Nutrição Infantil - Perguntas e Respostas.

22 de agosto de 2013 12 comentários

Hoje, continuamos com a coluna sobre Nutrição Infantil, mas agora com as perguntas das leitoras. Estamos separando e enviando as dúvidas para a nutricionista e caso tenha alguma dúvida envie e-mail para mamaesemrede@gmail.com.


Perguntas/Respostas:


Prezada Laura,

Gostaria de uma orientação sobre como proceder em relação a minha filha mais velha, ela tem 5 anos e está muito acima do peso. Em contrapartida tenho outra com 4 anos que tem uma estrutura completamente diferente e é magra. Estou muito preocupada com relação ao que e como fazer para reduzir o peso de minha filha mais velha, está sendo muito desafiador e confesso que tenho muita dificuldade em lidar com esta situação. Quais tipos de alimentos devo oferecer? Em qual momento e em qual horário? O que oferecer a noite e entre as principais refeições? Ela tem o hábito de tomar leite com Nesquik de morango pela manhã, devo retirar? Como faço isto? Observo que quanto mais eu retiro um ou outro alimento ela quer comer mais e mais.

Desde já agradeço e conto com sua orientação.
Atenciosamente.
Elisiane Pinho


Elisiane,

Mesmo as duas crianças possuindo diferentes estruturas corporais os alimentos utilizados para essa faixa etária são os mesmos.
A família é o principal estímulo, então todos tem que contribuir na mudança de hábitos para ajudar a mais velha.
Em primeiro lugar é não comprar guloseimas para levar para casa, deixe o consumo delas em momentos sociais, como aniversários e visitas.
Faça refeições ou lanches de 3 em 3 horas.
E sempre utilize alimentos simples e pouco industrializados, básico mesmo: arroz, feijão, carnes magras, legumes, saladas, frutas, pão, queijo, etc.
Observe o modo de preparo: não faça frituras e diminua o óleo e açúcar das receitas e também para cozinhar. Tente também diminuir o açúcar em sucos, bolos.
Se ela gosta muito no Nesquik não recomendo retirar e sim controlar, não deixar que ele substitua refeições e lanches. Se a criança sentir a ansiedade da família em relação a sua alimentação pode ficar mais nervosa e sem querer temos o efeito contrário.
Oferecer muita água durante o dia todo.

Um abraço,
Laura Rangel

--------------------------------------------------------------

Laura,

Meu filho tem 2 anos e não gosta de comer frutas e verduras e nada que seja novo. Ele simplesmente olha pro alimento e fala que é ruim e nem experimentou! Eu como perto dele falo q é uma delicia, mas ele não come de jeito nenhum!! O que fazer? Ele só como arroz, carne e de vez enquanto feijão.

Gleysa


Gleysa,

Você está no bom caminho: mesmo que seu filho não aceite alimentos novos não deixe de oferecê-los e comê-los na frente dele. E nunca substitua esses alimentos por lanchinhos mais práticos. Tipo: se ele não comer você oferece um iogurte.
Na idade em que ele se encontra é interessante colocá-lo para auxiliar no preparo. Peça a ele para mexer algo ou misturar, ou seja, participar do preparo da refeição.
Na hora da alimentação deixe-o bem à vontade para pegar com as mãozinhas. Tente oferecer variedade de frutas e legumes e também dos cortes. Por exemplo: um dia corte a cenoura palitinho, no outro rodelinha e assim por diante. Na hora do lanche corte as frutas e alguns legumes e deixe num pratinho pertinho dele, como um tira gosto, bem acessível às mãozinhas.
E não desanime, infelizmente algumas crianças são mais difíceis para se alimentar, por isso não compare com aquelas super boas de garfo (que não são maioria!). E paciência, alimentar também é educar.

Um abraço,

Laura



Envie suas dúvidas através da nossa Fanpage ou email: mamaesemrede@gmail.com

12 comentários:

  • Unknown disse...

    Adorei a dica, o meu filho é como o da Gleysa, eu como de tudo na frente dele, mas ele não prova alimentos novos, fruta só banana e olhe lá :/ , mas não desisto.

    bjussssssssssss

  • Anônimo disse...

    Oque mais precisamos por aqui é de uma alimentação mais saudável
    Ótimas dicas!!!

    Carlah Ventura
    Blog:Intensa Vida

  • Cris disse...

    Ah!! que delícia respostas pra nossos questionamentos na hora de alimentar os pequenos, aqui Joseph é bom de garfo, mas nem sempre quer verduras e legumes... mas vamos continuar insistindo, bjs

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design