Demora pra cair o umbigo

25 de outubro de 2013 24 comentários
Apesar de ter tomado todos os cuidados com o cordão umbilical - higienização utilizando álcool 70% sempre depois do banho e nas trocas de fralda - o umbigo de JM demorou 21 dias pra cair.

Já estava preto e sequinho, mas nada do umbigo cair e a pediatra dizia que estava tudo normal. Minha mãe ficou comigo no resguarda e dizia que só ia embora depois que o umbigo caísse, por cuidado e preocupação com JM, principalmente. Certo dia, era domingo à tarde, minha mãe foi dar uma uma ida em sua casa e ao trocar a fralda de JM tive a maior surpresa, o umbigo estava soltinho... Fiquei muito feliz e aliviada.

A pediatra dizia que era pra esperar os 21 dias e foi justamente o tempo que demorou pro umbigo cair. Caso contrário, eu iria retornar nela.

O cordão umbilical é o elo que liga o bebê à mamãe. É por ele que a mamãe alimenta seu filhinho com nutrientes e oxigênio. Quando nasce, o cordão é cortado e aí começa a primeira independência do bebê.

É sem dúvida, muito importante cuidar do coto umbilical com higiene e mantê-lo sempre seco para agilizar a cicatrização e limpo para evitar infecção. Durante os cuidados, o bebê pode chorar, mas não se preocupe. O bebê não chora de dor, chora pelo incômodo da temperatura fria do álcool.

Depois da queda do coto, a região ainda deve ser limpa com álcool e algodão por pelo menos dez dias, já que o tecido ainda está em fase de cicatrização. 

Em caso de dúvidas, procure sempre o pediatra. Ele é a melhor pessoa pra te aconselhar e conferir se os procedimentos realizados por você, estão corretos.

Imagem: Unicef



Quanto tempo demorou pra cair o umbigo de seu filho?
Conte pra gente.

Abraços,



*Algumas informações extraídas do site Guia do bebê.

24 comentários:

  • Cacau disse...

    Aqui o coto do meu João caiu com 6 dias.. ele nasceu dia 14, dia 20 caiu. Era dia 1° de maio e o umbigo ficava saindo "aguinha" sabe, ainda muito úmido, e as vezes uma secreção. Me falaram que podia ser infecção, corri para o hospital.
    Lá fizeram exames e não mostrou infecção, graças a Deus. Fui na pediatra dia 08 e ela disse para passar um outro produto, não achei.
    Dois dias depois uma amiga veio aqui em casa , eu contei pra ela e ela me disse para parar de passar o álcool

  • Cacau disse...

    ... continuando...
    Parei de passar o álcool e em poucos dias o umbigo estava sequinho, perfeito! Umbigo bonito mesmo! Acho que eu passava demais, passava em todas as trocas, sem exceção....

    Beijo

  • Lilian Troni disse...

    Ola!!
    Do Arthur caiu com 16 dias, achei que estava demorando muito, mais a pediatra me tranquilizou dizendo ser normal, fui eu quem cuidei do umbiguinho dele, que por sinal é lindo!!..rsrs..bjão

  • Toninha Borges disse...

    Bopm Genis quem curou o umbigo dos pequenos foi a nossa mãe e ela disse que caiu em uma semana.
    E cá pra nós curou direitinho e não ficou estufado pra fora como vejo por aí de outras crianças. E é uma gracinha os umbiguinhos deles.
    Bju

  • Unknown disse...

    Já contei no meu blog do Heitor demorou 37 dias. Imagine a minha aflição.
    Mas no fim deu tudo certo!
    Bjos
    Tatty
    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br/

  • Unknown disse...

    AQui também demorou a cair... Do Arthur foi o mais demorado, acho que quase 20 dias tbm... Bjos

    http://www.maesbrasileiras.com.br/2013/10/como-falar-sobre-bebidas-alcoolicas-com.html

  • Solange Mendes disse...

    Eu tinha aflição de dar banho e de fazer a limpeza com o umbigo, graças a Deus caiu com 06 dias e saiu na fralda pois se caisse quando eu estivesse limpando eu teria um "troço", rsrsrsrs.

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design