contra
    mas eu achoq ue vai de cada mãe
    beijos
    onossonude.blogspot.com.br

  • Unknown disse...

    Eu não usei andador e sou totalmente contra, além de forçar a musculatura da criança, pois isso tem que ser um processo natural, ele não ensina a criança a se defender das quedas. A minha filha andou com 11 meses. E hoje em dia ela cai quando esta correndo mas nunca bate a cabeça, as crianças que conheço que aprenderam a andar no andaja, caem e batem logo a cabeça !!!!

  • Anônimo disse...

    Eu ganhei de uma amiga, mas não usei muito e Lohany não gostava, então não insisti e pra falar a verdade não me fez nenhuma falta!
    bjos

  • Thayna Ranage disse...

    amiga nunca gostei de andador..não por causar de acidentes e sim pq ele acelera a criança andar..acho que deveria ser da vontade da criança, não julgo quem tem, porem não compro algo que logo irá se perder...
    adorei bjos

  • Anônimo disse...

    Não usei por não achar necessário mas não sou contra.
    Cada um sabe das suas necessidades neh??

    Carlah Ventura
    Blog: Intensa Vida

  • camillapenno disse...

    Cada um tem direito de escolher oq quer para seu filho, mas eu NUNCA usaria andador no meu, pois sendo enfermeira perdi as contas de quantas e quantas vezes socorri crianças no pronto atendimento que tombaram o andador e tiveram sérios machucados, fraturas de braço, traumatismo craniano entre outros, nem vou tocar no fato de que da mal formação nos ossos do quadril... sou a favor de respeitar o tempo da criança, em casa eu usei aqueles que são de empurrar com rodinhas, que faz apenas apoio para a criança...amei esse tema ..bjsss

  • ✿ Regiane ✿ disse...

    Meu primeiro filho hoje com 15 anos, usou uns 5 meses. Já meu mais novo hoje com 2 anos nunca usou, pois conversei com a pediatra e ela me explicou todo os riscos.
    Graças a Deus nada aconteceu com o mais velho.
    Tenha um ótimo dia!
    Com carinho

    Blog: Femme Digital

  • Carol Meoli disse...

    A Babi usou e não tivemos problemas. Acredito que poucos tempo por dia não faz mal deixar o bebê. Agora deixar a criança no andador pra meio " ficar mais livre" da criança que é um erro.

    A Babi andou um dia antes do aniversário de 1 ano.

    Acredito que cada mamãe sente o que é bom para o seu bebê!!!

    Bjs

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design