Hidratante para os pés com uréia

20 de junho de 2014 2 comentários


Tenho a pele seca, e sempre sofro com as mãos secas e os pés rachados, sempre estou a procura de hidrantes eficazes e um que tem dado ótimo resultados e um com uréia.



Fui a pesquisa e não é todas as peles que se dão bem com essa composição, algumas pessoas pode apresentar alergia, e resolvi compartilhar essas informações com vocês!


Combate à pele seca
Como possui uma propriedade hidratante grande, a ureia vem sendo utilizada há bastante tempo no combate à pele seca, pois suas características mantêm a cútis hidratada por mais tempo. “Ao hidratar, a ureia também estimula a produção de colágeno, evita as fissuras decorrentes do ressecamento e melhora a aparência da pele”, explica Adriano Almeida, dermatologista do IPTC (Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele) e professor do curso de pós-graduação em dermatologia da Fundação Pele Saudável.

Mas é preciso ficar atento. Para obter os resultados esperados na pele seca, é importante considerar que a quantidade de ureia presente nos produtos deve estar entre 3% e 10%.

Controle da oleosidade na pele mista
Normalmente, a pele mista apresenta poros dilatados no nariz, na testa e no queixo (zona T), o que faz com que a oleosidade fique mais intensa nesta área. Por isso, na hora de usar a ureia é preciso ficar atento à sua concentração. “Em peles mistas, a substância pode aumentar a oleosidade e facilitar o surgimento de acne na região. Por isso, a recomendação é optar por produtos com concentrações menores da substância”, diz Solange Pistori Teixeira, dermatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME). 

Enfoliação da pele oleosa
A ureia só deve ser aplicada na pele oleosa em concentrações acima de 20%. “Quando usada em grandes concentrações, essa substância perde a sua função hidratante e passa a quebrar as células da pele, fazendo uma espécie de esfoliação que melhora a textura da cútis e favorece a remoção da oleosidade excessiva”, explica Adriano.

No entanto, uma regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não permite que a concentração de ureia ultrapasse os 10% nas formulações dos cosméticos. “As concentrações maiores de ureia só são feitas em produtos manipulados e aplicadas somente em casos selecionados com a prescrição de um dermatologista”, explica Thais Tucunduva Badiz, dermatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).



Qual é o seu tipo de pele, já usaram algum produto com uréia?

Um forte abraço de Mamãe Ursa,

2 comentários:

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design