Suas amizades mudaram depois da maternidade?

13 de dezembro de 2013 19 comentários

Sempre penso em como a maternidade transformou a minha vida totalmente. Transformou minha casa, meu casamento, minha vida profissional, me transformou como pessoa, como mulher e também transformou minhas amizades...

Gradativamente as minhas amizades foram se modificando desde a gestação e depois que José Marcos nasceu a mudança foi quase que radical.

Lembro de um episódio que aconteceu quando José Marcos ainda era bem pequeno. Fomos à uma pizzaria com um casal de amigos que não tinha filhos. Tudo foi muito engraçado... JM mamava, depois chorava, depois mamava de novo e chorava mais um pouquinho, fiz duas trocas de fraldas no improviso, pois não tinha fraldário no local e nossas conversas foram interrompidas umas mil vezes! Depois desse ‘passeio’ não saímos mais juntos, mas a amizade se manteve por telefone, internet e visitinhas nos dias dos aniversários.

Como mãe de primeira viagem, fui entendendo que ficava muito difícil sair em alguns lugares com criança e comecei a optar por restaurantes, pizzarias etc com playground e fraldário.

Com o passar do tempo, naturalmente foram surgindo novos amigos. Hoje quando me reúno com meus amigos, minha casa se transforma em uma ‘creche’! É brinquedo espalhado por todo lado! E os passeios atualmente são em parquinhos, pracinhas, shoppings com muitos lanches gostosos, muita brincadeira, música e diversão!

Claro que tenho amigos que sei que posso contar mesmo acontecendo esse afastamento após a maternidade, mas aquelas frequentes visitas, passeios e noites a fora de bate papo diminuíram quase que cem por cento, pelo menos até o momento.

A maternidade mudou meus valores, meus interesses e nesse pacote todo veio a mudança das amizades.

E com você, as coisas também mudaram depois da maternidade?

Compartilhe sua experiência!
Beijos,



19 comentários:

  • Anônimo disse...

    Bem, no meu caso os amigos antigos permaneceram, mesmo os sem filhos. Mas com certeza passei a fazer muitas amizades por conta da maternidade. As mães possuem imãs e se atraem! rsrsr bjs Camila Vaz

  • www.maesemfronteiras.com.br disse...

    Comigo também aconteceu a mesma coisa...
    Quem tem filhos, tem uma compreensão maior...
    O bom é que ganhamos novas amizades...

    Aprendi depois de um tempo, aceitar que a vida com filhos é diferente para aqueles que não tem filhos...

    Depois que aprendi que isso é normal e faz parte da vida, fiquei se sentindo bem melhor...
    Beijos,
    Ju

  • Unknown disse...

    Infelizmente não ... Mas acho que faz parte né .. com o tempo algumas que tiveram filhos depois se reaproximaram .. os assuntos passaram a ser os mesmos ... hehehe .. bjs

    Roberta e Luma
    http://princesaluma.blogspot.com.br/
    http://motivosparaestareserfeliz.blogspot.com.br/

  • Anônimo disse...

    Realmente a maternidade muda muito nossas amizades, porém a minha vontade de sair e ter um tempo para conversar com os amigos e maridos sem ter que parar toda hora pra "socorrer" o filho não acabou, ainda gosto de sentar em um barzinho e bater um bom papo enquanto o filhote está dormindo com a vovó ou com a babá...
    Camilla Penno
    www.reinomae.com

  • Tili Oliveira disse...

    Nuooossa, as mudanças não se restringem a amigos pessoais. Comigo e meu companheiro por exemplo, as relações mudaram muito em todo nosso redor: no trabalho, na família, nos cursos, em atividades culturais... Percebi de alguns amigos um afastamento proposital e de outros um afastamento natural. Ora, não podemos mais sair pra beber em barzinhos (eu amamento e bar, convenhamos, não é bem um lugar para os pequeninos rsrs), ir ao cinema então, só se for no Cinematerna, e isto até os 18 meses! Confesso que, apesar das novas amizades que chegaram com "o pacotinho" (e que são maravilhosas!), sinto muito a falta da companhia das amizades mais antigas, mas não culpo ninguém por isto. Afinal a vida é assim mesmo, como disse Guimarães Rosa "O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem"

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design