Birras, o que fazer?

28 de setembro de 2013 16 comentários

Hoje a dica será voltada mais para as crianças com aproximadamente 2 anos, pois geralmente é nessa idade que começam as birras, essas dicas são as que deu certo aqui em casa, por isso resolvi compartilhar com vocês.

Vamos as dicas:

Mantenha a calma: Essa é a parte mais difícil, porém a mais importante! 

As crianças sempre irão nos testar e eles sabem o nosso ponto fraco, por isso ficamos irritados com facilidade, isso acontece porque eles nos observam o dia inteiro. Então num momento de birra, devemos falar mais baixo que as crianças, e quanto mais a criança gritar mais baixo falar, geralmente ela irá perceber e irá se acalmar, porém se você estiver nervoso isso irá passar para criança deixando ela mais agitada.

Avise sempre o que irá acontecer: Geralmente, quando temos que dar banho na criança pegamos ela e dizemos vamos tomar banho e se a criança estiver brincando começa aquele choro. Para evitar isso sempre avise antes para a  criança, por exemplo, filho daqui 5 minutos você irá tomar banho (é claro que nessa idade eles não tem noção de tempo, mas ele saberá que daqui a pouco terá que ir tomar banho). Tenha certeza que quando eles sabem o que irá acontecer evita-se vários stress desnecessário.

Mude o foco: Quando a criança estiver fazendo algo que não deve, mude o foco dela, sempre diga a criança o que ela pode fazer, e não o que ela não pode, assim ela saberá como agir.

Exemplo: Heitor está jogando a bola na TV. Geralmente o que fazia era dizer para ele que ele NÃO podia jogar a bola na TV, o que acontecia ele continuava a jogar a bola. O que eu faço, digo a ele o que ele deve fazer, mudo o foco, digo HEITOR JOGUE A BOLA NA PAREDE, OU JOGUE A BOLA NO CHÃO. E dá certo! 

Coloque no lugar dele: Quando começar uma crise de choro, por algo que ele não pode fazer, diga a ele: filho eu sei que você está nervoso, porém só iremos conversar quando você estiver mais calmo, e deixe a criança chorar até ela se acalmar! Lembre-se de verificar se ela não está em um lugar perigoso, o melhor e colocar ela na cama ou qualquer outro lugar seguro, porque geralmente as crianças se jogam no chão e pode bater a cabeça, segurança em primeiro lugar.

Seja consistente: Quando dizer NÃO mantenha até o final, mesmo que depois de alguma insistência você mudou de ideia no meio do caminho, continue firme ate o final.

De duas opões aceitáveis: Sempre dê duas escolhas para criança, assim ela irá pensar que ela está decidindo algo, com o "poder". 

Exemplo: Dê duas opções de escolha de roupa, ela irá ter que decidir entre a amarela e azul, se ela quiser outra, você irá dizer filho você tem que escolher entre a azul ou amarela.

Bom mamães, essas dicas são as que estão dando super certo aqui em casa, e resolvi dividir com vocês! 

Claro que educar é um trabalho diário e que precisa de muita dedicação, carinho e amor.

Espero que tenha gostado e me digam quais as que estão dando certo ai na casa de vocês!! 


Um forte abraço de mamãe ursa!


16 comentários:

  • Unknown disse...

    amiga que dicas maravilhosas
    a de coloca a criança no lugar dela é a que mais uso
    e dava certo amiga

    lindo sábado bjs
    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

  • Beatriz Bragança disse...

    Querida Mamã
    Parece muito certo o que vem fazendo. Por aqui,com a minha neta mais nova, todos os dias há «luta».
    Ela tenta fazer o que quer e nós tentamos fazer-lhe ver o que está certo.Ao fim de algum tempo,acaba por ceder. Educar,é uma «luta» diária.
    Muito sucesso com a educação.
    Como é fim de semana,fico à espera de uma visita.
    Beijinhos da
    Beatriz
    Blog - VIDA E PENSAMENTOS
    http://pegadasdeanjo.blogspot.com

  • Unknown disse...

    Dicas indispensáveis! Todas!!! Porém temos que fazendo, mesmo que seja difícil no principio.
    Mas o mais difícil, porém o mais necessário é sempre manter a calma!

  • Carol Meoli disse...

    É amiga, as birras são fogo!!! A Babi é birrenta, mas na maioria das vezes consigo faze-la obedecer.
    Paciência nos dias de hoje pra mim é a coisa mais difícil, confesso, mas a única coisa que faço é falar mais firme com ela.
    Os choros desnecessários são os mais chatinhos, quando começa, fico perguntando porque ela tá chorando.

    Beijos amiga

  • Unknown disse...

    Eu sempre dou duas opções de tudo pra luma .. ela agora que escolher as roupas, sapatos etc ... e também sempre que precisa ela vai pro cantinho do pensamento ... e faz um tempo que não coloquei mais pois ela já entendeu quem manda ... rs .. ótimo post como sempre ... bjs

    Tem post novo no nosso cantinho, passa lá!
    Beijos e bom fim de semana!!

    Roberta e Luma
    http://princesaluma.blogspot.com.br/
    http://motivosparaestareserfeliz.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design