Cuidados com a Diarreia

7 de novembro de 2013 8 comentários

A diarreia é o aumento da frequência das evacuações geralmente com fezes amolecidas, pastosas ou líquidas. É considerada aguda até os 14 dias e persistente após os 14 dias.

Existem várias fatores causadores da diarreia, temos os vírus, as bactérias, os parasitas, as alergias e as inflamações do trato intestinal. A principal preocupação quando a pessoa apresente diarreia seja ela de qualquer etiologia é com a desidratação, crianças tendem a se desidratar muito rapidamente e quando a diarreia vem associada a vômitos o alerta é maior.

Os cuidados devem se iniciar assim que a pessoa apresenta os primeiros episódios diarreicos e não havendo melhora em três dias deve-se procurar auxílio médico.

1- Tomar de 2 a 3 litros de líquidos por dia e repor sais minerais com o soro, tanto faz o caseiro quanto os industrializados.
2- Evitar saladas, bagaço de frutas e fibras, pois elas ajudam na motilidade intestinal aumentando ainda mais as evacuações.
3- Evitar leite e derivados por pelo menos 5 dias pois a lactose impede que o organismo absorva a água das fezes. Aqui em casa quando estamos com diarreia substituímos o leite pela opção sem lactose ou 90% menos lactose.
4- Preferir alimentos como arroz, banana, caldo de carne magra, maça sem casca, torradas, pois esses alimentos ajudam na formação do bolo fecal.
5- Utilizar os repositores de flora intestinal para melhorar a mocribióta intestinal.

Procurar o médico com urgência em casos de sangue nas fezes, presença de muco ou pus, quando há sinais de desidratação, diarreia associada a vomito e prisão de ventre.

Para evitar a diarreia devemos:

1- Não beber ou se expor a água não tratada.
2- Lavar sempre as mãos e utensílios.
3- Não ingerir alimentos de procedência duvidosa.
4- Evitar alimentos sem cozimento.

Vamos cuidar da nossa saúde.

Camilla Penno

8 comentários:

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design