Alimentos prejudiciais para os bebês antes dos dois anos de idade

2 de abril de 2015 7 comentários


Ricos em corantes e açúcares algumas opções podem prejudicar o estômago da criança
Existem alguns alimentos bastante prejudiciais para as crianças, o açúcar e o sal estão entre os vilões. Isso explica-se por diversos motivos como aguçar desde cedo a criança para um paladar não saudável, além dos riscos da obesidade, colesterol alto e diabetes adquiridos ainda na infância. 
Para livrar o pequeno desde cedo a possíveis problemas de saúde não é recomendado a ingestão destes alimentos antes dos dois anos de idade, embora seja muito comum muitas mães inserirem bem antes deste período. Vamos conferir quais alimentos devem ser evitados para os bebês. 
Chocolate
É muito fofo ver a criança se deliciando com uma barra de chocolate, não é? Muitos pais ficam ansiosos por esse momento, principalmente aqueles que são viciados no doce. Mas, infelizmente o chocolate não é uma opção nutritiva e saudável para uma criança menor de dois anos, nem mesmo de vez em quando. Rico em gordura, açúcar e cafeína o chocolate é uma verdadeira bomba agressiva para o estômago de um bebê, podendo causar distúrbios nos intestinos, como dores de barriga e até intolerâncias. 
Se você já arriscou deixar o seu bebê se deliciar com o chocolate e nada ocorreu, ufa! Ainda bem, né? Mas não é bom abusar da sorte. Afinal, sempre queremos ver os pequenos saudáveis e fortes. Você que é chocólatra, evite comer o doce na frente da criança, para evitar que fiquem vontade. 
O chocolate apesar de delicioso é responsável por boa parte das intoxicações alimentares em crianças, pode gerar diarreia, vômitos e náuseas. 
Balas e pirulitos
Os olhinhos deles chegam a brilhar quando estão próximos destas tentações coloridas, docinhas e cheirosas. Mas o açúcar e todas as substâncias presentes na bala e pirulito devem ser evitadas ao máximo na alimentação dos bebês. Além dos ingredientes nocivos ao delicado estômago da criança, como xaropes, corantes e açúcar puro, estes doces são também responsáveis por causar engasgamentos graves. 
Fujam ao máximo de apresentar estes alimentos tentadores para as crianças, pelo menos até os dois anos de idade. O açúcar causa abstinência e quando consumido de forma desregrada proporciona o vício e mais tarde problemas de saúde relacionados a diabetes e até obesidade. 
Achocolatados, embutidos e refrigerantes
Os achocolatados são também alimentos muitas vezes inseridos de forma prematura na alimentação da criança. O próprio fabricante recomenda a ingestão após o três anos de idade. Com alta quantidade de açúcar, o achocolatado possui substâncias que não são saudáveis para um bebê, por exemplo, ácidos e aromatizantes que podem ser prejudiciais ao estômago da criança. 
Embutidos são as famosas "tripas recheadas" como salsichas, linguiças, entre outro,s muito comuns e práticos no preparo das refeições. Devido a grande quantidade de temperos e transformações industriais na produção deste tipo de alimento, costuma ser muito saboroso e apreciado entre as crianças no preparo dos famosos hot dogs, embora nada nutritivo e prejudicial para um bebê até dois anos de idade. 
Vale lembrar que este tipo de alimento é rico num corante chamado nitrato, recentemente é considerado por meio das pesquisas uma substância altamente cancerígena. Evite ao máximo inserir este tipo de alimento na rotina do seu filho. 
Os refrigerantes e outras bebidas como sucos prontos em pó, ou mesmo sucos de caixinha são opções práticas, mas nada saudáveis devido a grande quantidade de açúcares e corantes artificiais. As crianças adoram, é docinho, saboroso, mas principalmente antes dos dois anos de idade quando o bebê está aguçando o paladar é muito importante mantê-los distantes deste tipo de alimentação. Ofereça água, uma opção muitas vezes esquecida e importante para saúde das crianças que crescem sem o hábito de beber água e mais tarde podem sofrer consequências, como infecções de urina e problemas renais.


Abraços de Mamãe Ursa,


7 comentários:

  • Melissa Machado disse...

    Evitei até onde pude!!Bia não costuma comer muito doce exatamente pq não foi acostumada!! EU melhorei a minha alimentação por causa dela, a gente tem que dar o exemplo também,né!

  • Nani disse...

    Eu sempre tive muito cuidado na alimentação do Rafa, agora que ele esta com 2, 2 tenho liberado alumas coisas. Mesmo assim continuo de olho.
    bjcas
    http://www.estou-crescendo.com/

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design