Organizando e etiquetando os materiais escolares

5 de fevereiro de 2014 5 comentários


Depois de todos os materiais de JM comprados, é hora de organizar, etiquetar e enviar pra escola. A escola marcou uma data antes do início das aulas para serem entregues os materiais e achei essa ideia bacana, pois no retorno dos alunos, a salinha já estará organizada.


Que a diretora não leia a postagem, mas achei a lista bem generosa rs. Com a lista na mão, fica fácil visualizar o que será utilizado e percebi vários materiais nas cores verde e amarelo e logo pensei "Trabalhos para a Copa do mundo", claro! Além de saber o que estou comprando, o contrário das escolas que cobram taxa de material, pude escolher as marcas, pois sou enjoada quanto à isso, confesso. Quando é pra comprar algo que sei que será bom pra JM e com uma marca boa, não meço esforços. Já sei que algumas pessoas irão dizer que marca não é tudo e mimimimi, mas material de arte precisa ser bom sim. 

Exemplo disso são as massinhas, canetinhas, lápis de cor, giz de cera. Não tem como comparar uma marca x com uma outra x mais ou menos. A cor não é a mesma, a massinha é dura, o giz quebra à toa e a canetinha seca rapidinho. Como professora, presencio isso diariamente com meus alunos.

Mas, voltando ao tema do post, vamos começar a organizar tudo, porque já passou da hora, né pessoal?!

O primeiro passo é olhar tudo o que foi comprado pra se ter uma ideia de quantidade de etiquetas. As escolas devem pedir tudo etiquetado, pois há um verificação no ato da entrega.


Visto isso, é preciso pensar em como serão as etiquetas. Vou dar três sugestões bem simples:

1º Etiqueta personalizada: São aquelas etiquetas compradas com o nome da criança. Você pode escolher a cor, o desenho e até o tipo de letra. Há muitas pessoas e lojas que prestam este serviço. No meu caso, as etiquetas são da GarageKidz, lindas e com ótima fixação.


2º Etiqueta feita no computador: Os nomes da crianças impressas em papel A4 coloridos, viram etiquetas. Simples assim! Você pode fixá-las com durex ou contact.


3º Etiquetas compradas em papelaria: Essas etiquetas são bem práticas. Você apenas escreve o nome da criança e pronto. Ótimo pra identificar materiais menores.




E para identificar os lápis de cores, uma ideia bem legal. Ao invés das etiquetas, colei nas pontas fita adesiva colorida. JM escolheu a cor amarela. Dessa forma, todos os lápis de cor que estiverem com a fita adesiva amarela, ele saberá que são dele! 


Este ano, JM já frequentará o Jardim e não mais o Maternal e, nessa nova fase, usará estojo individual. Ai, que lindo! Vibro com cada fase! Para facilitar o manuseio do seu material, comprei um estojo com duas partes. Expliquei pra JM que em uma parte ficarão os lápis de escrever, borracha e apontador e na outra parte, os lápis de cor. Só me resta saber se ele compreendeu, pois quero ver na prática! rs


Não há cadernos a serem encapados e os livros didáticos são da Dom Bosco com páginas destacáveis e ficarão na própria escola.

A mochila será a mesma do ano passado, ou melhor, retrasado. Está em bom estado e dá pra usar mais este ano. Não economizo nos materiais de qualidade, mas a mochila, defendo a ideia que não precisa ser trocada todos os anos se tiver em bom estado.

Uniformes comprados, material organizado, vamos pra escola?!



Beijos,


5 comentários:

  • Ludmila Bordignon disse...

    Eu amei a dica das etiquetas, principalmente as impressas em A4 colorido...
    Sobre a volta as aulas... Curso pedagogia e quando vejo essas coisas fico enlouquecida para atuar na area, minha filha ainda é um bebe, mas quando ela iniciar na escolinha sei que sera festa!
    ótima organização, o post ficou maravilhoso. Beijooos
    http://socorromaterno.blogspot.com.br/

  • Anne Lieri disse...

    Dicas super legais,Genis! É tão bom quando a mãe já envia todo o material etiquetado! Tem razão quanto á qualidade do material. Dura o ano todo se for de boa qualidade. O barato ás vezes pode sair mais caro! bjs,

  • Espaço das Mamães disse...

    Amiga sou que nem você .. tem coisa que tbm acho que marca faz diferença, não adianta querer economizar agora pois terá gasto duplo, pq essas marcas mais baratas acabam quebrando só de olhar e eu acho que isso é muito ruim para eles que estão na fase de aprendizado ...
    Aqui usei as etiquetas da papelaria mmo e escrevi o nome, só nos cadernos que o gui quis do HotWheels .... ai nos lápis de escrever, de cor e pincel eu escrevi raspando rs

    beijos Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

  • A.C. disse...

    Adorei as dicas! Também etiquetei tudo com etiquetas de uma empresa chamada TagLab. É mais caro que fazer etiquetas caseiras, mas o resultado também é bem melhor e como disse a Anne, o barato poder sair mais caro! ;) Agora é só esperar a adaptação do pequeno acabar...

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design