Freio na língua

23 de agosto de 2013 14 comentários
Poucos dias depois de JM ter nascido, percebi, amamentando, que sua linguinha era presa. Fui imediatamente à pediatra para ter confirmação de minha suspeita e realmente ela confirmou e me encaminhou para uma cirurgiã pediátrica.

Conversando com a cirurgiã, aprendemos que o procedimento, quando ainda bebezinho, é simples e é muito comum em bebês. O importante é ser detectado nos primeiros dias de vida, pois o freio pode comprometer a amamentação e fazer com que o bebê perca peso.

Ali mesmo, no consultório, sem anestesia, a cirurgiã pediátrica fez o procedimento em JM, um rápido e pequeno corte no frêmulo lingual. JM chorou um pouquinho, não houve sangramento e logo já começou a amamentar.

Depois que JM completar 4 anos, vamos levá-lo à fono para uma avaliação, mas JM tem desenvolvido bem a fala e sua dificuldade com algumas palavras que tenham "R", por exemplo, tem diminuído a cada dia. Sei que ele ainda está em processo de aquisição da linguagem e que muitas são as palavras aprendidas a cada dia, mas também penso que o quanto antes avaliarmos, é melhor para o desenvolvimento dele.


imagem: http://www.naiaodonto.com.br


E por aí, algum caso de freio na língua/língua presa?
Compartilhe!

Abraços, 


Quer saber mais sobre este assunto? Acesse:



14 comentários:

  • Jamilly LIma disse...

    Ótimo post.
    Aqui como Lucas demorou a falar, muitas pessoas me perguntavam se ele não tinha a língua pressa, mas esse não foi o caso dele.
    Por experiência própria eu levaria o quanto antes na fono, Lucas fez uns 8 meses de fono e eu vi grandes resultados, A dificuldade maior que ele tinha era no V, mas agora ele já está bem desenvolvido na letra.

    Beijos

  • Jenny disse...

    Nossa, nunca pensei em olhar isso!! Quando minha pequena nascer ficarei de olho! Obrigada pela dica!! Bjs

    Hoje no Papo de Mamãe Amélia tem post sobre Artesanato!
    http://mamaeamelia.blogspot.com.br/

  • Thayna Ranage disse...

    oi amiga bom saber disso, aqui em nenhuma das meninas não tem isso pelo menos nenhum dos pediatras falou nada e olha que o peditra delas é bem exigente....
    mas em questão de fala apesar da alycia ter dois anos, fala pelos corovelos, so que e a ainda não desenvolveu a letra L mas eu entendo tudo.... e em questão da mamae nenhum problema
    bjos

  • Paty disse...

    Eu não sabia que o procedimento era tão simples e rápido em bebezinhos, que bom que vc detectou logo o problema, e tudo deu certo.
    Foi muito bom saber, vou repassar a informação para amigas que estão gravidas, é sempre bom ficar atento ;)
    Beijos!

  • Bolhinhas de Sabão para Maria disse...

    A mãe está sempre atenta à tudo dos filhos. Bom que você conseguiu detectar em tempo. JM não terá dificuldade na dicção. Principalmente pq vc é professora e pode ajudá-lo nisso. Mas se precisar a fono é uma excelente opção.

    Beijos Genis, beijos JM!

  • Anônimo disse...

    Sim, tenho um primo com esse caso. até hoje ele tem u pouco de dificuldade na dicção.
    Post muito informativo.

    Carlah Ventura
    Blog:Intensa Vida

  • Cris disse...

    Amiga, tinha ouvido falar mais não conhecia ninguém que tivesse, ainda bem q detectou a tempo e não houve problemas na amamentação, creio que assim tb será na fono, bjs

  • Unknown disse...

    Nossa, muito importante saber disso, que precisa detectar assim logo nos primeiros dias! Aqui não tivemos esse problema, mas tenho uma amiga que o filho também nasceu com o freio, mas agora, com quase 8 anos, nem dá para perceber... nada como fono e a atenção da mãe!!
    beijinhos

    www.aprendendoasermaehoje.com

  • Carol Meoli disse...

    Muito bom esse post!!! Importante mesmo informar outras mães que descobriram a pouco a linguinha presa, ou mesmo para alertar outras mães do caso!

    Não tive problemas com a linguinha em casa!!!

    Beijos

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design