A importância da criança se sujar

3 de dezembro de 2012 28 comentários
A infância é o período mais curto de nossas vidas. Há coisas que só faremos enquanto crianças, como subir em árvores, andar descalços na chuva, plantar bananeira, pintar com as mãos e se sujar, sim se sujar e muito.

Sujar faz parte do desenvolvimento  e aprendizado.


Através disso a criança extravasa sua criatividade, tem sua percepção de mundo estendida e ampliada.

Cresci ouvindo minha mãe gritar, "não se suje!", mas era só ela virar as costas e lé estava eu, me sujando. Lembro que eu adorava esse parte, de poder ter liberdade para brincar, de poder me sujar, era gostoso.

Então, porque não deixar que a criança se suje? Porque não permitir que ela extravase toda a ânsia e curiosidade com brincadeiras " não limpas"? Simples, assim como minha mãe, muitas são as mães que creem que a sujeira pode trazer algum mal para a saúde da criança. Assim as cercam  de cuidados exagerados.


O fato é que é saudável se sujar, e ao contrário do que muitos imaginam, permitir que a criança tenha contato com sujeira, traz benefícios à saúde, mas como assim a sujeira é boa? Sim. 

Quando deixamos nossos pequenos livres para explorar nosso quintal, por exemplo, estamos permitindo que eles adquiram resistência imunológica. O mesmo acontece quando permitimos que tenham contato com animais domésticos, desde que estes sejam vacinados e vermifugados.
 O bebê que é deixado mais a vontade é mais feliz, mais tranquilo, esperto e inteligente.  


A criança tem a necessidade intrínseca de pintar. Isso é uma herança ancestral, os primeiros humanos já o faziam.
A primeira ação de um bebê quando consegue pegar numa caneta é ir direto para a parede. Não adianta brigar, dizer que não pode, ele precisa fazer isso. E porque não dar uma parede para ele brincar, assim ele saberá que ali pode e não fará em toda a casa. 

Oferte cadernos, cartolinas, revistas velhas, livros velhos, eles adoram e vão ficar entretidos por um bom tempo, além de desenvolverem habilidades.
Compre muito giz de cera, canetinhas com tinta lavável e acima de tudo, tenha muita paciência, pois eles estão em franco desenvolvimento e sua criatividade não pode ser tolhida, deve ser liberta.


A criança feliz é aquela que tem liberdade de ser ela mesma e encontra em seu lar o aconchego e segurança para tal.



28 comentários:

  • Unknown disse...

    Ahhhh o Davi não se limita nessa área hauahuah e nem nós o limitamos, minha mãe ainda não deixa ele comer sozinho por causa da sujeira mas acho que isso passa.

  • Unknown disse...

    Eu adoro ver o Garotão brincando... principalmente porque, por exemplo, pra poder pintar, usar caneta, giz de cera, coisas assim, tem que fazer uma força muito grande pra ele se interessar...
    Então, quando conseguimos, é uma festa!!!
    Amo de paixão.
    Amo tb quando estamos no condomínio, e ele corre catando sementinha, pedrinha, olhando cada plantinha com dedo... é gostoso demais!!! Só ficar vigiando pra não ir pra boca, nariz e outros orifícios...

  • Salua Stankievicz disse...

    Ju, com certeza viu, isso faz parte do desenvolvimento, já deixo as roupas "de briga" dele prontas, isso quando ele não está peladinho, rsrs. Deixo bem a vontade, amo ver ele satisfeito.

    beijos linda

  • Larissa Andrade disse...

    Olá Mamães!
    Não vou negar que quando minha filha era mais bebezinha, eu era mais exigente, até pq ela tinha sido prematura e eu buscava ter todos os cuidados possíveis..mas logo que começou a engatinhar, sempre colocava tudo na boca, inclusive formigas daquelas maiores...(não deu tempo tirar logo rsrs...)
    Enfim, tive que flexiblizar e deixá-la mesmo explorar o espaço e tudo possível.
    Ótimo post!
    Bjos,
    Larissa Andrade.

    http://maternidadeecotidiano.blogspot.com.br/

  • Anne Lieri disse...

    Que bárbara essa postagem!Sempre achei importante deixar a criança brincar e, se sujar faz parte dessa magia!...rss...parabéns pelo excelente texto de reflexão!bjs e boa semana!

  • Cris disse...

    Linda postagem... q gostoso seu filhote!!
    Bom, sujar faz bem né?! Acho q a mãe da gente falava pra não nos sujar, mas já sabendo q ía sujar, mas pelo menos maneirarmos kkkkk
    Bjss

    Ah tem selinho pro MR lá no blog, passa lá!
    http://cphilene.wordpress.com/

  • Caroline Carvalho disse...

    Postagem gostosa demais.
    Sempre digo, quem tem OMO tem tudo, deixa se sujar.
    Eu adoro perceber que os meus passarinhos se desenvolvem super bem, pintam, correm, brincam na areia, depois é ir pro banho e está tudo ok.
    Ahhh, sem esquecer de tomar um remedinho para vermes, kkkkk
    Adorei...
    Beijos

  • Chris Ferreira disse...

    Oi Salua, ótimo post. A minha mãe sempre dizia que media a felicidade da criança pela sujeira. Criança que voltava da festa suja é porque a festa tinha sido boa. Criança que voltava do parquinho suja é porque se divertiu.


    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

  • salua disse...

    Oi Chris, sua mãe está coberta de razão, aqui ele é muito feliz então, pois vive sujinho, toma uns 4 banhos por dia, kkkkk, obrigada pela presença linda, beijos

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design