Lições do velho Professor

12 de maio de 2014 12 comentários


Olá Meninas!

Estava lendo o livro "Lições do velho professor" de Rubem Alves e me deparei com essa reflexão: "Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir."

Achei perfeito já que é tão mais fácil falar do que ouvir. E isso acontece muito principalmente em um relacionamento entre pais e filhos. Quantas vezes nos pegamos dizendo: "Eu sou sua mãe e você tem que me ouvir!" ou "Fica quieto pois quem fala aqui é o adulto!"

Claro que tem um limite, mas devemos ouvir nossos filhos, não apenas sair brigando, reclamando, xingando sem saber o real motivo que fez a criança a fazer tal arte! Certa vez briguei com a Bia simplesmente porque não soube ouvi-la, estávamos voltando da escola e ela comendo pipoca, ficava jogando pipoca no chão, uma de cada vez! Pedi que ela parasse, ela continuou...falei novamente e nada dela obedecer, aí me exaltei, fique brava, gritei e o clima fechou! Em casa perguntei o porque daquela desobediência... e ela disse: Eu só queria marcar o caminho para meus amigos encontrarem minha casa!


"Nossa incapacidade de ouvir é a manifestação mais constante e sutil da nossa arrogância e vaidade!" Isso vale para qualquer relação. Quem em uma conversa no qual seu amigo está contando algo, quer contar também e quer ser ainda melhor que o outro. Se eu conto que a minha filha já está andando, tem sempre alguém que vai falar: "A minha andou bem mais cedo que a sua!". É uma disputa de egos sem tamanho!!

Às vezes só queremos dividir a nossa alegria e queremos que alguém ouça e se alegre com a gente!! Simples assim.
Eu preciso me policiar também, preciso aprender a ouvir mais e falar menos.

Apenas uma reflexão que serviu para mim e de repente pode servir para você também!


12 comentários:

  • Anônimo disse...

    Isso é muito verdade, as vezes queremos ser ouvidos mas não damos ouvidos aos nossos filhos,pais e amigos.....ótimo post.
    bjs

  • Anônimo disse...

    Eu sofri muito para aprender a respeitar uma das três filhas que tenho. Ela era diferente. E em casa quem mandava era eu. Graças a Deus eu tive tempo pra aprender. Hoje vivemos felizes. Mas não foi fácil pras duas. Eu tenho 4 filhos 3 meninas e 1 menino. Aprendi com esta filha que existe quem pensava diferente. Rsrsrsrs. Hoje somos amigas. Vivemos em paz porque eu mudei. Eu aprendi. Parabéns por partilhar. Beijos.

  • Unknown disse...

    Excelente reflexão... também me culpo muitas vezes por brigar com a minha Mariana antes de ouvir o motivo da atitude... vamos aprender a ouvi-los!

  • Cris disse...

    Poxa... uma grande verdade e olha que temos dois ouvido e uma boca só.
    Falar de mais é um mal das mulheres... eu amo falar!!!!
    Mas muito importante nos policiarmos em ouvir tb, bjss

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design