Aprendendo a se cuidar sozinho

25 de fevereiro de 2015 14 comentários

Você estimula seu filho a ter autonomia?



Nós papais e mamães sabemos como é importante a criança aprender a se cuidar sozinha, coisas simples do dia dia, como tirar roupa, tomar banho, escovar os dentes, comer sozinho e por ai vai. O problema que tudo isso requer MUITA paciência dos pais, pois como a criança estão aprendendo isso leva um certo tempo para eles conseguirem cumprir suas tarefas diárias.

A pergunta é:

Quer que seu filho seja mais independente? 

Aqui vai uma dicas!

PACIÊNCIA > parece clichê, mas é verdade, temos que ter muita calma na hora que estamos deixando as crianças fazer as coisas sozinhos, pois eles demoram um certo tempo até conseguir.

NÃO FAÇA PELA CRIANÇA > eu sei que na hora que eles não estão conseguindo fazer algo dá a maior vontade de ir lá e ajudar, fazer por eles, mas dessa forma eles não irão aprender a fazer!

ESTIMULE >  quando a criança estiver fazendo algo e está numa fase que está conseguindo, fale palavras de incentivo, como por exemplo: Isso mesmo meu filho! Você consegue!

ELOGIE > mesmo que algo não fique 100% do jeito que você deseja, sempre elogie o que a criança conseguiu fazer! Isso é realmente importante, pois todos nos sabemos como é bom receber um enaltecimento pelo que conquistamos!


Convido a todas as mamães para participar, deixando comentários ou fazendo um post, contando para gente quais são suas dicas para ter uma criança mais independente!
Também desafio todas as mamães a postarem fotos dos seus filhotes fazendo coisas sozinhas e postando no IG com a #fezsozinho #mamaesemrede

Nosso Instagram: @mamaesemrede

Participações:

Autonomia Infantil - Prosa de Mãe


Abraços de Mamãe Ursa,




14 comentários:

  • Cris disse...

    Confesso não achar fácil essa autonomia infantil. Em alguns aspectos Joseph vai bem, mas eu outros ele se enrola... e perde a paciência por não conseguir fazer sozinho.
    E é um jogo de paciência dos pais deixá-lo fazer sozinho e se conter em observar...
    bjs

  • Unknown disse...

    É verdade tem que ter muita paciência mesmo
    aqui começando pela escovação dos dentinho ela escova certinho
    mais tenho que dá uma ajudinha rs
    essa semana começamos a dá a comidinha dela
    pra ela comer sozinha estamos indo bem
    a Isa começou a ir brincar de bicicleta sozinha com as
    amigas, eu não deixava, está dando massagem nos cabelos também sozinha
    já hehehe
    aos poucos tudo vai indo

    Linda Tarde
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

  • Anônimo disse...

    Não estimulo muito não viu.. Meu filho já ta querendo ser todo independente mas isso me da é aperto no coração rs.. Ainda não deixo fazer nada sozinho ele tem 1 ano e 7 meses

  • Unknown disse...

    Eu estimulo e ela adora fazer as coisas sozinhas, acho muito importante saber se virar, e eles se sentem tão bem quando conseguem fazer sozinhos sozinhos. Vale a pena!

  • Unknown disse...

    Olá! Aqui tento me policiar para estimular mais. Biel já come sozinho desde os 10 meses de idade e te confesso que foi difícil no início, mas quando ele "pegou o jeito" foi tudo de bom. Falo sempre para guardar as coisas onde achou, por o prato na pia, jogar lixo no lixo e vejo que é só a gente insistir que eles aprendem! Bjos
    www.20minutospratudoi.com.br

  • Ingrid Faria disse...

    Gleysa a partir dos 5-6 anos eu passei a estimular mais, confesso. Percebi o quanto eu deveria quando algumas coisas na escolinha ela não conseguia, do tipo, amarrar o cadarço. Não aprendia e aí eu vi que ela tinha um pouco de preguiça, entende? Mas estimular é sempre o melhor!
    Beijos

  • Camila teles disse...

    Nossa meu filho sempre demostrou muito interesse em fazer muitas coisas sozinho, começo a pegar na colher com 1 ano e 3 meses. Hoje com quase quatro anos, já se esfrega com a bucha no banho, se troca sozinho, e escova os dentes. Claro que para as tarefas de higiene eu refaço, mas sempre elogiando o esforço dele. A escola onde ele estuda, está justamente trabalhando esse tema " autonomia" e portanto lá na escola, a professora disse que eles estão fazendo o próprio prato. Conclusão... chegou em casa querendo fazer o mesmo...
    http://mamaedeunhafeita.blogspot.com.br

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design