O que é o "Letramento"?

11 de setembro de 2014 20 comentários

O que é o "Letramento"?

Muito se ouve falar nas escolas de Educação Infantil a palavra Letramento, mas muitas vezes as mães não sabem o que isso significa no processo de aprendizagem.
Para usar a escrita, não basta estar alfabetizado! Vejo algumas pessoas falarem que o filho já sabe ler e escrever, quando na verdade só decifra o código, lê palavras decoradas e fixadas em sala de aula, situação muito comum em escolas que utilizam o método tradicional.
A criança precisa ser capaz de dominar e compreender o código de escrita. Ela precisa saber para que serve a escrita e em quais os momentos ela deverá ser utilizada.

O letramento acontece diariamente e não só na escola! 

Em casa, a família também pode ajudar neste processo, solicitando ajuda da criança na hora de fazer uma lista de compras, de ler uma receita, de anotar algum recado para o papai ou outra pessoa. São momentos em que a criança irá perceber a importância da leitura e da escrita. A aprendizagem da escrita pela criança acontece desde o momento em que ela convive com outros usuários da escrita.

Muitas mães perguntam: "Mas ele ainda não sabe, vai escrever errado e eu devo corrigir?". É importante, em um primeiro momento, que a criança tente escrever, tente fazer do jeito que ela sabe,ela não pode ficar com medo de errar. O erro faz parte deste processo e deve ser respeitado. Em algum momento você pode ajudar seu filho a fazer uma reflexão (a partir dos 5/6 anos), por exemplo, ele quer escrever a palavra PAPAI e você vai lembrando outras palavras que tenham o mesmo som para fazer a comparação, sem dar a resposta pronta! Você dá as dicas e ela vai comparando até conseguir.

Atenção, é importante não corrigir o tempo todo, imagina você se esforçando para fazer algo e sempre que termina, está tudo errado? Desestimula totalmente a criança. Na Educação Infantil, tudo tem que ser bem lúdico e prazeroso, a criança precisa adquirir confiança. Quando chegar no primeiro ano, ela estará segura e apta para efetivar todo esse aprendizado da leitura e escrita.

Espero ter ajudado! A participação da família é muito importante neste momento!

Melissa Machado

20 comentários:

  • dedicacaomae disse...

    Nossa, quanta dica bacana! A Lara sempre gostou de escrever, ou pelo menos tentar, rabiscava e dizia que estava escrito algo, enquanto era pequena (2 ou 3 anos) eu não corrigia, pois sabia que ela estava na fase de descoberta ainda e estava usando e ativando a imaginação, mas com 5 anos ela passou a frequentar a escolinha e desde então sua escrita vem evoluindo bastante, hoje ela lê e escreve com letra de "mão" e a mamãe aqui morre de orgulho!
    Beijos

  • Blog Ariane Baldassin disse...

    Olá amiga tudo bem? Te sigo no IG e sempre curto suas publicações. Hoje vim te visitar e prometo que vou passar aqui sempre.

    Te convido a me visitar e comentar por lá, sempre retribuo =)

    Beijos
    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design