Manchas durante e após gestação

28 de novembro de 2013 11 comentários
Bom dia!

Hoje venho escrever sobre um assunto que todas as mulheres temem: as benditas manchas que podem surgir na pele durante a gravidez. Você teve? Eu tive.
Nunca fui de ter manchas, nem espinhas e cravos, sempre tive uma pele bonita, alguns meses de gravidez comecei a perceber o surgimento de algumas manchas no pescoço e no rosto, manchas pequenas, mas que me incomodavam muito. Na minha cabeça, essas "benditas" manchas sumiriam como um passo de mágica após o nascimento do Lucas, mas não foi bem assim. Sempre que tocava no assunto com amigas, elas me falavam que a gravidez de menino sempre deixa manchas, será verdade?  Hoje 3 anos e 8 meses após o nascimento do Lucas, a mancha do pescoço sumiu e a do rosto ficou apenas 3 pontinhos claros perto dos olhos, mas nem sempre é assim, muitas vezes, elas podem permanecer para sempre. Sei que esse para sempre soou super estranho, afinal, para sempre é muitíssimo tempo, mas foi exatamente isso que escutei da dermatologista e foi exatamente isso que li pela internet.
Manchas na pele durante a gravidez
imagem Getty Images


Afinal por que essas manchas surgem? É preciso se preocupar com elas? As manchas têm tratamento? Quanto tempo após o bebê nascer elas vão desaparecer?

É próximo ao 3º semestre de gravidez que as terríveis manchas podem surgir, elas surgem principalmente na região do rosto, colo e braços. Nesse mesmo período da gestação que podem ocorrer o escurecimento dos mamilos, o surgimento da linha escura na barriga e se você já tem pintas no rosto elas podem escurecer um pouquinho.
Um dos fatores que ajudam o aparecimento das indesejáveis manchas está relacionado com o aumento da produção dos hormônios durante a gravidez. Isso porque os estrógenos e progestágenos estimulam a formação de melanina. Segundo especialistas, infelizmente, as manchas de gravidez são uma das mais difíceis de serem tratadas. Quando a mancha atinge a derme, ou seja, a parte mais profunda da pele, o tratamento irá apenas clarear a mancha.
A principal maneira de evitar o surgimento das manchas na gravidez é o uso de protetor solar sempre que for se expor aos raios solares, para uma maior proteção utilize sempre chapéu ou bonés. Como qualquer pessoa, a grávida deve sim tomar banho de sol, mas sempre respeitando os horários recomendados: até as 10 h e após às 16 h.  
O tratamento para as manchas só pode ser feito após o fim da amamentação, mas nada de acelerar o fim da amamentação por isso, ok?! Somente o médico poderá avaliar e recomendar um dos diversos tratamentos que existem. Após o bebê nascer, o processo de alteração hormonal continua por aproximadamente 4 meses, assim as manchas tendem a diminuir gradativamente após o parto, foi o que aconteceu comigo. 
Para ler mais acesse Bebê.com.br












11 comentários:

  • Unknown disse...

    Nossa tinha um medo terrível de ficar com manchas, sempre me cuidava porque o calor daqui de cuiabá é muito intenso. Ainda bem que não adquiri nenhuma manchinha. Pois elas são muito difíceis de sair.

    Bjos*

    http://prioridadedemae.blogspot.com.br

  • Anônimo disse...

    Eu morria de medo dos cloasmas pois tenho a pele mtooooo clara, iria ficar gritante uma mancha, mas graças a Deus n tive, em compensação as estrias...essas acabaram comigo..
    Camill penno

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design