Como deixar o lanche do meu filho mais saudável

1 de dezembro de 2013 13 comentários


Uma das preocupações dos pais com a rotina diária é deixar o lanche dos pequenos mais saudável, para que tenham vontade de comer e o mais importante, comer bem!

A tarefa não é tão difícil. O importante é saber diversificar e seguir algumas regrinhas básicas na hora de escolher os alimentos. Prefira sempre os produtos integrais, como biscoitos, pães e cookies. Inclua frutas no lanhe (se possível, tipos diferentes ao longo da semana para a criança não enjoar). Prefira os sucos de caixinha 100% natural ou faça você mesmo os sucos. O bolo pode entrar no lanche, sim. Mas opte sempre pelos sem recheio e de preferência feitos em casa.

imagem Google

Use a sua criatividade, variedade nas escolhas dos alimentos sem abandonar uma dieta saudável. Deixo aqui um alerta, evite salgadinhos, bolachas recheadas, refrigerantes, chocolates e doces em geral. Os pais precisam criar hábitos saudáveis nos filhos desde pequenos e o cuidado com o lanche é fundamental.

A cantina da escola é outro risco que os pais devem ficar atentos, dizer NÃO significa saúde com qualidade. Converse com seu filho sobre os alimentos. Infelizmente muitas escolas não cuidam do que é vendido na hora dos intervalos e as crianças acabam optando pelos doces e balas.

Ao criar bons hábitos alimentares nos filhos, os pais estão ajudando-as a evitarem um mal que tem prejudicado a vida das crianças: a obesidade infantil. No Brasil, cerca de 30% das crianças entre cinco e nove anos estão acima do peso, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Para quem quiser saber mais sobre o problema, o filme “Muito Além do Peso”, disponível na internet, traz um retrato de como anda mal a alimentação das crianças brasileiras país afora e suas consequências para a saúde.


Toninha é autora do blog Papo de Mãe.

Papo de Mãe


Este é um post de Toninha Borges, mãe de um casal incrível Fernanda e Malthus dois adolescentes super parceiros. Além disso, Toninha é professora no Ensino Fundamental I e II. Conectada 24 horas por dia, adora tecnologia, educação, filmes, livros, séries de TV e blogar. Toninha tem dois blogues Educar – o primeiro passo e o Papo de mãe. 



* E você que acompanha essa coluna do MR, participe. Envie sua postagem para mamaesemrede@gmail.com e veja o seu relato influenciando as mamães em rede.



13 comentários:

  • Cida Kuntze disse...

    Toninha, ótmas dicas, pois é na infância que introduzimos bons hábitos alimentares.
    Ainda bem que na escola que ela estuda eles só vendem lanches saudáveis, então pra diversificar, muitas vezes ela compra na escola, mas quando eu mando, que é a maioria das vezes, procuro sempre as opções mais saudáveis.
    Beijos.

  • Unknown disse...

    Realmente, é muito difícil hoje em dia manter os lanches saudáveis. O que não falta na lancheira dos meus filhos são pelo menos 2 porções de frutas ao dia. Pra mim a maior dificuldade é que tem muitos pais mandando salgadinhos e refrigerantes e meu filho fica alucinado querendo essas "porcarias". Evito mandar, e evito em casa, buscando outras opções mais saudáveis e sempre pegando no pé da escola pra fazer campanhas por um lanche mais saudável. Adorei a dica do filme. Bjs
    www.soumaededoisanjinhos.blogspot.com.br

  • Unknown disse...

    Sempre tento dar ao meu filho uma alimentação saudável, mas como trabalho numa escola vejo que as crianças fazem uma troca de lanches.Tem dias que Arthur leva bolo feito por mim para a escola e volta dizendo que comeu batatinha...
    Adorei as dicas. Beijos,
    http://mamaeleitora.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Quando você comenta, também participa do Mamães em Rede! Comente, participe, pergunte. Obrigada!

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - Mamães em Rede | Design By Arte Design