Natação para bebês e seus benefícios

24 de outubro de 2013 11 comentários

Há alguns meses aqui em casa estamos pensando em colocar nosso filho na aula de natação, vários foram os motivos que nos levaram a querer esse "plus" nas atividades do reizinho.

Primeiramente pelo lazer e diversão, pois moramos na capital mais quente do país e não temos piscina em casa, segundo em função de morarmos em apartamento e não termos parques por perto a quantidade de atividade física realizada fica em déficit e por ultimo para a melhora do sistema respiratório pois desde que começou a ir para a escolinha estamos vivendo um resfriado atrás do outro.

Primeiramente consultei nosso pediatra para saber a sua opinião sobre os benefícios x malefícios da atividade e recebemos um sonoro SIM.

Em seguida como toda boa blogueira fui pesquisar na rede experiências de outras mamães e seus filhotes com a natação e juro fiquei mais empolgada ainda com a quantidade de benefícios que esse exercício tão prazeroso trás as crianças.

Agora estou na pesquisa de escolas e preços, estou agendando algumas visitas para conhecer a estrutura, professores, horários e tudo mais.

Segue abaixo para somar com nosso conhecimento um artigo super interessante da Universidade Federal da Paraíba: Artigo na integra.

"A natação proporciona aos bebês benefícios físicos, orgânicos, sociais, terapêuticos e recreativos, melhora a adaptação na água, aprimorando a coordenação motora, noções de espaço e tempo, prepara o psicológico e neurológico para o auto-salvamento, aumento da resistência cárdio-respiratória e muscular. A natação ajuda também a tranquilizar o sono, estimular o apetite, melhorar a memória, além de prevenir algumas doenças respiratórias (FERREIRA, 2007). 

No entanto, há certos cuidados necessários, nomeadamente o programa de vacinas deve estar atualizado e é fundamental ter atenção às condições de higiene, segurança e conforto das piscinas, tal como a temperatura e o pH da água devendo estar, respectivamente, entre os 28ºC a 32 ºC e os 7,2 a 7,8, e deve ser tratada preferencialmente por ionização através de raios ultra-violeta e/ou eletrólise de sal para permitir um baixo teor de cloro, deve ter uma renovação de ar adequada para eliminação de cheiros e ar viciados (cloroaminas), deve haver número suficiente de objetos com diferentes cores, tamanhos e formatos, o horário da aula não deve coincidir com os horários do sono e da alimentação da criança (FERNANDES, 
2004). "


11 comentários:

  • Unknown disse...

    Vale muito a pena, o Davi adorava!!!! Mas como ele fica gripado demais, o médico dele só liberou natação no verão, então ele deve voltar agora no próximo mês, ele começou com 8 meses e eu super recomendo. bjussssssssssss

  • Gleysa Lopes disse...

    Camilla, realmente é ótimo!! Heitor fazia quando morava la em Ji Parana-RO, mas aqui achei muito caro as escolas de nataçao, as boas que é Golfinho e Medley são otimas a Gofinho principalmente, mas nao e pro meu bolso, alem do que e longe demais para da minha casa!!!

    beijos

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design