Arrumando o guarda roupa

5 de dezembro de 2012 16 comentários
Olá amigas mamães...


Todo final de ano eu quero deixar minha casa toda arrumadinha, sem bagunça nenhuma, não gosto de passar a chegada do ano novo com a casa de pernas para os ares. E acredito que nenhuma de vocês também.

Acho que a parte mais chata de deixar arrumada e organizada (pelo menos no meu caso), é o guarda roupa.

Haja bagunça, né? Por isso hoje venho falar sobre arrumação do guarda roupa.

Faça como eu, tire tudo do guarda roupa, e jogue na cama, aproveite que o guarda roupa está vazio, e limpe tudo direitinho.

Sei que arrumar o armário não é nada gostoso, mas é necessário, não deixe a preguiça pegar você, depois você vai adorar o resultado. A vida será mais fácil depois disso acredite. rs

Depois de reunir todas as peças fora do guarda-roupa, separe-as em três grupos: aquelas que você usa apenas em situações específicas (como vestidos de festa e biquínis), outras que você não usa a mais de um ano e uma muda para as demais.

O primeiro grupo pode ser armazenado em malas e caixas especiais, que vão ocupar menos espaço no armário, mas estarão sempre prontas para serem usadas quando for necessário.

A segunda muda provavelmente deverá ser inteiramente descartada. Isso porque essas peças ou não servem mais ou caíram de moda. Essas peças certamente serão ótimas para quem precisa.
Deixe apenas aquelas que ainda estiverem em bom estado e que possam render looks com ar vintage.

Por fim, as roupas que sobraram são as que mais darão trabalho, pois precisam ser classificadas e devidamente organizadas.
Caso você tenha dúvida em alguma peça, experimente e veja se realmente ainda fica boa. Assim você evita de guardar coisas que não vai usar mais.

Nesse processo, é possível que você forme looks que até então nunca tinha imaginado ou então perceba que não adianta nada guardar aquela estampa que não combina com nenhum outro modelo.

Depois de analisar e experimentar as peças, provavelmente você já deverá ter percebido o que não vale a pena guardar. Nessa etapa, pratique o desapego, deixe o sentimentalismo de lado e abra espaço para coisas novas. É a lei do vácuo, deixando espaço você conquistará novas peças, acredite isso é verdade!!!

Separe todas as roupas que você não gosta mais, que estejam desgastadas e, principalmente, aquelas que deixaram de servir. Não guarde uma calça jeans esperando o dia de emagrecer – isso só ocupa o espaço de um modelo que lhe cairia bem e seria realmente usado no presente.

Com certeza no meio desse mar de roupas, você encontrará peças que estava escondidas lá no fundo daquela gaveta, para um dia você mandar consertar. Como um zíper que quebrou, um botão que caiu, descosturadinhos e tal...

Aproveite o momento e mande para a costureira, ou caso seja coisa simples, faça você mesmo.
Assim, em breve elas poderão fazer parte do seu guarda-roupa novamente.
Cada tipo de roupa deve ser guardado com seus pares, ou seja: saias, calças, camisetas, casacos e vestidos devem ganhar espaços específicos no armário, para facilitar a procura na hora da produção. Assim, seu guarda-roupa ficará dividido em setores.

Vale ressaltar que em cada parte a preferência sempre será das peças básicas, que são usadas com maior frequência. Elas devem estar mais à vista, em um local em que seja mais fácil de retirá-la e depois, guardar novamente no mesmo espaço.
Depois de dividir as peças por tipos, é hora de classificar as roupas de acordo com seu tamanho e cor. Ou seja, saias longas vão anteceder as mais curtas e, no degradê de cores, é preciso sempre começar dos tons mais leves para os mais escuros (do branco ao preto, por exemplo).

Com essa ordem, seu armário provavelmente ficará parecido com as prateleiras de uma loja. Se ele ainda não estiver com um aspecto harmonioso, talvez seja preciso mudar algumas peças de lugar novamente.

Calcinhas, sutiãs e meias também não podem ficar de fora da organização. Para deixá-los em ordem, você pode investir em colmeias e separadores de gavetas ou simplesmente dobrar da forma mais adequada.

No caso das calcinhas, dobre-as em forma de envelope e separe por cores e estampas. Se elas formarem conjuntos, coloque no meio do sutiã correspondente. No caso desse último, quando o modelo tiver bojo, ele deve ser guardado aberto, encaixado uns nos outros, para que o enchimento não fique enrugado.

As meias de algodão, lã e finas podem ser guardadas em um mesmo local. O segredo está em colocar as últimas em pequenos plásticos, para que não desfiem. As demais não devem ser enroladas como um casulo, pois o elástico pode ser danificado (prefira fazer dobraduras).

Se você não tiver gavetas disponíveis, uma alternativa é comprar caixas espaçosas e coloridas, que vão proteger os modelos com a mesma eficácia.

Agora mãos à obra e coloque sua vida no lugar. Assim você começa o ano sem aquela loucura na hora de sair de casa e nunca tem nada para vestir...

Tente usar o mesmo tipo de cabides, assim você ocupa espaço no armário.

Se você não possui em seu armário um local específico para sapatos, procure deixá-los sempre na parte mais baixa do guarda-roupa. Eles podem ser armazenados em caixas com etiquetas, mas o ideal é que os calçados fiquem em sacos de TNT, depois de serem devidamente limpos após o uso.
Assim, eles não ficarão com cheiro de mofo e estarão prontos para o dia a dia sempre que for necessário. Algumas lojas já estão fornecendo o material mais adequado, mas é possível encontrar as embalagens em lojas especializadas.
 
Para manter as suas bolsas bonitas e de uma forma fácil de serem visualizadas, separe uma prateleira específica do guarda-roupa para elas. Ao comprá-las, não jogue fora o enchimento, pois isso manterá a forma do acessório na hora de guardar.

Siga um padrão de tamanho e cores, assim como das peças de roupas, para facilitar a organização. Os sacos de TNT também são uma boa opção para as bolsas, pois evitam que elas fiquem sujas ou mofem.
 
Não é recomendado que as roupas de cama fiquem no mesmo armário do quarto. Porém, se não há outra opção, a dica é manter apenas os lençóis e capas de travesseiros que são usados de fato.
Vale apostar na separação por cores, com dobras que aproveitem toda a área da prateleira.

Quem não tem muito espaço sobrando para cintos, colares e outros complementos para o visual pode aproveitar algumas partes estratégicas do guarda-roupa para mantê-los organizados. A parte interna das portas é um exemplo: colocando suportes adequados, é possível pendurar cintos e colares nesse local, facilitando a visualização.

Para os brincos e pulseiras, vale apostar em caixas com separação especial, que podem ser encontradas em várias lojas de decoração.

Depois de organizar o armário, é só manter a disciplina para que ele permaneça em ordem. Sempre que pegar uma peça, coloque-a no mesmo lugar, com a dobradura correta e devidamente limpa. Assim, não tem erro.



É isso meninas, espero ter ajudado em alguma coisa...

Beijos e até o próximo post...




16 comentários:

  • Genislene Borges disse...

    Oi lindona, não tenho muita coisa pra guardar, mas sempre mantenho tudo organizado pra não ter que ficar arrumando sempre. Arrumo a parte do maridón tb...
    Ótimas dicas, tenho certeza de que todos vão amar!
    Bjussssssssss, Genis

  • Ivna Pinna disse...

    E sou daquelas de fim de ano faz a limpa na casa toda! hahaha
    Mas, confesso, morro de preguiça de organizar o guarda roupa! Só que depois o resultado fica tão bom né? Vale a pena deixar a preguiça de lado sim!

    Amei as dicas!!

    Beijos

  • Bolhinhas de Sabão para Maria disse...

    Muito bom Carol. Dicas bem organizadas... Parabéns..
    Com certeza - como você falou - a vida fica mais tranquila depois de uma arrumação dessas... Tudo é esforço não é mesmo? E sem ele não conseguimos organizar o guarda-roupas nem a vida..

    Parabéns pelo artigo... Adorei..

  • Larissa Andrade disse...

    Olá Carol, adorei o post com ótimas dicas!
    Sou parecida com vc, pois gosto de deixar a minha casa limpa e arrumada à espera do ano novo...Acredito também na lei do vácuo que vc citou, temos que liberar espaços para coisas novas entrarem..e deixando tudo organizado super ajuda em todos os momentos, assim sabemos onde procurar qualquer peça.
    Bjs!

    Larissa Andrade.

    http://maternidadeecotidiano.blogspot.com.br/

  • Cris disse...

    Aff... haja coragem, e os desapegos?? kkkk
    Amei o post, dicas ótimas.
    Preciso tomar coragem para os descartes, pq nos apegamos?!
    Depois te conto como foi, bjss
    http://cphilene.wordpress.com/

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design